Moscow para principiantes – Experimento que transita entre as linguagens teatral e cinematográfica da atriz, dramaturga e diretora Aline Filócomo, da Cia. Hiato. O texto foi publicado em 2020 e surgiu da transcrição poética de conversas estabelecidas entre as artistas a partir de temas presentes em “As Três Irmãs”, de Anton Tchekhov e, do registro de encontros entre a dramaturga e um grupo de mulheres da terceira idade. A ideia é criar uma reflexão sobre os sentidos atuais do trabalho pela ótica da mulher, relacionando esse tema com questões como o desejo e a capacidade de criação e o impulso de concretização de outras realidades possíveis.

A peça tangencia discussões importantes do atual momento político brasileiro, quando é colocado em pauta o fim das seguranças trabalhistas e previdenciárias. Desse modo, cada vez mais a existência é estritamente associada à capacidade humana de produzir: o tempo é transformado em matéria consumível, e o ataque generalizado à arte e à cultura anulam o direito à criação e contemplação.

Como no texto de Tchekhov, os diálogos de Moscou Para Principiantes carregam a marca da aparente segurança de uma classe que, embora viva de modo confortável, esconde o impacto de um mundo em ebulição e sofre as consequências da falta de um projeto concreto de mudança. Viver, trabalhar e criar eram há 100 anos – e ainda o são hoje – palavras à espera de um novo sentido, ainda desconhecido.

Texto e direção: Aline Filócomo. Elenco: Fernanda Stefanski, Natacha Dias e Rita Grillo.

Transmissão online.

13 a 22 de abril – Terças, quartas e quintas-feiras, às 17 horas.

No YouTube do projeto, link: Canal Moscou para principiantes

No dia 20, será realizada uma transmissão simultânea no canal do YouTube das Oficinas Culturais do Estado de SP.

Classificação: 14 anos.

 

Equipe redatora de serviços de programação e de artigos sobre teatro.