Como se quisesse se despedir de 2022 sem mágoas, mas com sérias restrições, o teatro carioca formou uma espécie de frente ampla para entrar em 2023 com a cara & a coragem, mesmo porque o financiamento de eventos artísticos só começará a dar as caras quando o Ministério da Cultura renascer das cinzas.

Portanto, tem um pouco de tudo: comédias, dramas, monólogos, musicais, há estreias e reestreias, textos nacionais e estrangeiros, mas há espaço também para experimentos. Artistas renomados fazem parte do elenco dos espetáculos estreantes e reestrantes: Antônio Fagundes, Marieta Severo, Renata Sorrah, Renato Borghi, Mateus Nachtergaele, Vera Fischer, Lília Cabral, Luìs Lobianco, George Sauma, César Augusto, Ângela Rebello, Sávio Moll, Gustavo Gasparani, Isio Ghelman, Gilberto Gawronski, Suzana Nascimento, Cláudia Mauro, Marcelo Serrado, Leonardo Franco, Thiago Justino. Entre os diretores, nomes importantes do teatro brasileiro: Fernando Philbert, Lázaro Ramos, Marco Antônio Pâmio, César Augusto, Gustavo Gasparani, Tadeu Aguiar, Guilherme Piva, Pedro Brício, Miguel Falabella, Henrique Dias, Márcio Abreu, João Fonseca. 

No intuito de espalhar informações de forma democrática e sem juízo de valores (em ordem alfabética), Teatro Hoje dá a lista dessas novidades para que o público escolha o que lhe é mais conveniente.

 

Estreias

Baixa Terapia – adaptação de Daniel Veronese para peça de Matias del Federico, com Antônio Fagundes, Ilana Kaplan, Mara Caravalho e outros, sob a direção de Marco Antônio Pâmio, estreia 13/1, no Teatro Clara Nunes.

Cerca Viva, texto de Rafael Souza-Ribeiro, direção de César Augusto, com Ângela Rebello, Sávio Moll, Camila Nhary e Gabriel Albuquerque, estreia 9/1, no Teatro Firjan Sesi Centro.

Como posso não ser Montgomery Clift?, texto de Alberto Conejero López, direção de Fernando Philbert, atuação de Gustavo Gasparani, estreia 7/1 no Espaço Cultural Sérgio Porto.

– Exercício de Atuação N º 1 – Princípio da Incerteza – O espetáculo da Definitiva Cia de Teatro, traz João Vitor Novaes e Marcelo de Paula, dirigidos por Jefferson Almeida, a partir de 10/1 no Rogerinho da Casa de Cultura Laura Alvim.

Gaivotas, adaptação de Fernando Philbert da obra de Visniec, com Bibiana Rozembaum, Sávio Moll e Antonio Gonzales, estreia 11/1 na Casa de Cultura Laura Alvim.

– Julius Caesar, novo espetáculo da Cia. dos Atores, com César Augusto, Isio Ghelman, Gilberto Gawronski, Suzana Nascimento, Gabriel Manita e Tiago Herz, dramaturgia e direção de Gustavo Gasparani, no Oi Futuro, estreia 12/1

Mamma Mia, versão brasileira de musical da Broadway, capitaneado por Möeller e Botelho, com grande elenco liderado por Cláudia Neto, no Teatro Multiplan (VillageMall) em fevereiro

– O cachorro que se recusou a morrer, espetáculo multimídia escrito e interpretado por Samir Murad, direção de Delson Antunes, estreia no Teatro Brigitte Blair (Copacabana) noa dia 6/1.

O Incidente, com texto de Cristopher Demos-Brown, traduzido e dirigido por Tadeu Aguiar, com Leonardo Franco, Thiago Justino, Flavia Santana e Daniel Villas, a partir de 12/1 no Teatro Firjan Sesi Centro

– O Método Grönholm, do catalão Jordi Galcerán, direção de Lázaro Ramos e Tatiana Tibúrcio, com Luís Lobianco, Raphael Logam, George Sauma, estreia 6/1 no Teatro Copacabana Palace.

Um pai do outro mundo, com Marcelo Serrado, texto dele e de Cláudia Mauro, direção de Marcelo Saback, estreia 6/1 no Teatro das Artes.

 

Reestreias

A Lista, com Lília Cabral e Giulia Bertoli, texto de Gustavo Pinheiro, direção de Guilherme Piva, a partir de 6 de janeiro no Teatro dos Quatro.

– Alzira PowerStella Maria Rodrigues e André Celant atuam na peça de Antônio Bivar, sob a direção de João Fonseca. Estreia 12/1 no Teatro Gláucio Gill.

– Bye, bye Bangu – Texto e direção de Diogo Camargos, com a Drag Queen Suzy Brazil, estreia no dia 6/1 no Teatro Cândido Mendes.

– Elas brilham – Direção e produção de Frederico Reder, com grande elenco, estreia 12 de janeiro no Teatro Claro Rio.

Furdunço do Fiofó do Judas – Uma opereta popular apimentada por Marinês, da Cia. Bagagem Ilimitada, única apresentação dia 18/1, no Teatro Claro Rio.

King Kong Fran – Espetáculo de Rafaela Azevedo (Fran), com direção e dramaturgia dela e de Pedro Brício e direção musical de Letrux, curtíssima temporada de 12 a 15/1, no Teatro Cesgranrio.

Marilyn, por trás do espelho, idealização, atuação, argumento e direção de produção de Anna Sant´Ana, direção de Ana Isabel Augusto, sob supervisão de Roberto Bomtempo, estreia em 6/1 na Casa de Cultura Laura Alvim.

Marrom, o musical, dramaturgia e direção de Miguel Falabella, com grande elenco, reestreia 6/1, na Cidade das Artes Bibi Ferreira.

– Minha vida em Marte, continuação da saga da personagem Fernanda criada por Mônica Martelli, direção de Susana Garcia, estreia no Teatro Casa Grande, a 12/1;

Molière, comédia escrita pela dramaturga mexicana Sabina Berman, com Mateus Nachtergaele e Renato Borghi, encabeçando grande elenco, direção de Diego Fortes e músicas de Caetano Veloso. Dias 20 e 21 de janeiro no Teatro Riachuelo.

O Espectador, comédia satírica inspirada na obra de Visniec, com direção de Henrique Diaz e Márcio Abreu, com Marieta Severo, Renata Sorrah, Andrea Beltrão e Ana Baird, a partir de 5/1, no Teatro Poeira.

– O som e a fúria de Lady Macbeth, monólogo escrito e interpretado por Cristina Mayrink, com direção de Diogo Camargos, a partir de 11/1, no Teatro Gláucio Gill.

Quando eu for mãe, quero amar desse jeito, texto de Eduardo Bakr, direção de Tadeu Aguiar, com Vera Fischer, Marta Paret e Mouamed Harfouch, reestreia 13/1 no Teatro Prudential.

 

Informações sobre os novos espetáculos em nossa programação, no carrossel Em Cartaz e Vem Aí, ou procurando pelo título da peça.

 

 

 

 

Equipe redatora de serviços de programação e de artigos sobre teatro.