Misturando as artes cênicas, visuais e digitais com todas as formas de leitura, o Festival Internacional de Intercâmbio de Linguagens propõe, nesta edição especial, uma reflexão profunda sobre a experiência da literatura, pois parte da ideia de que existem tantas as maneiras de ler, escrever o mundo, o cosmo, a cosmogonia e a humanidade, que é salutar o intercâmbio entre essas diversas formas de comunicação, entretenimento e formação do público.

O FIL é o único festival multidisciplinar internacional para todas as idades. Pioneiro no país, o festival acontece de 7 de outubro a 6 de novembro, em formato híbrido. No meio de tantas inquietudes, neste momento tão turbulento em nosso país e no mundo, o evento tem o objetivo de ser um festival em que o espectador se inspire, pleno de afeto, respiração e inspiração. Inventado e capitaneado pela multiartista Karen Acioly, um cardápio variado é oferecido ao público com experiências sensoriais, táteis sonoras, visuais e interativas. O elenco é variado, com autores, encenadores, atores, bailarinos, ilustradores, músicos, palhaços excêntricos, artistas visuais como Roger Mello, Adriana Falcão, Thalita Rebouças, a Palhaça Rubra, entre outros.

O festival inicia com a Abertura Xamânica, um encontro para agradecer e celebrar a vida reúne representantes dos povos da floresta para uma jam session, na qual várias culturas se unem em uma grande celebração.

Dentro da programação presencial do FIL, haverá um tributo a um personagem emblemático da literatura brasileira, o Menino Maluquinho, de Ziraldo, comemorando seus 90 anos de vida. A homenagem vai acontecer nos dias 15 e 16 de outubro, no Teatro III do CCBB RJ, com a apresentação de “Missão Flicts”.

Equipe redatora de serviços de programação e de artigos sobre teatro.