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{"id":100440,"date":"2021-12-29T10:06:29","date_gmt":"2021-12-29T13:06:29","guid":{"rendered":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/?p=100440"},"modified":"2022-01-03T18:51:18","modified_gmt":"2022-01-03T21:51:18","slug":"willy-loman-reside-no-nosso-medo-mais-profundo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/2021\/12\/29\/willy-loman-reside-no-nosso-medo-mais-profundo\/","title":{"rendered":"Willy Loman reside no nosso medo mais profundo"},"content":{"rendered":"

Especial\/<\/b><\/span>Dramaturgias<\/b><\/span><\/h2>\n

Willy Loman reside no nosso medo mais profundo<\/b><\/span><\/h1>\n

Avelino Alves<\/span><\/h4>\n

 <\/p>\n

Num dia qualquer, um simples e an\u00f4nimo caixeiro-viajante chega em casa, em Nova York (EUA). Cansado, os ombros curvados, carrega duas malas, dessas de vendedores que passam de cidade em cidade como representantes comerciais. <\/span><\/h4>\n

A mulher o recebe com euforia e carinho. Ele est\u00e1 esgotado e inseguro. Diz a ela que n\u00e3o consegue mais viajar pelas cidades da Nova Inglaterra, exercendo uma atividade que j\u00e1 dura mais de tr\u00eas d\u00e9cadas e o sugou at\u00e9 o talo. <\/span><\/h4>\n

Motivo: n\u00e3o conhece mais ningu\u00e9m na estrada, seu carro \u00e0s vezes sai da pista tamanha \u00e9 a sua desaten\u00e7\u00e3o. E as pra\u00e7as, que antes o recebiam com respeito e considera\u00e7\u00e3o, deixaram os rapap\u00e9s de lado. Isso quando se dignam a atend\u00ea-lo.<\/span><\/h4>\n

Consequentemente, sua comiss\u00e3o est\u00e1 \u00e0 beira de minguar. Ele teme perder emprego e ver os boletos da fam\u00edlia se acumularem.<\/span><\/h4>\n

A mulher contemporiza. Talvez o marido precise de f\u00e9rias, uns dias de descanso pelo menos, a fim de repor as energias. Ele sabe que n\u00e3o. E sintetiza sua dor na frase inicial da pe\u00e7a: \u201c(…) Voc\u00ea imagina, eu olhando a paisagem, na estrada toda a semana a minha vida inteira. E de repente estava saindo da estrada! Imagina voc\u00ea, eu esqueci completamente que estava dirigindo. Ent\u00e3o dei partida outra vez… e cinco minutos depois estava sonhando de novo e quase… Eu penso cada coisa, cada coisa estranha.\u201d<\/span><\/h4>\n

\u00c9 desta forma po\u00e9tica e amarga que come\u00e7a a saga de Willy Loman, personagem principal da pe\u00e7a <\/span>A morte do caixeiro-viajante<\/i><\/span>. Casado com a compreensiva Linda e pai de dois filhos sonhadores e fracassados como ele \u2013 Biff e Happy \u2013 durante dois atos e um r\u00e9quiem, o dramaturgo norte-americano Arthur Asher Miller (1915-2005) dissecar\u00e1 o medo embutido na classe m\u00e9dia norte-americana, qual seja o de n\u00e3o conseguir honrar a hipoteca da casa pr\u00f3pria, acreditar como uma crian\u00e7a no sonho americano e ver seus devaneios de uma sociedade justa irem por terra por conta da indiferen\u00e7a das grandes corpora\u00e7\u00f5es que costumam dar uma grande banana quando a pessoa come\u00e7a a envelhecer. <\/span><\/h4>\n

Willy sabe que seus dias de gl\u00f3ria v\u00e3 est\u00e3o contados. Ancorado no pr\u00f3prio sonho de encaminhar os filhos para o futuro, dar conforto dom\u00e9stico \u00e0 mulher e ser amado por outros caixeiros-viajantes, granjeando respeito e dinheiro, o personagem percorre a pe\u00e7a expondo as v\u00edsceras da desilus\u00e3o de um homem comum, um simples vendedor tragado pelo fracasso, que queria ser parecido com os caixeiros-viajantes que fizeram hist\u00f3ria antes dele. Contudo, tem que dar m\u00e3o \u00e0 palmat\u00f3ria. Ele morrer\u00e1 na praia afogado em suas pr\u00f3prias fantasias.<\/span><\/h4>\n

