Born to Be na Live – A performance com Estela Lapponi é um desdobramento de um primeiro experimento – Selfishcâmera – que se tornou uma videoarte, apresentada no edital Sesc ConVIDA. Nas reuniões online das quais participou, Estela começou a olhar mais atenta os quadros na tela do celular durante as conversas. Seu olhar se voltou bastante para esses espaços e suas perspectivas, além do movimento desconcertante e mareante da câmera selfie, devido à portabilidade do celular.
Com esse olhar desperto, a artista realizou alguns experimentos em sua casa, como forma de investigar o que começou a perceber nessa lida da bidimensionalidade online, selfie, movimento, live etc. Esse foi o embrião da videoarte “Selfishcâmera”, que contava com o músico Lirinha Morini para criar uma trilha executada com guitarra.

A performance propõe a criação em tempo real (improvisação) unindo a trilha da guitarra de Lirinha com a dança, por meio do método Danceability. A própria Estela também assume o papel de videomaker e, assim, estabelece uma relação não só com o corpo que dança, mas também fica responsável pelo espaço que ele ocupa na tela. Lapponi chega a refletir sobre a performance se tratar também de uma espécie de videoarte ou videodança ao vivo, uma vez que o manuseio desconcertante do celular e os acasos imagéticos nos giros das telas, cria a ilusão dos cortes da edição das imagens.

Além das questões mencionadas anteriormente, em “Born to Be na Live! – selfishcâmera” Estela continua com os seus objetos de pesquisa, abordados em trabalhos anteriores. São eles: o discurso cênico do corpo com deficiência, o relacional com o público e o trânsito entre as linguagens cênicas e visuais.

Dançarina e Videomaker: Estela Lapponi. Trilha Original e Guitarra: Lirinha Morini.

Transmissão online.

7 a 22 de abril, quartas e quintas-feiras, às 21 horas .

Classificação: 16 anos.

No YouTube, link: Canal Casa de Zuleika.

Equipe redatora de serviços de programação e de artigos sobre teatro.

TESTTTTTTTTT

Bertoleza

TESTTTTTTTTTT

Menino coragem