O Festival de Curitiba, que completa 30 primaveras este ano, começou em 29 de março e continua em abril. O evento tem uma história bonita. Independente da premiação, do retorno do público ou das críticas positivas, toda peça de teatro brasileira se consagra quando é apresentada no Festival de Curitiba. É uma tradição. Cada ator, cada diretor ou produtor que recebe o convite se envaidece de apresentar seu trabalho lá, pois sabe que os coordenadores sempre se fixam na qualidade do que de melhor foi concebido nos outros Estados e cidades.

Este ano não será diferente. Com um mosaico diversificado e eclético de espetáculos, o Festival de Curitiba deste ano apresentará em sua Mostra Lúcia Camargo desde Emicida em Amarelo e Denise Stoklos até Angels in América, da Cia. Armazém de Teatro, grupo carioca que sempre produz algo inusitado.

A escritora Clarice Lispector terá um lugar especial na Mostra, com duas peças: A Hora da Estrela ou o Canto de Macabéa é um musical adaptado de seu romance mais conhecido e popular, com Laila Garin, Cláudia Ventura e Cláudio Gabriel, e músicas originais de Chico César.

Já Denise Stoklos abre um leque significativo de possibilidades de entendimento de toda sua obra em Abjeto – Sujeito, numa investigação radical a respeito de como o corpo, a voz e a emoção interagem com a palavra literária quase sempre empenhada em expressar o indizível.

A mostra continua com a Cia. Stavis Damaceno em A Aforista – Processo de Criação, Os Satyros vão de Aurora, uma reflexão sobre as incertezas e limites entre o destino e o livre-arbítrio, a Cia. Dos Atores traz seu aclamado Conselho de Classe, Os Geraldos levam ao palco de Curitiba O Cordel do Amor sem Fim ou A Flor do Chico, a Companhia de Dança Déborah Colker encena Cura, o Grupo Magiluth vai de Estudo Número 1: Morte e Vida, Eu e Você é o primeiro espetáculo solo de Denise Fraga, e Gerald Thomas leva aos palcos G.A.L.A., que coloca o espectador diante de um mundo surreal e tropicalista, num desabafo existencial da personagem que dá título do trabalho.

Os interessados em acompanhar passo a passo os espetáculos para se agendarem podem acessar o link https://festivaldecuritiba.com.br/

Equipe redatora de serviços de programação e de artigos sobre teatro.