Hamlet à mesa – Na programação Arte em Cena do Sesc RJ, o espetáculo embarca no universo do texto Hamlet de William Shakespeare, elaborado por meio do estudo e pesquisa sobre teatro de formas animadas, mais especificamente o Teatro de Objetos.

O espetáculo foi elaborado em 2020 por meia de ferramentas digitais e colaboração a distância em razão da pandemia. Symone Strobel, que assina a direção e a adaptação, conduziu todo o processo criativo por meio de videoconferências no espaço/cenário localizado na casa dos idealizadores e produtores Bruno Paiva e Thiago Monte, responsáveis por toda a parte técnica e montagem. A ação teatral acontece sobre um pequeno teatro construído com a mesa de jantar e ressignifica objetos do domicílio dos artistas.

A adaptação de Symone é marcada por uma linguagem poética narrativa de fácil compreensão, ampliando a identificação do texto para os diferentes públicos, inclusive o infantil. O espetáculo dá destaque aos principais conflitos presentes de “Hamlet”, como a perda do pai; a descoberta de um universo controverso dentro de seu próprio lar; a corrupção que lhe atravessa todos os âmbitos da vida, até mesmo o amor por Ofélia; a sensação de solidão e isolamento diante dos conflitos existenciais; mas também a amizade por Horácio.

Adaptação, Concepção e Direção: Symone Strobel. Elenco: Bruno Paiva e Thiago Monte. Iluminação: Thiago Monte. Trilha pesquisada: Symone Strobel. Idealização: Bruno Paiva. Produção: Bruno Paiva e Thiago Monte. Edição: Thiago Monte e Symone Strobel

 

11 de março – quinta-feira, às 19 horas

no Youtube e Facebook do Sesc RJ, links: https://www.youtube.com/portalsescrio  e  https://facebook.com/sescrj

Classificação: Livre. Duração: 45 minutos

 

Equipe redatora de serviços de programação e de artigos sobre teatro.