Divisa Rio-ES | Imagem: Autor Desconhecido

Divisa Rio-ES | Imagem: Autor Desconhecido

O Espírito Santo vai ganhar mais um serviço cultural gratuito. A publicação digital Teatro Hoje iniciará a divulgação da programação teatral de Vitória e entorno.

A publicação tem origem no Rio de Janeiro, mas é dirigida por um capixaba, o agente cultural Peter Boos, que agora traz o serviço prestado gratuitamente desde 2019 aos artistas, técnicos e público cariocas para a sua terra de origem com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, via Lei Aldir Blanc, que distribui auxílio emergencial a agentes culturais em todo o território nacional brasileiro. A lei é uma das medidas de combate à crise epidêmica do Covid-19.

Além de trazer artigos e matérias sobre temas relacionados ao universo do teatro, a revista online traz críticas, resenhas, entrevistas, e informa sobre as sessões de teatro agendadas nos espaços culturais da cidade. Através do site, o produtor cultural de espetáculos no Espírito Santo pode compartilhar seu release de imprensa, fotos, sinopse e ficha técnica de espetáculos acontecendo em Vitória com a Redação TH, que inserirá a atividade no calendário de atividades teatrais da cidade.

Vitória será a segunda cidade no país, depois do Rio de Janeiro, a contar com uma publicação que traz toda a sua programação teatral diariamente. A Redação TH, que organiza os serviços dos espetáculos no site e gera conteúdo original sobre teatro, conta com a experiência da jornalista paulista Maria Alice Silvério, radicada no Rio de Janeiro. Já a editoria da publicação, Editoria Teatro Hoje, fica a cargo de Furio Lonza, escritor italiano criado em São Paulo, também radicado no Rio de Janeiro, junto ao próprio Peter Boos, que acumula sua participação na editoria com a Direção Executiva do empreendimento.

O fomento da Lei Aldir Blanc significa um importante investimento do Estado Brasileiro na conformação cultural de seu povo, permitindo ao público em geral se manter atualizado sobre os acontecimentos artísticos teatrais mais recentes no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, necessitando o setor produtivo teatral de iniciativas que possam propor um debate mais aprofundado sobre as artes cênicas nos territórios. Os espetáculos de teatro muitas vezes têm suas vidas precocemente interrompidas pela falta de veículos de comunicação que possam reverberar o resultado das sessões e divulgar os serviços das apresentações, de maneira a permitir ao grande público um melhor aproveitamento do que acontece na cena local.

A realização do projeto prevê a ampliação da Redação TH para a inclusão de pautas capixabas em suas páginas. Como resultado inicial, o leitor poderá acompanhar, em matérias exclusivas, o histórico do nascimento do teatro no ES desde o século XVI até nossos dias, a arquitetura de suas principais salas de espetáculo, a gestação de novos grupos antes, durante e depois da ditadura militar, além da divulgação da programação de Vitória e a continuidade do trabalho editorial sobre o teatro carioca.

Também é parte do projeto a produção de evento de divulgação do lançamento da revista digital Teatro Hoje em Vitória, no Espírito Santo, em formato streaming (live) para apresentação do projeto, num bate-papo com participantes da comunidade teatral do Espírito Santo.

A Beepecriaoc Arte, responsável pelo projeto, conta com o apoio da Rede Santa Cruz de Ecologia e Cultura, em Santa Cruz de Aracruz, para a realização de projetos culturais no Espírito Santo.

A divulgação da programação de espetáculos de teatro no Espírito Santo de maneira gratuita em www.teatrohoje.com.br contribuirá com o setor produtivo teatral, uma vez que permitirá ao público encontrar informações da agenda da cidade com mais facilidade. Tal recurso irá garantir um melhor diálogo entre os fazedores de teatro e suas plateias locais, que poderão se programar para idas ao teatro acessando pelo computador ou pelo celular.

Serviço:

www.teatrohoje.com.br

Equipe redatora de serviços de programação e de artigos sobre teatro.