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{"id":104645,"date":"2022-12-03T12:44:13","date_gmt":"2022-12-03T15:44:13","guid":{"rendered":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/?p=104645"},"modified":"2023-01-22T11:46:54","modified_gmt":"2023-01-22T14:46:54","slug":"dignidade-texto-perfeito-adaptacao-questionavel","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/2022\/12\/03\/dignidade-texto-perfeito-adaptacao-questionavel\/","title":{"rendered":"Dignidade \/ Texto perfeito. Adapta\u00e7\u00e3o question\u00e1vel."},"content":{"rendered":"

A rigor, uma conversa entre o presidente de um partido pol\u00edtico e seu mais eminente assessor poderia acontecer em qualquer pa\u00eds do mundo em qualquer \u00e9poca sob as mais variadas condi\u00e7\u00f5es, mesmo porque eles falam em propina, lisura no trato dos investimentos, transpar\u00eancia, \u00e9tica, ambi\u00e7\u00e3o, os limites da amizade entre duas figuras p\u00fablicas e seus consequentes questionamentos de ordem pr\u00e1tica.<\/span><\/h3>\n

 <\/p>\n

Diante do pragmatismo da pol\u00edtica, onde est\u00e1 o certo, onde est\u00e1 o errado? O que fazer quando um deles transgride as regras mais elementares, trai princ\u00edpios e o protagonismo avan\u00e7a o sinal?<\/span><\/p>\n

Com idealiza\u00e7\u00e3o, adapta\u00e7\u00e3o e dire\u00e7\u00e3o de Daniel Dias da Silva e expressivas interpreta\u00e7\u00f5es de Thelmo Fernandes e Cl\u00e1udio Gabriel, o texto Dignidade<\/i>, do catal\u00e3o Ignasi Vidal, \u00e9 um jogo de xadrez: cada pe\u00e7a \u00e9 movimentada homeopaticamente no intuito de desvendar as duvidosas e esp\u00farias rela\u00e7\u00f5es contaminadas pelo individualismo que atropelam a moral. A cad\u00eancia da pe\u00e7a \u00e9 soberba. O autor tem pleno dom\u00ednio sobre o ritmo de cada cena e o timing perfeito de quando, como e onde introduzir as informa\u00e7\u00f5es que formam um patchwork bem condimentado de reflex\u00f5es sobre os di\u00e1logos, que v\u00e3o num crescente de tal magnitude at\u00e9 chegar \u00e0 catarse final.<\/span><\/p>\n

Os dois atores est\u00e3o numa comunh\u00e3o quase lit\u00fargica durante todo o espet\u00e1culo; n\u00e3o h\u00e1 um momento sequer que se perceba uma vacilada ou uma for\u00e7ada de barra. Thelmo e Cl\u00e1udio se equivalem em g\u00eanero, n\u00famero e grau. Experientes & matreiros, ambos jogam abertamente, al\u00e7ando a alturas insuspeitadas as personalidades e car\u00e1ter de seus personagens. Existe um equil\u00edbrio na dramaturgia poucas vezes visto no palco. Nesse desafio ret\u00f3rico, predomina o bom senso l\u00fadico, onde cada qual ataca e se defende por conta pr\u00f3pria de acordo com suas convic\u00e7\u00f5es. Eles competem, pelejam e combatem de igual para igual com habilidade e destreza. H\u00e1 manipula\u00e7\u00e3o, trapa\u00e7as e artimanhas nesse engenhoso ardil. H\u00e1 mal\u00edcia e sutilezas.<\/span><\/p>\n

Mas h\u00e1 tamb\u00e9m oscila\u00e7\u00f5es devidas principalmente a uma adapta\u00e7\u00e3o question\u00e1vel. Que mal faria se o texto fosse encenado de acordo com o original, sem as consequentes cita\u00e7\u00f5es abrasileiradas? Ser\u00e1 realmente indispens\u00e1vel trocar de pa\u00eds para que o espectador entenda uma trama t\u00e3o universal e atemporal? A partir do momento em que o adaptador coloca refer\u00eancias como: Foi em S\u00e3o Paulo que eu me encontrei com um pol\u00edtico idoso que precisava de meu apoio <\/i>ou Nos encontramos <\/i>n<\/i>um restaurante muito caro de Ilha Bela para acertarmos a propina <\/i>ou ainda Iremos junto<\/i>s<\/i> rumo ao Planalto<\/i>, a pe\u00e7a envereda por circunst\u00e2ncias amb\u00edguas, pois embaralha e confunde o espectador. N\u00e3o seria melhor que esses encontros tivessem lugar numa confeitaria das Ramblas ou no Barrio G\u00f3tico ou nas imedia\u00e7\u00f5es da Casa Mil\u00e0, redutos que o catal\u00e3o conhece bem e que provavelmente existem no original?<\/span><\/p>\n

