Destaques

Publicado a junho 12, 2022, 4:51 pm
0 secs

No

Proscênio

0 [post-views]view 8 mins
Teatro Hoje
Crítica jan 26, 2023

No centro do palco, uma senhora de cabelos brancos à la medusa conta uma história de quando ela e mais dois amigos do conservatório de música ainda engatinhavam em seus estudos.

 

Ladeada por dois pianos que se revezam , ela se descabela, embalada, por vezes ereta e retilínea, por vezes, meneando o corpo de acordo com os compassos rápidos que enaltecem o ritmo e a harmonia que acompanha a história, que jorra como sêmen em alucinados fluxos de consciência à la Beckett. Por cima, da esquerda até o centro, uma espécie de enorme cornucópia de pano negro dá a impressão de amplificar sua voz e, ao mesmo tempo, sugá-la para o interior do enredo que, desde o início, se dissolve no ar em debochadas gargalhadas ou pausas. A luz de Beto Bruel faz o diabo enrubescer de vergonha: capta
fragmentos de fala, enlouquece ao sabor de instantes mágicos, dá zoons extraordinários & infernais no rosto da atriz Rosana Stavis que, desvairada em sua locução, emite informações de forma homeopática para dar…

0 [post-views]view 5 mins
Teatro Hoje
A peça Baixa Terapia, do dramaturgo argentino Matias Del Federico, vem envolta em inúmeros mistérios. O que teria motivado 350 mil espectadores a assistirem sua montagem (tanto em São Paulo, quanto em Portugal e EUA), que ficou em cartaz durante 3 anos e agora estreia no Rio…

0 [post-views]view 6 mins
Teatro Hoje
Destaques jan 3, 2023

Com direção do ator e diretor Diogo Camargos, esta é uma peça que transcende as limitações do monólogo, pois viaja por territórios ainda não completamente explorados no teatro com essa envergadura, agregando à famosa personagem de Shakespeare uma multiplicidade de signos,…

Terceiro

Sinal

0 [post-views]view 6 mins
Teatro Hoje
Crítica out 1, 2021

Durante a pandemia, na impossibilidade de apresentar espetáculos na forma tradicional, o teatro buscou vários caminhos para adaptar-se aos parâmetros da nova realidade. Como fazer para apresentar-se ao grande público sem aglomeração, obedecendo os protocolos de distanciamento? A fórmula encontrada por Rodrigo Portella foi uma delas e não se enquadra em nenhuma das linguagens artísticas que conhecemos. É uma experiência com uma perspectiva: intertexo, intermeio, intercena, que poderia ser descrita como cinema interativo, mas é criada como teatro. A forma de evitar a aglomeração é que o público pode ser imenso, mas dividido em pequenas turmas (sete pessoas por vez), vendo o teatro filmado, com a possibilidade de ser visto por milhares de pessoas. É uma das inúmeras formas desta época, uma transição até que possamos retornar ao querido teatro presencial.

“Meu filho só anda um pouco mais lento”, peça de Ivor Martinic, autor croata pouco conhecido no Brasil, é exibida de uma forma bastante peculiar em galerias do Oi Futuro, numa mistura de teatro, cinema e artes visuais. A criação de Rodrigo Portella, premiado…

0 [post-views]view 16 mins
The Old Woman, Bob Wilson. Foto: Lucie Jansch.
Teatro Hoje
ENSAIO CÍNICO

A partir de determinado momento da História, o teatro mudou de paradigmas. A imensa explosão de talento e criatividade foi rompida quando decretaram que tudo o que havia sido escrito até então era decadente & vulgar. Explorar a alma humana era coisa do passado. Falar em amor & morte,…

0 [post-views]view 6 mins
Rodin sculpted The Thinker
Teatro Hoje

Existe uma sutil incoerência ao se montar peças de teatro em determinadas épocas alegando sua atemporalidade. Se são atemporais, não é preciso que a atualidade as justifique de maneira cabal. Os textos de Shakespeare, Ibsen e Arthur Miller, por exemplo, falam por si, pois exumaram em profundidade…