Motivos para a derrocada se acumulam. N\u00e3o tem respeito dos dois rebentos, que o acusam de ter mania de grandeza, \u00e9 tratado com piedade pela esposa, as pra\u00e7as de venda por onde passa n\u00e3o o reconhecem mais e vive seu cotidiano silencioso e amargo de um sucesso que foi esperado<\/span>,<\/span> mas simplesmente insistiu em n\u00e3o acontecer. <\/span><\/h4>\n

Willy foi mo\u00eddo pela maquinaria perversa das empresas que investem em jovens-laranja, chupam seu sumo at\u00e9 o limite e depois os abandonam ressecados \u00e0 margem da vida quando come\u00e7am a ficar improdutivos. A pe\u00e7a \u00e9 quase um longo poema sobre a frustra\u00e7\u00e3o da vida e o balan\u00e7o nem sempre generoso que fazemos de nossa trajet\u00f3ria quando estamos em vias de nos aposentar. <\/span><\/h4>\n

O caixeiro-viajante sempre temeu perder a casa, n\u00e3o honrar seus compromissos estava entre seus piores pesadelos e sua exist\u00eancia foi marcada pelo medo de se olhar no espelho e perceber, enfim, que foi enganado e n\u00e3o era t\u00e3o autoconfiante como sempre apregoava. Quem n\u00e3o conhece uma hist\u00f3ria assim? Willy Loman reside em todos n\u00f3s. <\/span><\/h4>\n

Identificou-se? Provavelmente. Essa pe\u00e7a poderia ter sido escrita por um brasileiro j\u00e1 que dentre os nossos sonhos \u2013 e que em geral se tornam pesadelos \u2013 ter a casa pr\u00f3pria nos envelhece e muitas vezes nos leva antes do tempo \u00e0 cidade dos p\u00e9s juntos. <\/span><\/h4>\n

\u00c9, amigos, muitas vezes passamos uma vida inteira pagando as paredes de uma casa que, no sentido figurado, acaba sendo o t\u00famulo dos nossos desejos e o p\u00f3dio para nossas derrotas. N\u00e3o falamos isso, tampouco defendemos essa tese. <\/span><\/h4>\n

A raz\u00e3o \u00e9 simples, quase prosaica. O show n\u00e3o pode parar e, de certa forma, mesmo an\u00f4nimos, fazemos parte dele. O medo que ronda os norte-americanos e \u00e9 sussurrado entre os len\u00e7\u00f3is dos casais atende por \u2018hipoteca\u2019. Aqui, o pesadelo muda de nome, entope as art\u00e9rias e treslouca o cotidiano. Contudo, a navalhada na carne, e que tamb\u00e9m atinge o osso, \u00e9 a mesma. Chama-se \u2018financiamento da casa pr\u00f3pria\u2019. <\/span><\/h4>\n

Em 1956, o dramaturgo e novelista brasileiro Jorge Andrade (1922-1984) desembarcou nos EUA e se encontrou com seu colega de of\u00edcio. Recebeu do dramaturgo norte-americano um conselho curto e grosso: \u201cVolte para seu pa\u00eds e procure descobrir por que os homens s\u00e3o o que s\u00e3o e n\u00e3o o que gostariam de ser, e escreva sobre a diferen\u00e7a\u201d.<\/span><\/h4>\n

Miller sabia muito bem o que estava dizendo. Tinha escrito <\/span>A morte do caixeiro-viajante<\/i><\/span> em 1949, em um m\u00eas e meio, com apenas 33 anos, e papado os principais pr\u00eamios oferecidos ao g\u00eanero: <\/span>o Pulitzer, o dos Cr\u00edticos de Teatro de Nova York e o Tony, uma esp\u00e9cie de Oscar do meio teatral. A estreia na Broadway, sob a batuta do lend\u00e1rio cineasta Elia Kazan, eletrizou cr\u00edtica e p\u00fablico. <\/span><\/h4>\n