Afinal, nessas circunst\u00e2ncias, imagina-se em qual partido pol\u00edtico brasileiro estaria se desenrolando essa conversa sobre \u00e9tica e transpar\u00eancia. No PL? No PSDB, no Republicanos, no Uni\u00e3o Brasil?<\/span><\/p>\n

Shakespeare (\u00e9 s\u00f3 um exemplo) nunca teve esses problemas em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s suas encena\u00e7\u00f5es. Ningu\u00e9m acreditaria se Romeu e Julieta se encontrassem num boteco da Praia Grande ou Ricardo III declamasse seu famoso mon\u00f3logo Meu Reino por um cavalo <\/i>no Posto Nove de Ipanema ou na praia do Arpoador.<\/span><\/p>\n

Por que existe ent\u00e3o essa compuls\u00e3o de adaptar o texto de um espanhol, partindo do pressuposto de que o di\u00e1logo poderia ser em qualquer localidade do mundo?<\/span><\/p>\n

O Brasil est\u00e1 num momento muito delicado. Depois das elei\u00e7\u00f5es que deram a presid\u00eancia a Lula contra todo um conjunto de for\u00e7as que tentam impedir que exer\u00e7a suas fun\u00e7\u00f5es (mercado financeiro e imprensa inclusos), \u00e9 necess\u00e1ria muita cautela ao reunir teatro com pol\u00edtica, principalmente se a pe\u00e7a termina com um discurso d\u00fabio e evasivo do assessor assassino que promete mudan\u00e7as de forma declaradamente hip\u00f3crita.<\/span><\/p>\n

Quem promete mudan\u00e7as \u00e9 o PT e isso pode confundir o espetador mais desatento.<\/span><\/p>\n

Ningu\u00e9m \u00e9 t\u00e3o ing\u00eanuo de achar que n\u00e3o existe corrup\u00e7\u00e3o na Espanha, tanto que o rei de l\u00e1 foi pego com a boca na botija faz pouco tempo e saiu correndo, exilando-se em outro pa\u00eds, mas tamb\u00e9m \u00e9 verdade que l\u00e1 existem partidos de verdade, uns mais \u00e0 direita, outros mais \u00e0 esquerda, e todos eles com programas definidos; uns s\u00e3o mais conservadores, outros mais progressistas, existem os que prometem lutar contra o uso indiscriminado de combust\u00edvel f\u00f3ssil e se empenham em batalhar por fonte de energia renov\u00e1vel. Por outro lado, alguns exigem a\u00e7\u00e3o mais dr\u00e1stica contra os refugiados e, ao mesmo tempo, pretendem diminuir os impostos.<\/span><\/p>\n

Ou seja, isso \u00e9 pol\u00edtica, o que n\u00e3o existe no Brasil, que \u00e9 uma quizumba generalizada de 35 partidos que formam um bloco coeso de balc\u00e3o de neg\u00f3cios. Recebem e dividem as propinas equitativamente sem o menor resqu\u00edcio de \u00e9tica, honradez ou dec\u00eancia.<\/span><\/p>\n

Salvo isso, Dignidade<\/i> \u00e9 irretoc\u00e1vel, uma pe\u00e7a que exige aten\u00e7\u00e3o redobrada em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s interpreta\u00e7\u00f5es sublimes do dois atores, que praticam o amor ao teatro honestamente.<\/span><\/p>\n

Dignidade\u00a0<\/strong><\/em>est\u00e1 em temporada na Arena do Sesc Copacabana at\u00e9 18 de dezembro. Informa\u00e7\u00f5es, ficha t\u00e9cnica, endere\u00e7o, hor\u00e1rio, pre\u00e7os etc. est\u00e3o em https:\/\/teatrohoje.com.br\/2022\/11\/21\/dignidade\/<\/strong><\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

