fbpx
hora do recreio

Hora do recreio

Hora do Recreio – A montagem conta a história de Guilherme, um garoto cadeirante, que transforma a falta de acessibilidade na escola em uma grande e divertida aventura dentro da sala de aula, na hora do recreio.

Hora do Recreio é uma montagem carregada de humor e descontração. No enredo, um menino travesso com a mente plena de imaginação – não vê a hora das rampas de acesso da sua escola ficarem prontas para, enfim, descer para o pátio pilotando sua cadeira de rodas, a toda velocidade como um carro de corridas, e aproveitar o tempo de lazer com os colegas. Mas, enquanto sua mobilidade está restrita, ele aproveita o seu recreio particular para sonhar e se aventurar usando a fantasia.

Ele compartilha suas histórias e seus sonhos com a plateia, transformando o ambiente, aparentemente limitado, da sala de aula em um universo sem fronteiras. Tudo à sua volta se transforma em amigos imaginários e brinquedos inusitados. O diretor usa a técnica de teatro de objetos para dar movimento à encenação, transformando os materiais e objetos da sala de aula em qualquer coisa que a personagem fantasiar.

Junto com o inseparável amigo – a caveira da aula de ciências, o cadeirante conta várias histórias: tem a da menina que corria demais e acaba caindo em um buraco, a do cachorro que queria ser tartaruga e até a vez em que ele foi raptado por extraterrestres. Ele ainda se transforma em um apresentador de TV que narra o pouso do foguete “lápis” no planeta “maçã”; e, como bom adepto das travessuras, também conta como foi quando grudou chiclete no banheiro e acabou suspenso, motivo de comemoração por ter sido tratado como qualquer outra criança da escola.

Entre uma história e outra, entre uma mordida e outra no sanduba da lancheira, ele imagina e projeta sua cadeira-de-rodas-foguete-supersônica-espacial – com retrovisores, estepe, esticador de pernas e jato de água para espantar cachorro: uma cadeira que voa com a qual pretende chegar mais rápido aos lugares e explorar outros universos. Isso enquanto o sinal não tocar avisando que o recreio acabou e é hora de voltar para a sala de aula.

Texto e direção: Fernando Lyra Jr.. Elenco: Luciano Brandão. Direção de produção: Fábio Hilst. Cenário e figurino: Kleber Montanheiro. Assistência de cenografia e confecção de adereços: Marcos Valadão. Desenho de luz: Fran Barros. Música original e efeitos: Fernando Zuben. Tradução em Libras: Karina Zonzini. Audiodescrição: Rosa Matsushita (roteiro), Edgar Jacques (consultoria) e Thonny Cavaglieri (locução). Equipe de vídeo: Giovanni Baroni, Gustavo Bricks, Henrique Natálio e Isabella Melo. Fotos: Jeferson Medrado. Idealização e produção: Três no Tapa Produções Artísticas.

22 a 30 de maio – Sábados, às 16 horas; Domingos, às 11 e às 16 horas

Ingressos gratis pelo Sympla, link: https://www.sympla.com.br/

Link de acesso disponibilizado após confirmação do ingresso.

Duração: 45 minutos. Classificação: Livre (indicação – a partir de 4 anos)

Com tradução em Libras e Audiodescrição.