Confesso que conselho desse quilate acerca da complexidade do ser humano e o que deve ser explorado no fazer teatral s\u00f3 vi recentemente \u2013 e, claro, em outro contexto \u2013 em uma s\u00e9rie mexicana na Netflix, <\/span>Narcos<\/i><\/span>, onde um velho traficante ensina a um jovem aspirante ao mundo do crime a receita infal\u00edvel para subjugar: quando quiser dominar um homem, n\u00e3o considere o que ele quer, mas sim o que necessita. <\/span><\/h4>\n

Digo, sem medo, que esses dois conselhos a\u00ed em cima s\u00e3o certamente a chave para entender a alma do personagem principal de Miller, o atormentado Willy, que entregou 34 anos de sua vida a uma empresa, acreditou no <\/span>american way of life<\/i><\/span> e v\u00ea sua vida desmoronar quando perde o emprego, assiste pasmado o fracasso sentimental e profissional dos filhos e agarra-se \u00e0 esposa sonhadora para n\u00e3o desmoronar de vez. <\/span><\/h4>\n

O medo humano rende uma mat\u00e9ria-prima e tanto quando os dramaturgos suspendem suas pseudo-experi\u00eancias est\u00e9ticas e optam por colocar o homem comum no palco. \u00c9 por essa raz\u00e3o que o teatro norte-americano e, de quebra, o brasileiro, dos anos 1950 continua insuper\u00e1vel. <\/span><\/h4>\n

De l\u00e1 para c\u00e1, na minha modesta opini\u00e3o, tivemos coisas muito boas como experimenta\u00e7\u00e3o teatral. Todavia, lidar com o of\u00edcio desta forma serviu mal e mal para azeitar o ego de diretores e atores. O que fica na arte, sempre, \u00e9 uma hist\u00f3ria contada com come\u00e7o, meio e fim. Isso porque essa \u00e9 a hist\u00f3ria de todo homem sobre a face da Terra. Pense a\u00ed com seus bot\u00f5es por que se foge do teatro feito no Brasil como o diabo da cruz e por que forma\u00e7\u00e3o de p\u00fablico, nessa \u00e1rea, \u00e9 um sonho quase imposs\u00edvel.<\/span><\/h4>\n

A saga de Miller<\/b><\/span><\/h4>\n

Isadore, o pai do dramaturgo, confeccionava casacos e era um empres\u00e1rio de sucesso. A m\u00e3e, Augusta, lecionava. A vida da fam\u00edlia, em Nova York, era confort\u00e1vel.<\/span><\/h4>\n

Enfrentaram, por\u00e9m, o estouro da Bolsa, em 1929, o que fez a fortuna da fam\u00edlia virar p\u00f3. Miller ficou sem dinheiro para pagar a universidade e, por isso, trabalhou em diversos empregos \u2013 motorista de caminh\u00e3o, gar\u00e7om, marinheiro e empacotador em uma empresa de autope\u00e7as \u2013 at\u00e9 conseguir entrar na Universidade de Michigan. Nela, venceu alguns concursos de dramaturgia.<\/span><\/h4>\n

E foi um desses que, ao premiar uma pe\u00e7a sua, levou o jovem dramaturgo \u00e0 Broadway, em 1944. A pe\u00e7a se chamava <\/span>O homem que teve toda a sorte<\/i><\/span>. A cr\u00edtica ignorou, o p\u00fablico fugiu e a pe\u00e7a naufragou. <\/span><\/h4>\n

Arthur Miller, no entanto, n\u00e3o desistiu. Tr\u00eas anos depois embolsaria seu primeiro Tony de melhor autor com <\/span>Todos os meus filhos<\/i><\/span>. <\/span><\/h4>\n

A consagra\u00e7\u00e3o mesmo viria em 1949. Cr\u00edtica e p\u00fablico se renderiam em un\u00edssono \u00e0 hist\u00f3ria tr\u00e1gica do caixeiro-viajante Willy Loman, seus devaneios (a pe\u00e7a \u00e9 um emaranhado genial de <\/span>flashbacks<\/i><\/span> muito bem amarrados), sua solid\u00e3o e, claro, a decis\u00e3o pela morte planejada com o \u00fanico objetivo de permitir \u00e0 fam\u00edlia embolsar a grana do seguro e, com parte do dinheiro, quitar a hipoteca. <\/span><\/h4>\n