A rigor, uma conversa entre o presidente de um partido pol\u00edtico e seu mais eminente assessor poderia acontecer em qualquer pa\u00eds do mundo em qualquer \u00e9poca sob as mais variadas condi\u00e7\u00f5es, mesmo porque eles falam em propina, lisura no trato dos investimentos, transpar\u00eancia, \u00e9tica, ambi\u00e7\u00e3o, os limites da amizade entre duas figuras p\u00fablicas e seus consequentes questionamentos de ordem pr\u00e1tica.   Diante do pragmatismo da pol\u00edtica, onde est\u00e1 o certo, onde est\u00e1 o errado? O que fazer quando um deles transgride as regras mais elementares, trai princ\u00edpios e o protagonismo avan\u00e7a o sinal? Com idealiza\u00e7\u00e3o, adapta\u00e7\u00e3o e dire\u00e7\u00e3o de Daniel Dias da Silva e expressivas interpreta\u00e7\u00f5es de Thelmo Fernandes e Cl\u00e1udio Gabriel, o texto Dignidade, do catal\u00e3o Ignasi Vidal, \u00e9 um jogo de xadrez: cada pe\u00e7a \u00e9 movimentada homeopaticamente no intuito de desvendar as duvidosas e esp\u00farias rela\u00e7\u00f5es contaminadas pelo individualismo que atropelam a moral. A cad\u00eancia da pe\u00e7a \u00e9 soberba. O autor tem pleno dom\u00ednio sobre o ritmo de cada cena e o timing perfeito de quando, como e onde introduzir as informa\u00e7\u00f5es que formam um patchwork bem condimentado de reflex\u00f5es sobre os di\u00e1logos, que v\u00e3o num crescente de tal magnitude at\u00e9 chegar \u00e0 catarse final. Os dois atores est\u00e3o numa comunh\u00e3o quase lit\u00fargica durante todo o espet\u00e1culo; n\u00e3o h\u00e1 um momento sequer que se perceba uma vacilada ou uma for\u00e7ada de barra. Thelmo e Cl\u00e1udio se equivalem em g\u00eanero, n\u00famero e grau. Experientes & matreiros, ambos jogam abertamente, al\u00e7ando a alturas insuspeitadas as personalidades e car\u00e1ter de seus personagens. Existe um equil\u00edbrio na dramaturgia poucas vezes visto no palco. Nesse desafio ret\u00f3rico, predomina o bom senso l\u00fadico, onde cada qual ataca e se defende por conta pr\u00f3pria de acordo com suas convic\u00e7\u00f5es. Eles competem, pelejam e combatem de igual para igual com habilidade e destreza. H\u00e1 manipula\u00e7\u00e3o, trapa\u00e7as e artimanhas nesse engenhoso ardil. H\u00e1 mal\u00edcia e sutilezas. Mas h\u00e1 tamb\u00e9m oscila\u00e7\u00f5es devidas principalmente a uma adapta\u00e7\u00e3o question\u00e1vel. Que mal faria se o texto fosse encenado de acordo com o original, sem as consequentes cita\u00e7\u00f5es abrasileiradas? Ser\u00e1 realmente indispens\u00e1vel trocar de pa\u00eds para que o espectador entenda uma trama t\u00e3o universal e atemporal? A partir do momento em que o adaptador coloca refer\u00eancias como: Foi em S\u00e3o Paulo que eu me encontrei com um pol\u00edtico idoso que precisava de meu apoio ou Nos encontramos num restaurante muito caro de Ilha Bela para acertarmos a propina ou ainda Iremos juntos rumo ao Planalto, a pe\u00e7a envereda por circunst\u00e2ncias amb\u00edguas, pois embaralha e confunde o espectador. N\u00e3o seria melhor que esses encontros tivessem lugar numa confeitaria das Ramblas ou no Barrio G\u00f3tico ou nas imedia\u00e7\u00f5es da Casa Mil\u00e0, redutos que o catal\u00e3o conhece bem e que provavelmente existem no original? Afinal, nessas circunst\u00e2ncias, imagina-se em qual partido pol\u00edtico brasileiro estaria se desenrolando essa conversa sobre \u00e9tica e transpar\u00eancia. No PL? No PSDB, no Republicanos, no Uni\u00e3o Brasil? Shakespeare (\u00e9 s\u00f3 um exemplo) nunca teve esses problemas em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s suas encena\u00e7\u00f5es. Ningu\u00e9m acreditaria se Romeu e Julieta se encontrassem num boteco da Praia Grande ou Ricardo III declamasse seu famoso mon\u00f3logo Meu Reino por um cavalo no Posto Nove de Ipanema ou na praia do Arpoador. Por que existe ent\u00e3o essa compuls\u00e3o