Dança em Trânsito – Um dos mais longevos festivais de dança contemporânea do Brasil completa 20 anos com uma edição comemorativa que se estende por mais de três meses, percorrendo todas as regiões do país, incluindo uma parada em Paris no mês de setembro.

Entre os dias 3 e 7 de agosto, o Dança em Trânsito faz uma ocupação dos espaços do Teatro Prudential, na Glória, de manhã à noite, com espetáculos, oficinas, residências, além da inédita Vitrine Brasileira de Dança Contemporânea e a residência Ateliê Escrita sobre a Dança. No domingo de encerramento, 7/8, as tradicionais apresentações ao ar livre acontecem na região da Praça Mauá, em frente ao Museu do Amanhã, entre 10h30 e 16h.

Na ampla programação carioca, que envolve 37 apresentações, estão, entre outras companhias, as cariocas Focus Cia de Dança, de Alex Neoral, com GRAND PAS, recorte do novo trabalho VINTE, inspirado no universo literário de Clarice Lispector, com apresentação no dia 3/8, às 13h; Márcia Milhazes Cia de Dança (4/8, às 17h30), que traz a coreografia Paz e Amor para traçar um paralelo entre o ‘invisível’ vírus, do qual a sociedade se escondeu em um confinamento doloroso, e o amor, outro invisível, imprescindível ao ser, e Renato Vieira Cia de Dança, que mostra o espetáculo Malditos, inspirado no Movimento dos Poetas Malditos e na experiência pessoal de Renato durante a Ditadura, em 1964, no dia 3/8, às 17h30.

A francesa Cie Felinae, do coreógrafo e bailarino Maxime Cozic, apresenta o solo Emprise, no dia 3/8, às 17h. Da França, vem também a Cie Arrangement Provisoire, com Blanc – da coreógrafa e bailarina brasileira Vania Vaneau, radicada há mais de 20 anos na Europa. O trabalho, exibido no dia 4/8, às 13h, foi criado a partir de influências que vão dos rituais xamânicos afro-brasileiros à obra de Hélio Oiticica e ao movimento antropofágico modernista. Já CRU é a nova coreografia do Ateliê do Gesto, companhia goianiense dirigida por Daniel Calvet e João Paulo Gross, que apresenta ainda Dança inacabada, nos dias 3/8 e 5/8, respectivamente.

Direção geral:Giselle Tápias. Direção artística e curadoria: Giselle Tápias e Flávia Tápias. Direção de produção: Norma Thiré

 

3 a 7 de agosto de 2022 – das 11h às 20h (detalhes em www.dancaemtransito.com.br)

Ingressos R$ 15,00 a R$ 30,00

TEATRO PRUDENTIAL – Rua do Russel, 804, Glória – Rio de Janeiro RJ. Tel: 21 3553-355 7  Bilheteriater a sáb, de 12h às 20h / dom e feriados, de 12h às 19h

 

7 de agosto de 2022 – DAS 10h30 às 16h30

Praça Mauá (em frente ao Museu do Amanhã)

Gratuito

 

 

Equipe redatora de serviços de programação e de artigos sobre teatro.