A vida pessoal do dramaturgo tamb\u00e9m foi um carrossel de emo\u00e7\u00f5es. Casou-se tr\u00eas vezes. Primeiro com Mary Slattery, depois com nada menos que Marilyn Monroe, a diva tr\u00e1gica de Hollywood. E, por fim, com a fot\u00f3grafa Inge Morath. A primeira e \u00faltima mulher deram a Miller, cada uma, dois filhos. <\/span><\/h4>\n

Dizem as m\u00e1s-l\u00ednguas que a pe\u00e7a <\/span>Depois da Queda<\/i><\/span> era uma alus\u00e3o \u00e0s car\u00eancias afetivas da bel\u00edssima Marilyn. Ele foi acusado de se aproveitar da trag\u00e9dia da ex-mulher e trabalhar sua autopromo\u00e7\u00e3o, faturando em cima de um cad\u00e1ver. Miller passou a vida negando, mas a cr\u00edtica foi impiedosa e cravou a narrativa como verdadeira. N\u00e3o sem deixar de mencionar, justi\u00e7a seja feita, que os cinco anos passados ao lado de Marilyn foram improf\u00edcuos e atormentados. <\/span><\/h4>\n

Verdade ou n\u00e3o, resumindo, a pe\u00e7a conta a hist\u00f3ria de um advogado famoso chamado Quentin que se relaciona com uma jovem cantora de nome Maggie, carente \u00e0 medula e propensa \u00e0 destrui\u00e7\u00e3o. <\/span><\/h4>\n

Todo o trabalho de Miller foi uma feroz cr\u00edtica \u00e0 sociedade, falta de liberdade e den\u00fancia de persegui\u00e7\u00e3o aos comunistas. <\/span><\/h4>\n

Em 1956 foi dedurado por Kazan de ser simp\u00e1tico aos comunistas e participar de suas reuni\u00f5es. Por isso, teve que se apresentar no tenebroso e irasc\u00edvel <\/span>Comit\u00ea de Atividades Antiamericanas da C\u00e2mara (HUAC)<\/span> presidido por Joseph McCarthy (1908-1957), senador pelo Estado de Wisconsin. <\/span><\/h4>\n

Miller teve que engolir um duro processo por se recusar a responder \u00e0s perguntas sobre quem em Hollywood era ou n\u00e3o de esquerda e participava de reuni\u00f5es clandestinas com os comunistas. Para se ter ideia do quanto Miller flertava com tend\u00eancias esquerdistas, suas pe\u00e7as eram proibidas na finada Uni\u00e3o Sovi\u00e9tica. <\/span><\/h4>\n

Por essa teimosia, vista pelos pol\u00edticos como um desrespeito e uma afronta ao comit\u00ea, o dramaturgo foi sentenciado a 30 dias de xilindr\u00f3. Cumpriu a condena\u00e7\u00e3o em meio aos holofotes e barulho da imprensa, certamente cheio de orgulho pela pr\u00f3pria conduta. Depois, entrou com um processo e lutou at\u00e9 o fim para que sua inoc\u00eancia fosse provada. A papelada, claro, foi arquivada e ele saiu absolvido do <\/span>imbr\u00f3glio<\/i><\/span>. <\/span><\/h4>\n

Tr\u00eas anos antes tinha escrito <\/span>As bruxas de Sal\u00e9m<\/i><\/span>, sobre <\/span>a <\/span>ca\u00e7a \u00e0s bruxas nos EUA. O <\/span>establishment<\/i><\/span> havia captado a mensagem subliminar deste e de seus textos anteriores, onde dissecava as ilus\u00f5es e o autoritarismo, os pilares da sociedade americana, e ficou de olho no dramaturgo. <\/span><\/h4>\n

Para quem n\u00e3o sabe, ou nunca ouviu falar, os julgamentos contra as bruxas de Sal\u00e9m ocorreram em Massachusetts (EUA). Todo o espet\u00e1culo dantesco durou um ano (1693-1694) e envolveu 200 acusados. Destes, 30 foram culpados e 19 conheceram a forca. Para bom entendedor, a escolha de um tema por um escritor j\u00e1 serve como meia palavra. <\/span><\/h4>\n