de adaptar o texto de um espanhol, partindo do pressuposto de que o di\u00e1logo poderia ser em qualquer localidade do mundo? O Brasil est\u00e1 num momento muito delicado. Depois das elei\u00e7\u00f5es que deram a presid\u00eancia a Lula contra todo um conjunto de for\u00e7as que tentam impedir que exer\u00e7a suas fun\u00e7\u00f5es (mercado financeiro e imprensa inclusos), \u00e9 necess\u00e1ria muita cautela ao reunir teatro com pol\u00edtica, principalmente se a pe\u00e7a termina com um discurso d\u00fabio e evasivo do assessor assassino que promete mudan\u00e7as de forma declaradamente hip\u00f3crita. Quem promete mudan\u00e7as \u00e9 o PT e isso pode confundir o espetador mais desatento. Ningu\u00e9m \u00e9 t\u00e3o ing\u00eanuo de achar que n\u00e3o existe corrup\u00e7\u00e3o na Espanha, tanto que o rei de l\u00e1 foi pego com a boca na botija faz pouco tempo e saiu correndo, exilando-se em outro pa\u00eds, mas tamb\u00e9m \u00e9 verdade que l\u00e1 existem partidos de verdade, uns mais \u00e0 direita, outros mais \u00e0 esquerda, e todos eles com programas definidos; uns s\u00e3o mais conservadores, outros mais progressistas, existem os que prometem lutar contra o uso indiscriminado de combust\u00edvel f\u00f3ssil e se empenham em batalhar por fonte de energia renov\u00e1vel. Por outro lado, alguns exigem a\u00e7\u00e3o mais dr\u00e1stica contra os refugiados e, ao mesmo tempo, pretendem diminuir os impostos. Ou seja, isso \u00e9 pol\u00edtica, o que n\u00e3o existe no Brasil, que \u00e9 uma quizumba generalizada de 35 partidos que formam um bloco coeso de balc\u00e3o de neg\u00f3cios. Recebem e dividem as propinas equitativamente sem o menor resqu\u00edcio de \u00e9tica, honradez ou dec\u00eancia. Salvo isso, Dignidade \u00e9 irretoc\u00e1vel, uma pe\u00e7a que exige aten\u00e7\u00e3o redobrada em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s interpreta\u00e7\u00f5es sublimes do dois atores, que praticam o amor ao teatro honestamente. Dignidade\u00a0est\u00e1 em temporada na Arena do Sesc Copacabana at\u00e9 18 de dezembro. 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Com idealiza\u00e7\u00e3o, adapta\u00e7\u00e3o e dire\u00e7\u00e3o de Daniel Dias da Silva e expressivas interpreta\u00e7\u00f5es de Thelmo Fernandes e Cl\u00e1udio Gabriel, o texto Dignidade, do catal\u00e3o Ignasi Vidal, \u00e9 um jogo de xadrez: cada pe\u00e7a \u00e9 movimentada homeopaticamente no intuito de desvendar as duvidosas e esp\u00farias rela\u00e7\u00f5es contaminadas pelo individualismo que atropelam a moral. A cad\u00eancia da pe\u00e7a \u00e9 soberba. O autor tem pleno dom\u00ednio sobre o ritmo de cada cena e o timing perfeito de quando, como e onde introduzir as informa\u00e7\u00f5es que formam um patchwork bem condimentado de reflex\u00f5es sobre os di\u00e1logos, que v\u00e3o num crescente de tal magnitude at\u00e9 chegar \u00e0 catarse final. Os dois atores est\u00e3o numa comunh\u00e3o quase lit\u00fargica durante todo o espet\u00e1culo; n\u00e3o h\u00e1 um momento sequer que se perceba uma vacilada ou uma for\u00e7ada de barra. Thelmo e Cl\u00e1udio se equivalem em g\u00eanero, n\u00famero e grau. Experientes & matreiros, ambos jogam abertamente, al\u00e7ando a alturas insuspeitadas as personalidades e car\u00e1ter de seus personagens. Existe um equil\u00edbrio na dramaturgia poucas vezes visto no palco. Nesse desafio ret\u00f3rico, predomina o bom senso l\u00fadico, onde cada qual ataca e se defende por conta pr\u00f3pria de acordo com suas convic\u00e7\u00f5es. Eles competem, pelejam e combatem de igual para igual com habilidade e destreza. H\u00e1 manipula\u00e7\u00e3o, trapa\u00e7as e artimanhas nesse engenhoso ardil. H\u00e1 mal\u00edcia e sutilezas. Mas h\u00e1 tamb\u00e9m oscila\u00e7\u00f5es devidas principalmente a uma adapta\u00e7\u00e3o question\u00e1vel. Que mal faria se o texto fosse encenado