Uma aprendizagem – leitura de texto a partir de romance de Clarice Lispector, com adaptação de Melise Maia, direção de Leonardo Netto e Sueli Guerra, supervisão de Teresa Monteiro, leitura por Melise Maia e Alexandre Mofati, produção de Cacau Godomar e Olívia Vivone.

No romance Uma aprendizagem ou O Livro dos prazeres, de Clarice Lispector, a personagem Loreley sai da cidade de Campos para vir morar e trabalhar como professora primária no Rio de Janeiro. Única filha mulher, com quatro irmãos, nasce de família rica, que a ajuda todo mês com uma mesada. O livro conta sua história de amor com Ulisses, professor universitário de filosofia a quem conhece quando ele lhe oferece uma carona. A experiência amorosa que se segue foge aos padrões. Trata-se de uma aprendizagem, estimulada por Ulisses, mas que ambos experimentam: o objetivo é amadurecer a relação e aguardar o momento certo – pleno – para fazer amor. A narrativa acompanha o lento e saboroso processo de espera, quando enfim poderão usufruir de uma troca afetiva densa e livre. Ela, especialmente, que já tivera namorados e relações sexuais, terá de enfrentar a própria sombra: vencer os medos que a impedem de viver plenamente a entrega. Há toda uma preparação para que a proposta de Ulisses se cumpra.

Uma aprendizagem ou O Livro dos Prazeres é o sexto romance da escritora brasileira Clarice Lispector e foi publicado em 1969. Fragmentos do texto já haviam sido publicados, com variações, entre os anos de 1967 e 1969, sob a forma de crônicas que a romancista escrevia para o Jornal do Brasil.

5 de fevereiro, quarta-feira, às 20 horas, no Midrash Centro Cultural (Rua General Venâncio Flores, 184, Leblon, perto da Estação de Metrô Anthero de Quental)

11 de fevereiro, terça-feira, às 20 horas, no Gabinete de Leitura Guilherme Araújo (Rua Redentor, 157, Ipanema, perto da Estação de Metrô Nossa Senhora da Paz)

ENTRADA FRANCA

 

TESTTTTTTTTT

Cinderela

TESTTTTTTTTTT

A mente capta