Quem na minha opini\u00e3o melhor definiu a genialidade do dramaturgo norte-americano foi o cr\u00edtico S\u00e1bato Magaldi (1927-2016) que, na valios\u00edssima cole\u00e7\u00e3o Teatro Vivo, da Abril Cultural, foi lapidar ao falar d\u2019<\/span>A morte do caixeiro-viajante<\/i><\/span>: \u201cDesde o destemor com que explora o notici\u00e1rio jornal\u00edstico at\u00e9 o aproveitamento da cr\u00f4nica hist\u00f3rica, Arthur Miller revela suas ra\u00edzes fincadas no realismo. Um realismo moderno e saud\u00e1vel, que n\u00e3o esquece ser o homem o instrumento do teatro, e um homem tanto mais completo quanto melhor testemunha a epopeia terrena.\u201d<\/span><\/h4>\n

O dramaturgo morreu em 10 de fevereiro de 2005 de c\u00e2ncer e problemas card\u00edacos, com belos e bem vividos 89 anos, em sua fazenda em Roxbury (Connecticut\/EUA). <\/span><\/h4>\n

Dentre as muitas frases lapidares que criou, a que mais me fascina \u00e9 a que diz que o teatro n\u00e3o pode desaparecer porque \u00e9 a \u00fanica arte que permite \u00e0 Humanidade enfrentar-se a si mesma. Willy Loman que o diga. Miller o colocou no palco para que, \u00e0 nossa maneira, despert\u00e1ssemos das nossas ilus\u00f5es pueris. <\/span><\/h4>\n