de acordo com o original, sem as consequentes cita\u00e7\u00f5es abrasileiradas? Ser\u00e1 realmente indispens\u00e1vel trocar de pa\u00eds para que o espectador entenda uma trama t\u00e3o universal e atemporal? A partir do momento em que o adaptador coloca refer\u00eancias como: Foi em S\u00e3o Paulo que eu me encontrei com um pol\u00edtico idoso que precisava de meu apoio ou Nos encontramos num restaurante muito caro de Ilha Bela para acertarmos a propina ou ainda Iremos juntos rumo ao Planalto, a pe\u00e7a envereda por circunst\u00e2ncias amb\u00edguas, pois embaralha e confunde o espectador. N\u00e3o seria melhor que esses encontros tivessem lugar numa confeitaria das Ramblas ou no Barrio G\u00f3tico ou nas imedia\u00e7\u00f5es da Casa Mil\u00e0, redutos que o catal\u00e3o conhece bem e que provavelmente existem no original? Afinal, nessas circunst\u00e2ncias, imagina-se em qual partido pol\u00edtico brasileiro estaria se desenrolando essa conversa sobre \u00e9tica e transpar\u00eancia. No PL? No PSDB, no Republicanos, no Uni\u00e3o Brasil? 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Com idealiza\u00e7\u00e3o, adapta\u00e7\u00e3o e dire\u00e7\u00e3o de Daniel Dias da Silva e expressivas interpreta\u00e7\u00f5es de Thelmo Fernandes e Cl\u00e1udio Gabriel, o texto Dignidade, do catal\u00e3o Ignasi Vidal, \u00e9 um jogo de xadrez: cada pe\u00e7a \u00e9 movimentada homeopaticamente no intuito de desvendar as duvidosas e esp\u00farias rela\u00e7\u00f5es contaminadas pelo individualismo que atropelam a moral. A cad\u00eancia da pe\u00e7a \u00e9 soberba. O autor tem pleno dom\u00ednio sobre o ritmo de cada cena e o timing perfeito de quando, como e onde introduzir as informa\u00e7\u00f5es que formam um patchwork bem condimentado de reflex\u00f5es sobre os di\u00e1logos, que v\u00e3o num crescente de tal magnitude at\u00e9 chegar \u00e0 catarse final. Os dois atores est\u00e3o numa comunh\u00e3o quase lit\u00fargica durante todo o espet\u00e1culo; n\u00e3o h\u00e1 um momento sequer que se perceba uma vacilada ou uma for\u00e7ada de barra. Thelmo e Cl\u00e1udio se equivalem em g\u00eanero, n\u00famero e grau. Experientes & matreiros, ambos jogam abertamente, al\u00e7ando a alturas insuspeitadas as personalidades e car\u00e1ter de seus personagens. Existe um equil\u00edbrio na dramaturgia poucas vezes visto no palco. Nesse desafio ret\u00f3rico, predomina o bom senso l\u00fadico, onde cada qual ataca e se defende por conta pr\u00f3pria de acordo com suas convic\u00e7\u00f5es. Eles competem, pelejam e combatem de igual para igual com habilidade e destreza. H\u00e1 manipula\u00e7\u00e3o, trapa\u00e7as e artimanhas nesse engenhoso ardil. H\u00e1 mal\u00edcia e sutilezas. Mas h\u00e1 tamb\u00e9m oscila\u00e7\u00f5es devidas principalmente a uma adapta\u00e7\u00e3o question\u00e1vel. Que mal faria se o texto fosse encenado de acordo com o original, sem as consequentes cita\u00e7\u00f5es abrasileiradas? 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Quem promete mudan\u00e7as \u00e9 o PT e isso pode confundir o espetador mais desatento. Ningu\u00e9m \u00e9 t\u00e3o ing\u00eanuo de achar que n\u00e3o existe corrup\u00e7\u00e3o na Espanha, tanto que o rei de l\u00e1 foi pego com a boca na botija faz pouco tempo e saiu correndo, exilando-se em outro pa\u00eds, mas tamb\u00e9m \u00e9 verdade que l\u00e1 existem partidos de verdade, uns mais \u00e0 direita, outros mais \u00e0 esquerda, e todos eles com programas definidos; uns s\u00e3o mais conservadores, outros mais progressistas, existem os que prometem lutar contra o uso indiscriminado de combust\u00edvel f\u00f3ssil e se empenham em batalhar por fonte de energia renov\u00e1vel. Por outro lado, alguns exigem a\u00e7\u00e3o mais dr\u00e1stica contra os refugiados e, ao mesmo tempo, pretendem diminuir os impostos. 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