O Espigão – Espetáculo ao vivo pelo Zoom. Em cena, o ator Gabriel Morais recebe o público na sala virtual para visitar as memórias e as invenções de uma experiência dolorosa numa tentativa de reelaborar o que viveu.

Foi da necessidade de contar um drama familiar que o espetáculo nasceu. A narrativa é sobre um irmão e uma irmã que se apaixonam pela mesma mulher. Após mais de uma década de mágoas, eles finalmente conversam, preenchendo lacunas e lançando novos olhares sobre a história. Escrito por Gabriel Morais a partir de uma oficina ministrada pelo dramaturgo português Jorge Louraço, O Espigão lança olhar para questões de gênero, família, homofobia e pressão heteronormativa: Como um jovem, de 18 anos, lida ao ver sua primeira namorada o trocar pela sua irmã mais nova? Como vencer a ferida sofrida no ego heterossexual? Com quem conversar? É permitido ao homem falar sobre suas dores, sobre os danos causados pela ordem heterossexual? Essas e outras questões são levantadas em cena, enquanto Gabriel narra sua história, mostra fotos, lê trechos de cartas, acende um incenso, bebe vinho e brinda com a plateia.

O espetáculo é atravessado pelas experiências pessoais e pelas pesquisas realizadas na universidade pública por Gabriel Morais e Mariah Miguel, sua parceira de cena. Gabriel investiga o teatro autoficcional desde a iniciação científica, investigação esta que se estendeu ao mestrado e, hoje, no doutorado, pesquisa autoficção e masculinidades.

“O Espigão” é apresentado, também, pela ótica da irmã, que ganha vida por meio de Mariah Miguel. Como lidar, aos 14 anos, com a descoberta de uma sexualidade não heterossexual em uma idade que não se sabe direito como nomear o que se sente? O que fazer com a raiva de sentir o que não “deveria” estar sentindo? Como lidar com o sentimento de não se encaixar numa sociedade patriarcal, machista, heteronormativa e sexista? Com quem conversar?” Sapatona, diretora teatral, atriz e performer, Maria atualmente desenvolve a pesquisa Com toda força, na qual investiga como a arte da performance contribui para o fortalecimento da vida.

Concepção: Gabriel Morais e Mariah Miguel. Direção: Natasha Corbelino. Dramaturgia: Gabriel Morais. Atuação: Gabriel Morais e Mariah Miguel. Direção de arte: Júlia Deccache. Iluminadora: Livs Ataíde. Direção de produção: Tamires Nascimento. Operação de Zoom/Ass. de produção: Beatriz Medeiros.

transmissão ao vivo via Zoom

18 a 28 de março – quinta a sábado, às 20 horas; domingo, às 19 horas

Sessões em Libras e debate nas sessões de 21 e 28 de março, domingos

mais informações: espetaculoespigao@gmail.com

Equipe redatora de serviços de programação e de artigos sobre teatro.