Avelino Alves \u00e9 dramaturgo<\/i><\/span>. <\/span><\/h4>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Especial\/Dramaturgias Willy Loman reside no nosso medo mais profundo Avelino Alves   Num dia qualquer, um simples e an\u00f4nimo caixeiro-viajante chega em casa, em Nova York (EUA). Cansado, os ombros curvados, carrega duas malas, dessas de vendedores que passam de cidade em cidade como representantes comerciais. A mulher o recebe com euforia e carinho. Ele est\u00e1 esgotado e inseguro. Diz a ela que n\u00e3o consegue mais viajar pelas cidades da Nova Inglaterra, exercendo uma atividade que j\u00e1 dura mais de tr\u00eas d\u00e9cadas e o sugou at\u00e9 o talo. Motivo: n\u00e3o conhece mais ningu\u00e9m na estrada, seu carro \u00e0s vezes sai da pista tamanha \u00e9 a sua desaten\u00e7\u00e3o. E as pra\u00e7as, que antes o recebiam com respeito e considera\u00e7\u00e3o, deixaram os rapap\u00e9s de lado. Isso quando se dignam a atend\u00ea-lo. Consequentemente, sua comiss\u00e3o est\u00e1 \u00e0 beira de minguar. Ele teme perder emprego e ver os boletos da fam\u00edlia se acumularem. A mulher contemporiza. Talvez o marido precise de f\u00e9rias, uns dias de descanso pelo menos, a fim de repor as energias. Ele sabe que n\u00e3o. E sintetiza sua dor na frase inicial da pe\u00e7a: \u201c(…) Voc\u00ea imagina, eu olhando a paisagem, na estrada toda a semana a minha vida inteira. E de repente estava saindo da estrada! Imagina voc\u00ea, eu esqueci completamente que estava dirigindo. Ent\u00e3o dei partida outra vez… e cinco minutos depois estava sonhando de novo e quase… Eu penso cada coisa, cada coisa estranha.\u201d \u00c9 desta forma po\u00e9tica e amarga que come\u00e7a a saga de Willy Loman, personagem principal da pe\u00e7a A morte do caixeiro-viajante. Casado com a compreensiva Linda e pai de dois filhos sonhadores e fracassados como ele \u2013 Biff e Happy \u2013 durante dois atos e um r\u00e9quiem, o dramaturgo norte-americano Arthur Asher Miller (1915-2005) dissecar\u00e1 o medo embutido na classe m\u00e9dia norte-americana, qual seja o de n\u00e3o conseguir honrar a hipoteca da casa pr\u00f3pria, acreditar como uma crian\u00e7a no sonho americano e ver seus devaneios de uma sociedade justa irem por terra por conta da indiferen\u00e7a das grandes corpora\u00e7\u00f5es que costumam dar uma grande banana quando a pessoa come\u00e7a a envelhecer. Willy sabe que seus dias de gl\u00f3ria v\u00e3 est\u00e3o contados. Ancorado no pr\u00f3prio sonho de encaminhar os filhos para o futuro, dar conforto dom\u00e9stico \u00e0 mulher e ser amado por outros caixeiros-viajantes, granjeando respeito e dinheiro, o personagem percorre a pe\u00e7a expondo as v\u00edsceras da desilus\u00e3o de um homem comum, um simples vendedor tragado pelo fracasso, que queria ser parecido com os caixeiros-viajantes que fizeram hist\u00f3ria antes dele. Contudo, tem que dar m\u00e3o \u00e0 palmat\u00f3ria. Ele morrer\u00e1 na praia afogado em suas pr\u00f3prias fantasias. Motivos para a derrocada se acumulam. N\u00e3o tem respeito dos dois rebentos, que o acusam de ter mania de grandeza, \u00e9 tratado com piedade pela esposa, as pra\u00e7as de venda por onde passa n\u00e3o o reconhecem mais e vive seu cotidiano silencioso e amargo de um sucesso que foi esperado, mas simplesmente insistiu em n\u00e3o acontecer. Willy foi mo\u00eddo pela maquinaria perversa das empresas que investem em jovens-laranja, chupam seu sumo at\u00e9 o limite e depois os abandonam ressecados \u00e0 margem da vida quando come\u00e7am a ficar improdutivos. A pe\u00e7a \u00e9 quase um longo poema sobre a frustra\u00e7\u00e3o da vida e o balan\u00e7o nem sempre generoso que fazemos de nossa trajet\u00f3ria quando estamos em vias de nos aposentar. O caixeiro-viajante sempre temeu perder a casa, n\u00e3o honrar seus compromissos estava entre seus piores pesadelos e sua exist\u00eancia foi marcada pelo medo de se olhar no espelho e perceber, enfim, que foi enganado e n\u00e3o era t\u00e3o autoconfiante como sempre apregoava. Quem n\u00e3o conhece uma hist\u00f3ria assim? Willy Loman reside em todos n\u00f3s. Identificou-se? Provavelmente. Essa pe\u00e7a poderia ter sido escrita por um brasileiro j\u00e1 que dentre os nossos sonhos \u2013 e que em geral se tornam pesadelos \u2013 ter a casa pr\u00f3pria nos envelhece e muitas vezes nos leva antes do tempo \u00e0 cidade dos p\u00e9s juntos. \u00c9, amigos, muitas vezes passamos uma vida inteira pagando as paredes de uma casa que, no sentido figurado, acaba sendo o t\u00famulo dos nossos desejos e o p\u00f3dio para nossas derrotas. N\u00e3o falamos