Com o objetivo de estimular os atores, companhias de teatro e produtores que montaram espetáculos especiais ao longo do segundo semestre de 2019, Teatro Hoje indica neste número de março alguns trabalhos que ficaram acima da média e se destacaram por suas qualidades artísticas.

Sempre fiel aos seus parâmetros de ética e isenção, o site não pretende desqualificar os demais espetáculos, mas identificar os que trouxeram ao teatro novidades estilísticas ousadas que fizeram a diferença dentre os demais.

Por outro lado, no intuito de alimentar uma polêmica necessária, Teatro Hoje convidou Manoel Friques, bacharel em Teoria do Teatro e Professor Doutor em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, para lucubrar sobre a pertinência dos prêmios de Artes Cênicas ao longo da História. O objetivo é claro: refletir sobre a competição entre trabalhadores de teatro. Sua opinião é cínica & cética. Para ele, esse mecanismo de se escolher melhores e piores através de destaques na mídia só reforça um estrelismo decadente do século XIX.

Os destaques indicados, merecedores da Citação Teatro Hoje, representam o resumo de uma garimpagem minuciosa & atenta com base não só nas críticas publicadas desde sua fundação, mas também na opinião dos consultores e colaboradores do site.

Há questionamentos, as opiniões divergem, alguns especialistas dizem que é um ato ultra capitalista no sentido de alimentar um mercado viciado, com os invariáveis nepotismos e jurados fisiológicos que privilegiam espetáculos com orçamentos milionários em detrimento dos trabalhos de companhias médias & pequenas ou produções independentes; outros apenas observam.

Os textos recém publicados buscam fortalecer o debate da editoria da revista com a comunidade artística, objetivando o aprofundamento do debate junto aos trabalhadores ou pesquisadores das artes cênicas, com a abertura da seção Na Academia, trazendo artigos acadêmicos em trecho ou completos com pesquisas sobre teatro.

Encontros do Conselho Consultivo Teatro Hoje têm sido programados com o intuito de garantir a assiduidade das colaborações. A revista agradece aos conselheiros e colaboradores que compareceram no primeiro encontro, no dia 18.12.2019, e espera divulgar a data do próximo em nossa seção de notícias em breve. A presença dos conselheiros e colaboradores contribuiu para a escolha de cada representante nas respectivas categorias da seção de destaques anuais.

Com uma programação intensa na cidade, em que há dias com mais de 100 espetáculos em cartaz, vale se programar para garantir algum bom ingresso.

Portanto, este site não se restringe apenas a repetir e cristalizar um padrão de escolhas, mas também abrir um amplo debate sobre esse tipo de consagração, cuja avaliação não é unânime. Aproveite.