fbpx

Apartamento – O espetáculo da atriz e dramaturga Louise de Lemos retrata as relações sociais travadas em um prédio com inúmeros apartamentos, cujas interações acontecem somente por meio do vazamento de sons de cada um desses. Sem que tais relações se concretizem em uma presença física, através dos sons é possível ainda ter acesso ao cotidiano de alguns dos vizinhos e a maneira como esses os atravessam.

Apartamento foi pensado como uma investigação da nova linguagem de teatro online, entendendo que essa modalidade nasceu de uma emergência da crise sanitária e social frente ao cenário pandêmico. É um espetáculo que discute sobre a solidão e a dificuldade de se comunicar nos grandes centros urbanos, que dá vida na ficção às pessoas comuns. Pessoas que, apesar de estarem soterradas pelo trabalho, pelas contas, obrigações e frustrações, têm sonhos, fraquezas, afetos e pequenos respiros, que também estão ali incrustados no cotidiano.

A Cia. Teatro de Beira nasceu para celebrar os dez anos de formação de uma turma de artistas formados na Escola Técnica Estadual Martins Pena, no Rio de Janeiro, em 2012. Suas trajetórias, iniciadas em territórios diversos do país – Limoeiro/PE, Rio do Sul/SC, Guarulhos/SP, Baixada e Leste Fluminense/RJ – se cruzaram em 2010 no centro da cidade do Rio, com o objetivo de investigar o Teatro. Em 2012, após realizarem a peça de formatura A Vida é Sonho, os artistas seguiram suas próprias buscas, as quais, invariavelmente, se entrecruzaram muitas vezes em novos projetos. Paralelamente, as relações de amizade se mantiveram, sendo cuidadas até nas distâncias. Em 2020, já em um contexto de pandemia, o grupo investiu na consolidação do coletivo para aprofundar suas pesquisas individuais e conjuntas.

Além do espetáculo, haverá uma live com a participação de uma psicóloga, discutindo e debatendo com a dramaturga Louise de Lemos, os efeitos da pandemia na vida das pessoas frente ao isolamento social.

Dramaturgia: Louise de Lemos. Direção: Ana Brasil. Elenco: Alessandra Barbagallo, Gus Marsoá, Louise de Lemos, Natalia Bunahum, Samuel Paes de Luna, Talita Bildeman ( atriz convidada), Thiago Becker, Victor Seixas, Wanderson Rosceno. Direção de Arte: Tarso Gentil. Direção de Produção: Gus Marsoá. Intérprete de Libras: Lucimara Chaves. Idealização: Teatro de Beira

28 a 31 de março – domingo à quarta-feira, às 20 horas – peça online

no Youtube da cia., link: https://www.youtube.com/channel/UC5P6VJqQagpMjEbI1z1ECng

Live com psicóloga e a autora – 1. de abril, às 20h30

apresentação com intérprete de Libras – 29 de março, às 20 horas

Classificação: 16 anos.

Informações no Instagram da cia., link: https://instagram.com/teatrodebeira