Categoria: Críticas no RJ
-
O CACHORRO QUE SE RECUSOU A MORRER / Samir Murad comove
Depois de terminar a trilogia Teatro, Mito e Genealogia, que inclui “Para Acabar com o Julgamento de Artaud” (2001), “Édipo e seus Duplos” (2008) e “Cícero, A Anarquia de um Corpo Santo” (2019), Samir Murad mergulhou em sua ancestralidade para contar a fabulosa história de sua família em mais um solo de sua autoria. …
-
BAIXA TERAPIA / Algum humor sem reflexão alguma
A peça Baixa Terapia, do dramaturgo argentino Matias Del Federico, vem envolta em inúmeros mistérios. O que teria motivado 350 mil espectadores a assistirem sua montagem (tanto em São Paulo, quanto em Portugal e EUA), que ficou em cartaz durante 3 anos e agora estreia no Rio de Janeiro? Como ela era no início da…
-
NEVA / COMO MONTAR UM TEATRO POLÍTICO SEM PERDER A TERNURA
Depois do enorme sucesso obtido com Angels in America, a Armazém Companhia de Teatro resolveu diversificar novamente seu repertório ao comemorar seus 35 anos de existência. Com a montagem do texto de estreia do dramaturgo e roteirista de cinema chileno Guillermo Calderón, o diretor Paulo de Moraes tinha vários propósitos em mente: (1) levantar uma…
-
O som e a fúria de Lady Macbeth / A obra-prima de Cristina Mayrink
Com direção do ator e diretor Diogo Camargos, esta é uma peça que transcende as limitações do monólogo, pois viaja por territórios ainda não completamente explorados no teatro com essa envergadura, agregando à famosa personagem de Shakespeare uma multiplicidade de signos, metáforas & símbolos que se entremeiam como num autêntico quebra-cabeça de infinitas possibilidades. Por…
-
A ÚLTIMA ATA / Uma Farsa Desmascarada
O dramaturgo e roteirista americano Tracy Letts é um velho conhecido das plateias brasileiras, tanto no teatro quanto no cinema, tanto como escritor quanto como ator. Agosto foi sucesso de crítica e público no mundo inteiro, colecionando inúmeros prêmios e indicações, tanto lá quanto cá. A Última Ata promete repetir esse êxito, pois o texto…
-
Do outro lado do mar / Uma delicada reflexão sobre a existência
Só por curiosidade: você sabe onde fica El Salvador, qual sua capital, quantos habitantes tem e como anda a vida cultural por lá? Pois é. Não é apenas porque o Brasil fala português e o resto da América Latina, espanhol, que existe essa ignorância abismal: é falta de interesse mesmo, o brasileiro não tem a…
-
O AUTO DA COMPADECIDA / UM MARCO NA DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA
Já virou lugar-comum dizer que um texto clássico é atemporal pois contempla situações que podem ocorrer em qualquer século, em qualquer país ou cidade nas mais diferentes latitudes e longitudes do globo terrestre, mas o Auto da Compadecida é impressionante. Senão, vejamos: há uma promíscua cumplicidade entre uma igreja mercenária e o poder local, ambos…
-
INTIMIDADE INDECENTE / Um clássico que agrada a gregos e troianos
Poderia ser mais uma discussão de relacionamento se o texto não fosse escrito por Leilah Assumpção que, segundo Renata Palottini, é uma dramaturga que inventou uma nova forma de colocar na cena teatral suas intuições, descobertas e experiências, inovando de tal maneira a dramaturgia em sua geração que se tornou a introdutora de um diálogo…
-
NA CASA DO RIO VERMELHO / A esquerda com axé de Jorge Amado
É necessária muita ginga dramatúrgica para contar a vida de um escritor tão multifacetado como Jorge Amado. São muitos estágios que se entrecruzam, onde sua militância política se funde com o candomblé, a sensualidade baiana, as músicas de Dorival Caymmi e as reviravoltas de temas e estilo, mas é provavelmente a convivência amorosa de 56 anos com Zélia Gattai…
-
SEU NEYLA / Uma auto homenagem digna do Rock in Rio
O espetáculo começa de forma bombástica: enquanto explodem os primeiros compassos de Assim Falou Zaratustra, de Richard Strauss, dezenas de focos de luz branca se espalham e se entrecruzam pelo teto e paredes laterais do Teatro Riachuelo como se estivessem flagrando aviões da Luftwaffe em voos rasantes. A impressão inicial, portanto, é a de que…