“Marguerite, mon amour” peça-filme solo, escrita e estrelada por Cristina Mayrink, sob a direção de Cavi Borges e Patricia Niedermeier, sobre a escritora, romancista e cineasta Marguerite Duras.

“Marguerite Mon Amour” segue o estilo teatral desenvolvido pelo cineasta Cavi Borges – dos bem-sucedidos espetáculos “O Censor” e “François Truffaut – O Cinema É Minha Vida” – e coloca agora a atriz Cristina Mayrink entre o palco e a tela.
Livremente inspirado na vida e obra da icônica roteirista do premiado “Hiroshima, Mon Amour” (1959), de Alain Resnais, o monólogo joga luz em recortes da vida de Marguerite. A montagem tem como ponto de partida uma alegre e divertida festa, onde se inicia uma conversa intimista sobre o ofício da escrita e tudo que envolvia o trabalho de Marguerite, revelando sua firmeza, sem perder a ternura jamais.
“Quando leio Marguerite Duras, me sinto potencializada na arte, na vida e ouço as vozes de todas as mulheres escritoras que ousaram enfrentar a solidão da escrita, que se arriscaram a povoar o mundo com suas palavras.”, diz Cristina Mayrink.

Marguerite Duras nasceu em 1914 na Indochina, colônia francesa que se tornaria o Vietnã. Ela foi romancista, novelista, roteirista, poetisa, diretora de cinema e dramaturga considerada uma das principais vozes femininas da literatura do século XX na Europa. Autora de diversas peças de teatro, novelas, filmes e narrativas curtas, seu trabalho foi associado com o movimento chamado nouveau roman e com o existencialismo. Entre algumas de suas obras estão “O Amante”, “A
Dor”, “O Amante da China do Norte” e “O Deslumbramento”.Foi a roteirista de “Hiroshima, meu amor”, de Alain Resnais,
e também dirigiu filmes próprios, como “India Song”, de 1976. Outras obras suas foram adaptadas por outros diretores de cinema como “O Amante”, de Jean-Jacques Annaud, em 1992. Faleceu aos 81 anos de idade em Paris, em 1996.

5 a 27 de março – TEMPORADA SUSPENSA – Quintas e sextas-feiras, às 20 horas. Ingressos R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia).

Estação Botafogo. Sala 4. – Rua Voluntários da Pátria 88, Botafogo, Rio de Janeiro RJ. Tel. (21) 2226-1986.