Memórias de uma Manicure – O enredo é inspirado em uma história verídica, ocorrida em 1958. A manicure Zulmira, vítima de ameaças constantes, mata o ex-companheiro dentro de uma delegacia. É presa no ato, mas solta em pouco tempo e considerada uma heroína por ter agido contra quem a ameaçava de morte. A partir daí, a autora Cecília Ripoll criou a trama que acompanha duas manicures: Marlene e Carmem. Marlene trabalha em um salão, cujo dono, S. Pacheco, viaja de férias para Mangaratiba. Ela detesta trabalhar lá, mas não tem opção. Seu único desejo é ganhar o grande prêmio dos Esmaltes Unhazita para poder criar sua própria marca de esmaltes.

Texto: Cecília Ripoll. Direção: René Guerra

Elenco e idealização: Carla Soares e Luciana Mitkiewicz

Dramaturgismo: Gabriele Rosa. Cenário e figurinos: Rocio Moure. Iluminação: Ana Luzia de Simoni. Visagismo: Marcos Freire. Desenho de som e trilha audiovisual: Bernardo Gebara. Realização: Bonecas Quebradas Produções Artísticas

Duração: 80 minutos. Classificação etária: 16 anos.

19 de janeiro a 12 de fevereiro de 2023 – quinta a domingo, às 19h.

Ingressos R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia) na bilheteria do teatro no dia do espetáculo ou na Plataforma Sympla

CCJF – Centro Cultural da Justiça Federal – Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Em cartaz com a peça “Memórias de uma manicure”, as atrizes Carla Soares e Luciana Mitkiewicz vão apresentar a performance “Tiro suas camadas de esmalte”, na quinta e na sexta-feira, no Largo da Carioca. As artistas, que fizeram curso de manicure em Madureira, vão se oferecer para ajeitar as unhas de quem estiver passando e quiser se sentar para falar sobre sua vida. “Uma das etapas da nossa pesquisa é ter essa experiência da manicure que, cuida das mãos, mas também exerce um papel de ouvinte no seu trabalho diário. Seguimos a linha de obras de performers como Eleonora Fabião, que colocam um banco no meio da praça, dispostos a ouvir o outro”, descreve Luciana. Este trabalho de escuta das manicures foi um dispositivo importante para a criação dramatúrgica do processo, e agora tem como propósito fortalecer o imaginário das atrizes para uma renovação contínua das personagens da peça.

Equipe redatora de serviços de programação e de artigos sobre teatro.

TESTTTTTTTTT

King Kong Fran