fbpx
carolina virgüez

Vozes do Silêncio – Filme não filme

Vozes do Silêncio  Filme não Filme – Híbrido de linguagens, projeto apresenta três curtas com textos dramaturgo irlandês Samuel Beckett que dão vozes às mulheres silenciadas pela sociedade. Com direção de Fábio Ferreira, Carolina Virgüez revela existências femininas marcadas pela repetição dos hábitos

O  projeto Vozes do Silêncio – Filme não Filme reúne três obras curtas (“Não eu”, “Passos” e “Cadência”) de Beckett, que dão vozes às mulheres silenciadas pela sociedade. Em cena, a atriz Carolina Virgüez dá corpo – e voz – a essas personagens por meio de solos que dialogam com diferentes linguagens artísticas.

Os três curtas são complementares e trazem referências do cinema experimental russo e da artesania teatral. São cenas plásticas e poéticas que transcendem à dramaturgia, mas que conversam com ela numa narrativa oscilante em que as vozes femininas se desdobram criando sombras, reminiscências, deslocamentos ao ponto de questionarmos quem fala e de onde vêm essas vozes. “Brinco com as possibilidades de registrar o momento com câmera por meio de fusões, inversões de sentido e articulações entre trilha e movimento”, revela o diretor Fábio Ferreira.

Escritos entre 1972 e 1980, os três textos formam uma trilogia conhecida internacionalmente como Whitelaw, em referência à atriz inglesa Bille Whitelaw, principal intérprete das obras de Beckett. Os três filmes — “Não eu”, “Passos” e “Cadência” — são dispositivos cênicos que dialogam entre si e revelam existências femininas marcadas pelo tempo, que resistem (ou não) à erosão do dia-a-dia, e que têm em comum a repetição dos hábitos, o cancelamento e outras violências.

Textos: Samuel Beckett. Tradução, Direção, Roteiro e Cenografia: Fábio Ferreira. Performance: Carolina Virgüez. Iluminação: Renato Machado. Visagismo: Cleber de Oliveira. Figurinista: Luiza Marcier. Trilha sonora: Felipe Storino. Participações Especiais: Gerald Thomas, Paulo Passos. Direção de movimento: Paulo Mantuano. Supervisão vocal: Jaqueline Priston. Fotografia e edição: André Monteiro. Direção de produção: Sérgio Saboya e Silvio Batistela. Realização: Sesc.

 

2 a 25 de abril – Sextas-feiras e sábados, às 20 horas; Domingos, às 19 horas

Ingressos gratuitos no sympla, link: www.sympla.com.br/produtor/vozesdosilencio.

Capacidade: 260 pessoas. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 70 min.