Produção de espetáculo de Chico Buarque se une para ação pela instituição

No dia 22 de junho de 2022 acontece, às 20h, uma ação em prol da defesa da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT) no Teatro Casa Grande, no Leblon. A produção do espetáculo “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque com Direção Geral de Rogéria Gomes e Carlos Artur Thiré fará uma apresentação pocket (de bolso, em tradução literal do inglês) com cenas selecionadas da peça em prol da revitalização e ressignificação da instituição. Os trabalhadores envolvidos farão a sessão de maneira voluntária de modo que a renda do evento seja destinada à organização que é a maior e mais antiga associação de artistas de teatro do Brasil, fundada por Chiquinha Gonzaga e um grupo de intelectuais em 1917.

A Direção Musical é de Aline Silveira e a Direção de Produção de Maria Rita Rezende, que aceitaram se unir a artistas voluntários para uma encenação pocket do musical. Trata-se de uma versão curta da obra, mantendo-se a trama e os personagens conforme a proposta original. Na orquestra estão os músicos Aline Silveira, ao piano, Bruno Rian, ao bandolim, Rodrigo Parcias, ao baixo e Davi Nascimento na percussão. No elenco estão Adeolá Marques, Andrea Castel, Andrea Dantas, Aline Deluna, Álvaro Antônio Ferreira, Carlos de Moraes, Edson Branco, Lene Werneck, Lenita Magalhães, Jandir Ferrari, João Dabul, Jorge Gaia, Junior Prata, Mauricio Baduh, Suelen Gom e Wendel Pereira.

A apresentação apoia a manutenção da primeira associação brasileira em defesa dos direitos dos autores dramáticos e compositores, mas que com o tempo congregou todos os outros artistas criadores de teatro e também escritores em geral, como romancistas e poetas. Ao longo dos seus mais de 100 anos de existência, a sociedade reuniu mais de 12 mil artistas cadastrados e um acervo com mais de 35 mil originais de teatro, além de inúmeros documentos, fotos e outros materiais ligados à memória e à criação do teatro no Brasil. Chegou a possuir representações credenciadas em todos os estados brasileiros e seus Presidentes tinham status de autoridades de Cultura, tendo representado o Brasil em diversos encontros internacionais sobre o tema.

No final dos anos 90, a instituição mergulhou numa grave crise financeira de gestão que quase a levou a fechar as portas. A partir de 2004, grupos voluntários de artistas vêm se revezando no esforço de recuperá-la em defesa da cultura brasileira em salvaguarda do nosso teatro. Precisa de apoio para continuar convênios com outras instituições centenárias como a Biblioteca Nacional e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, desenvolvendo ações pela revitalização da organização. Na noite do evento dezenas de artistas colaborarão com a SBAT em cena, nos bastidores ou como público pagante, em reconhecimento da importância de sua existência para a manutenção da arte e da cultura brasileiras.

EM CARTAZ

Link:  https://teatrohoje.com.br/2022/06/17/opera-do-malandro/

Equipe redatora de serviços de programação e de artigos sobre teatro.