Não é sempre que o mercado editorial brasileiro nos presenteia com uma biografia de um ícone artístico trazendo o essencial com tanta sobriedade e elegância, além de todos os detalhes que contribuíram para construir sua trajetória, tanto íntima quanto pública.

A nova edição da fotobiografia Bibi Ferreira, uma Vida no Palco atualiza em vinte anos a vida e a carreira de uma das maiores artistas brasileiras de todos os tempos. Versão ampliada, o livro completa a trajetória de 77 anos de palco de Bibi, incluindo o período compreendido entre 2001 e 2019, ano de sua morte aos 96 anos.

Fotos, texto e legendas se completam numa simbiose quase litúrgica, envolvendo todos os artífices (tanto protagonistas quanto coadjuvantes) que fizeram parte de sua carreira, e contribuíram para que Bibi se tornasse a maior artista brasileira e mundial.

Nilson Raman, que assina a coordenação editorial, foi amigo, empresário, produtor e mestre de cerimônias dos shows de Bibi por quase três décadas. Maria Alice Silvério é produtora e pesquisadora, trabalha na área cultural desde 1965. Segundo ela, “pesquisar a carreira de Bibi Ferreira foi uma das tarefas mais árduas e gratificantes da minha vida profissional. O volume de informações era enorme: inúmeros espetáculos, todos os prêmios e troféus mais importantes, uma legião de fãs espalhados por todos os cantos do país, assim como em Portugal e na França, críticas nos mais significativos periódicos, nacionais e estrangeiros”.

A novidade é que o leitor pode comprar a edição física ou ler gratuitamente pela Internet. Serão vendidos apenas 800 exemplares, a R$ 150,00.

O miolo abriga textos biográficos, outros em primeira pessoa, reprodução de reportagens e recortes de críticas de jornais e revistas de várias épocas, com destaque para a matéria de página inteira publicada pelo The New York Times, em 2016. Traz depoimentos de Catulo da Paixão Cearense, Austregésilo de Athayde, Paschoal Carlos Magno e Sábado Magaldi, entre outros ilustres.

Tem espaço ainda para passagens sobre seus casamentos, a filha, os netos, sua fiel escudeira, a camareira Neide, que cuidava da Bibi em casa desde 1982, e a produtora executiva Cleusa Amaral, entre outras pessoas importantes no seu dia a dia.

 

Bibi Ferreira – uma Vida no Palco2ª edição atualizada, Editora Giostri,  Rio de Janeiro. Setembro de 2019. Edição de Texto e Produção Editorial – Maria Alice Silvério. Produção executiva – Cleusa Amaral. Pesquisa de fotos e textos – Maria Alice Silvério e Cleusa Amaral. Pesquisa de fotos da 1ª edição – Maria Alice Silvério, Gilson Gomes e Junior Amaro. Consultoria editorial 1ª edição – Edinha Diniz. Preparação de originais e revisão – Furio Lonza. Projeto Gráfico e Editoração – Hannah 23. Tratamento de fotos – Marcos Corrêa (1ª edição), Sandro Bezerra, Viana, Suzane Nahas e Hannah 23 (2ª edição). Desenvolvimento da plataforma/site – Agência Xadrez/ Diego Fernandes. Fotos de sobrecapa e capa – Wilian Aguiar. Coordenação editorial – Nilson Raman.

Patrocínio: Ministério da Cidadania, Secretaria Especial de Cultura e Estácio.

 

Para compra –

https://lojavirtual.giostrieditora.com.br/index.php?route=product/product&product_id= 11079

 

Para acesso gratuito à Internet –

www.raman.pt/fotobiografia

Equipe redatora de serviços de programação e de artigos sobre teatro.