O que seria do teatro sem a luz? Muitas pessoas j\u00e1 disseram que ela \u00e9 um aut\u00eantico personagem na dramaturgia, pois enfatiza qualquer cena imaginada pelo autor. <\/span>Os <\/span>di\u00e1logos <\/span>podem mudar de tom desde que iluminados com precis\u00e3o, reafirmando e verticalizando a<\/span> emo\u00e7\u00e3o, <\/span>a <\/span>informa\u00e7\u00e3o ou <\/span>a pr\u00f3pria <\/span>conscientiza\u00e7\u00e3o <\/span>do que se v\u00ea em cena<\/span>. <\/span><\/span><\/span><\/span><\/p>\n Foi p<\/span>ensando n<\/span>isso que<\/span> Paulo C<\/span>\u00e9<\/span>sar Medeiros, um dos maiores profissionais do segmento, <\/span>escreveu <\/span>o livro <\/span>A dramaturgia da luz<\/b><\/span>, uma bela edi\u00e7\u00e3o de mais de 200 p\u00e1ginas, capa dura, <\/span>todo ilustrado<\/span> com fotos coloridas e em preto e branco de <\/span>seus<\/span> trabalhos. <\/span><\/span><\/span><\/span><\/p>\n Tudo come\u00e7ou quando ele, ainda bem jovem, foi assistir <\/span>a um show da cantora Maria Beth\u00e2nia. Encantou-se com a presen\u00e7a c\u00eanica da luz. A dire\u00e7\u00e3o e a ilumina\u00e7\u00e3o envolvente eram de Fauzi Arap. A partir deste insight, <\/em>Paulinho come\u00e7ou a criar a luz de seus trabalhos ainda como amador at\u00e9 que fez um curso, ainda nos anos 1980, com o iluminador Aur\u00e9lio de Simoni, considerado um craque na \u00e1rea, e nunca mais parou. Hoje, aos 35 anos de carreira, com uma trajet\u00f3ria recheada de importantes pr\u00eamios e espet\u00e1culos de alto n\u00edvel em teatro, dan\u00e7a, shows, musicais e at\u00e9 cinema, Paulo C\u00e9sar Medeiros \u00e9 um dos profissionais mais respeitados e requisitados no panorama cultural brasileiro.<\/span><\/span><\/span><\/p>\n Todos sabem que o texto de uma pe\u00e7a de teatro \u00e9 apenas o pontap\u00e9 inicial para um trabalho coletivo. Tamb\u00e9m se sabe que os atores, o diretor, o core\u00f3grafo, o figurinista e demais profissionais contribuem enormemente no sentido de montar um espet\u00e1culo, mas tudo isso estaria incompleto sem a luz, que equaliza e distribui em igual dimens\u00e3o as a\u00e7\u00f5es.<\/span><\/span><\/span><\/p>\n Com apenas um toque fundamental na luz, o ritmo da pe\u00e7a pode saltar dias, semanas ou at\u00e9 anos sem que o p\u00fablico se d\u00ea conta; pode modificar as fei\u00e7\u00f5es e at\u00e9 o car\u00e1ter de um personagem; pode aproximar ou afastar objetivos que at\u00e9 ent\u00e3o estavam colocados de forma aleat\u00f3ria na trama. A luz atua como um personagem, \u00e0s vezes coadjuvante, \u00e0s vezes, principal.<\/span><\/span><\/span><\/p>\n Paulo C\u00e9sar Medeiros faz isso com um p\u00e9 nas costas, pois enfronha-se no enredo e tenta tirar dele o que estava oculto, agindo na sensibilidade da plateia de forma simbi\u00f3tica. Nos espet\u00e1culos onde atua, de uma maneira ou outra, ele codirige paralelamente. A presen\u00e7a c\u00eanica da luz n\u00e3o \u00e9 uma figura de linguagem, \u00e9 um fato. <\/span><\/span><\/span><\/p>\n A dramaturgia da luz<\/span><\/b><\/span><\/span><\/p>\n Paulo C\u00e9sar Medeiros<\/span><\/span><\/span><\/p>\n 205 p\u00e1ginas<\/span><\/span><\/span><\/p>\n