Vestida para morrer 3 vezes – Performance da atriz e performer carioca Allegra Ceccarelli, que constrói, ao vivo, um vestido feito de absorventes internos e externos, e desfila por um tapete vermelho feito de copos cheios de tinta guache em tom escarlate. O público é convidado a participar ativamente atirando o sangue contra o corpo da performer, enquanto soa um áudio com dados estatísticos sobre mulheres assassinadas diariamente no Rio de Janeiro e no Brasil.

A cena descreve  a performance interativa, originalmente concebida para ser apresentada ao vivo. Em decorrência da pandemia do coronavírus, a ação foi adaptada para o formato online e passou a integrar o projeto que carrega o mesmo nome, também idealizado por Ceccarelli. Reunindo outras três videoartes produzidas por mais duas mulheres e um homem trans, todos artistas representantes de diferentes regiões do Brasil, o programa tem o intuito de diversificar narrativas.

A temática que une estes trabalhos é a mesma: o sangue. O menstrual, o do feminicídio e o sangue que a sociedade jorra diariamente sobre a terra (de onde brota a força simbólica do feminino) ao estabelecer uma relação insustentável com o meio ambiente.

O projeto também inclui lives com as artistas e oficinas de arte-ritual performativa ministradas por Ceccarelli, voltadas para ONGs de mulheres cis e trans, homens trans e pessoas não binárias.

Nos dias 22 e 29 de março, serão exibidos em ambiente digital pequenos cortes dos filmes autorais que compõem o projeto. Nos dias 10 e 11 de abril, será exibida a mostra “3 Sangues: da terra, do útero e do pulso”, com as quatro videoartes produzidas pelos artistas: Allegra Ceccarelli, Kali Saxa, Gael Jardim e Zahy Guajajara. Após a exibição haverá um bate-papo aberto ao público com a idealizadora e os três artistas convidados, através da plataforma Zoom, nos dois dias de mostra.

PROGRAMAÇÃO

22 e 29 de março – segundas-feiras – compartilhamento de vídeos curtos de artistas do projeto

no Instagram @rangdart.

25 de março – quinta-feira, às 20 horas – Live da Gael Jardim com Allegra Ceccarelli

no Instagram: @rangdart.

31 de março – quarta-feira, às 12 horas – Live de Zahi Guajajara com Allegra Ceccarelli

no Instagram: @rangdart.

3 e 4 de abril – sábado e domingo – Oficina de arte-ritual performativa com Allegra Ceccarelli

Plataforma Zoom.

10 e 11 de abril – sábado e domingo, às 20 horas – Mostra “3 Sangues: da terra, do útero e do pulso)

Plataforma Zoom.

Instagram: @rangdart.

Link para ingresso: https://linktr.ee/rangdart.

Equipe redatora de serviços de programação e de artigos sobre teatro.