Citação Tetaro Hoje 2021 | Imagem: Redação TH

Citação Tetaro Hoje 2021 | Imagem: Redação TH

Ontem, dia 27 de dezembro de 2021, teve lugar o evento Citação Teatro Hoje 2021, com uma distribuição simbólica de certificados aos profissionais de maior destaque da cena carioca de 2020. A reunião, em formato de videoconferência, contou com representantes de espetáculos destacados nas categorias Apontamentos, Dramaturgias, Performances, Produções e Técnicas.

Estiveram presentes Clarice Niskier, que ganhou dois certificados de citação, nas categorias Dramaturgias e Produções, pelo trabalho “A Esperança na Caixa de Chicletes Ping-Pong”, conforme as próprias citações: “Um manifesto político & social com pitadas de humor, poesia, canto, muita ginga e principalmente elegância. Um teatro total que resume como chegamos no lamaçal em que estamos imersos, desde a colonização portuguesa até as barbaridades com as quais temos de conviver no presente momento.” e “O monólogo tem uma pegada bem brasileira. É como se Darcy Ribeiro aceitasse a ajuda de Stanislaw Ponte Preta para comporem juntos uma peça exemplar de sátira social e política. Ao escrever este roteiro, Clarice mimetizou o estilo de Zeca Baleiro (inclusive a maneira de rimar) e usou o humor como deboche.”

Na categoria Apontamentos, ganharam destaque os trabalhos de Amir Haddad, André Junqueira, Flávia Niemeyer, Natasha Corbelino, Natasha Corbenino e Monique Vaillé e Simone Mazzer e Patrícia Selonk em “Riobaldo”, “O Filho do Presidente”, “Coro na Quarentena”, Teatro Petra Gold, Teatro Prudential e “Quarencena”, respectivamente. Sobre o trabalho de Amir Haddad a citação diz: “Pela extrema habilidade de conduzir o ator Gilson de Barros num monólogo adaptado do calhamaço ‘Grande Sertão: Veredas’, transformando-o numa contação de história em tom coloquial com íntima empatia com o público.”

Na categoria Performances ganharam destaque os trabalhos de Fani Feldman, em “Como Todos os Atos Humanos”, e Zé Wendell, em “Auto de João da Cruz”, e na categoria Técnicas o iluminador Aurélio de Simoni, pelo trabalho em Riobaldo, que no total ganhou o maior número de citações: “Riobaldo é teatro na veia, um Guimarães pocket, algo de novo na dramaturgia nacional; sem adereços, sem cenografia e sem figurinos, mas com uma luz abrasiva pilotada pelo experiente Aurélio de Simoni, que faz o diabo para que o intimismo da história acompanhe na iluminação passo a passo as mudanças conceituais e psicológicas do personagem.”

Participaram da cerimônia os teatrólogos capixabas Carlos Sangália e Wilson Coêlho, comentando textos produzidos para o projeto Teatro Hoje no ES, com apoio da Lei Aldir Blanc através da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (SECULT-ES). As citações completas podem ser lidas na seção Citação Teatro Hoje e o registro em vídeo pode ser acessado por todo o público no canal de Youtube da revista.

#citacaoteatrohoje #teatrohoje

CITAÇÃO TEATRO HOJE

Equipe redatora de serviços de programação e de artigos sobre teatro.