Capa dura<\/span><\/span><\/span><\/p>\n Pref\u00e1cio de Fl\u00e1vio Marinho<\/span><\/span><\/span><\/p>\n Realiza\u00e7\u00e3o Instituto et\u00e9<\/span><\/span><\/span><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" A import\u00e2ncia da luz no Teatro O que seria do teatro sem a luz? Muitas pessoas j\u00e1 disseram que ela \u00e9 um aut\u00eantico personagem na dramaturgia, pois enfatiza qualquer cena imaginada pelo autor. Os di\u00e1logos podem mudar de tom desde que iluminados com precis\u00e3o, reafirmando e verticalizando a emo\u00e7\u00e3o, a informa\u00e7\u00e3o ou a pr\u00f3pria conscientiza\u00e7\u00e3o do que se v\u00ea em cena. Foi pensando nisso que Paulo C\u00e9sar Medeiros, um dos maiores profissionais do segmento, escreveu o livro A dramaturgia da luz, uma bela edi\u00e7\u00e3o de mais de 200 p\u00e1ginas, capa dura, todo ilustrado com fotos coloridas e em preto e branco de seus trabalhos. Tudo come\u00e7ou quando ele, ainda bem jovem, foi assistir a um show da cantora Maria Beth\u00e2nia. Encantou-se com a presen\u00e7a c\u00eanica da luz. A dire\u00e7\u00e3o e a ilumina\u00e7\u00e3o envolvente eram de Fauzi Arap. A partir deste insight, Paulinho come\u00e7ou a criar a luz de seus trabalhos ainda como amador at\u00e9 que fez um curso, ainda nos anos 1980, com o iluminador Aur\u00e9lio de Simoni, considerado um craque na \u00e1rea, e nunca mais parou. Hoje, aos 35 anos de carreira, com uma trajet\u00f3ria recheada de importantes pr\u00eamios e espet\u00e1culos de alto n\u00edvel em teatro, dan\u00e7a, shows, musicais e at\u00e9 cinema, Paulo C\u00e9sar Medeiros \u00e9 um dos profissionais mais respeitados e requisitados no panorama cultural brasileiro. Todos sabem que o texto de uma pe\u00e7a de teatro \u00e9 apenas o pontap\u00e9 inicial para um trabalho coletivo. Tamb\u00e9m se sabe que os atores, o diretor, o core\u00f3grafo, o figurinista e demais profissionais contribuem enormemente no sentido de montar um espet\u00e1culo, mas tudo isso estaria incompleto sem a luz, que equaliza e distribui em igual dimens\u00e3o as a\u00e7\u00f5es. Com apenas um toque fundamental na luz, o ritmo da pe\u00e7a pode saltar dias, semanas ou at\u00e9 anos sem que o p\u00fablico se d\u00ea conta; pode modificar as fei\u00e7\u00f5es e at\u00e9 o car\u00e1ter de um personagem; pode aproximar ou afastar objetivos que at\u00e9 ent\u00e3o estavam colocados de forma aleat\u00f3ria na trama. A luz atua como um personagem, \u00e0s vezes coadjuvante, \u00e0s vezes, principal. Paulo C\u00e9sar Medeiros faz isso com um p\u00e9 nas costas, pois enfronha-se no enredo e tenta tirar dele o que estava oculto, agindo na sensibilidade da plateia de forma simbi\u00f3tica. Nos espet\u00e1culos onde atua, de uma maneira ou outra, ele codirige paralelamente. A presen\u00e7a c\u00eanica da luz n\u00e3o \u00e9 uma figura de linguagem, \u00e9 um fato. A dramaturgia da luz Paulo C\u00e9sar Medeiros 205 p\u00e1ginas Capa dura Pref\u00e1cio de Fl\u00e1vio Marinho Realiza\u00e7\u00e3o Instituto et\u00e9<\/p>\n","protected":false},"author":10,"featured_media":99838,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[69],"tags":[],"acf":[],"yoast_head":"\n