A Esperança na Caixa de Chicletes Ping Pong  é um manifesto político & social com pitadas de humor, poesia, canto e muita ginga. E principalmente elegância.

Resultado de três anos de pesquisa histórica sobre tudo que nos diz respeito, o  texto de Clarice Niskier é comovente: escancara as maiores barbaridades que tivemos de enfrentar no passado e no presente.

A equipe de profissionais que se juntou nesta empreitada é enorme e inclui: Amir Haddad na supervisão de direção; Zeca Baleiro na supervisão musical; José Maria Braga na direção de produção; Maria Eugênia, na assistência de direção; Aurélio de Simone na iluminação, Kika Lopes nos figurinos e Rose Gonçalves na preparação de voz, entre tantos outros.

Clarice Niskier não é panfletária em momento algum, está acima de ideologias, partidos ou modismos, e propõe: devemos saber da nossa história, devemos entender quem somos, de onde viemos, para onde vamos. E isso só poderá acontecer se estudarmos muito.

Como dramaturga, diretora e intérprete, ela enfrenta a tudo e todos com bom humor. numa pegada bem brasileira. É como se Darcy Ribeiro aceitasse a ajuda de Stanislaw Ponte Preta para comporem juntos uma peça exemplar de sátira social e política.

Ela usa seu corpo como uma varinha de condão ao reger uma orquestra de palavras que saem de sua boca como afiadas lâminas que se incrustam em nossos ouvidos e lá ficam sem pedir permissão. Ela reinventa o teatro.

 

19 de dezembro a 31 de janeiro, sextas, sábados e domingos na Casa de Cultura Laura Alvim.