isso, tampouco defendemos essa tese. A raz\u00e3o \u00e9 simples, quase prosaica. O show n\u00e3o pode parar e, de certa forma, mesmo an\u00f4nimos, fazemos parte dele. O medo que ronda os norte-americanos e \u00e9 sussurrado entre os len\u00e7\u00f3is dos casais atende por \u2018hipoteca\u2019. Aqui, o pesadelo muda de nome, entope as art\u00e9rias e treslouca o cotidiano. Contudo, a navalhada na carne, e que tamb\u00e9m atinge o osso, \u00e9 a mesma. Chama-se \u2018financiamento da casa pr\u00f3pria\u2019. Em 1956, o dramaturgo e novelista brasileiro Jorge Andrade (1922-1984) desembarcou nos EUA e se encontrou com seu colega de of\u00edcio. Recebeu do dramaturgo norte-americano um conselho curto e grosso: \u201cVolte para seu pa\u00eds e procure descobrir por que os homens s\u00e3o o que s\u00e3o e n\u00e3o o que gostariam de ser, e escreva sobre a diferen\u00e7a\u201d. Miller sabia muito bem o que estava dizendo. Tinha escrito A morte do caixeiro-viajante em 1949, em um m\u00eas e meio, com apenas 33 anos, e papado os principais pr\u00eamios oferecidos ao g\u00eanero: o Pulitzer, o dos Cr\u00edticos de Teatro de Nova York e o Tony, uma esp\u00e9cie de Oscar do meio teatral. A estreia na Broadway, sob a batuta do lend\u00e1rio cineasta Elia Kazan, eletrizou cr\u00edtica e p\u00fablico. Confesso que conselho desse quilate acerca da complexidade do ser humano e o que deve ser explorado no fazer teatral s\u00f3 vi recentemente \u2013 e, claro, em outro contexto \u2013 em uma s\u00e9rie mexicana na Netflix, Narcos, onde um velho traficante ensina a um jovem aspirante ao mundo do crime a receita infal\u00edvel para subjugar: quando quiser dominar um homem, n\u00e3o considere o que ele quer, mas sim o que necessita. Digo, sem medo, que esses dois conselhos a\u00ed em cima s\u00e3o certamente a chave para entender a alma do personagem principal de Miller, o atormentado Willy, que entregou 34 anos de sua vida a uma empresa, acreditou no american way of life e v\u00ea sua vida desmoronar quando perde o emprego, assiste pasmado o fracasso sentimental e profissional dos filhos e agarra-se \u00e0 esposa sonhadora para n\u00e3o desmoronar de vez. O medo humano rende uma mat\u00e9ria-prima e tanto quando os dramaturgos suspendem suas pseudo-experi\u00eancias est\u00e9ticas e optam por colocar o homem comum no palco. \u00c9 por essa raz\u00e3o que o teatro norte-americano e, de quebra, o brasileiro, dos anos 1950 continua insuper\u00e1vel. De l\u00e1 para c\u00e1, na minha modesta opini\u00e3o, tivemos coisas muito boas como experimenta\u00e7\u00e3o teatral. Todavia, lidar com o of\u00edcio desta forma serviu mal e mal para azeitar o ego de diretores e atores. O que fica na arte, sempre, \u00e9 uma hist\u00f3ria contada com come\u00e7o, meio e fim. Isso porque essa \u00e9 a hist\u00f3ria de todo homem sobre a face da Terra. Pense a\u00ed com seus bot\u00f5es por que se foge do teatro feito no Brasil como o diabo da cruz e por que forma\u00e7\u00e3o de p\u00fablico, nessa \u00e1rea, \u00e9 um sonho quase imposs\u00edvel. A saga de Miller Isadore, o pai do dramaturgo, confeccionava casacos e era um empres\u00e1rio de sucesso. A m\u00e3e, Augusta, lecionava. A vida da fam\u00edlia, em Nova York, era confort\u00e1vel. Enfrentaram, por\u00e9m, o estouro da Bolsa, em 1929, o que fez a fortuna da fam\u00edlia virar p\u00f3. Miller ficou sem dinheiro para pagar a universidade e, por isso, trabalhou em diversos empregos \u2013 motorista de caminh\u00e3o, gar\u00e7om, marinheiro e empacotador em uma empresa de autope\u00e7as \u2013 at\u00e9 conseguir entrar na Universidade de Michigan. Nela, venceu alguns concursos de dramaturgia. E foi um desses que, ao premiar uma pe\u00e7a sua, levou o jovem dramaturgo \u00e0 Broadway, em 1944. A pe\u00e7a se chamava O homem que teve toda a sorte. A cr\u00edtica ignorou, o p\u00fablico fugiu e a pe\u00e7a naufragou. Arthur Miller, no entanto, n\u00e3o desistiu. Tr\u00eas anos depois embolsaria seu primeiro Tony de melhor autor com Todos os meus filhos. A consagra\u00e7\u00e3o mesmo viria em 1949. Cr\u00edtica e p\u00fablico se renderiam em un\u00edssono \u00e0 hist\u00f3ria tr\u00e1gica do caixeiro-viajante Willy Loman, seus devaneios (a pe\u00e7a \u00e9 um emaranhado genial de flashbacks muito bem amarrados), sua solid\u00e3o e, claro, a decis\u00e3o pela morte planejada com o \u00fanico objetivo de permitir \u00e0 fam\u00edlia embolsar a grana do seguro e, com parte do dinheiro, quitar a hipoteca. A vida pessoal do dramaturgo tamb\u00e9m foi um carrossel de emo\u00e7\u00f5es. Casou-se tr\u00eas vezes. Primeiro com Mary Slattery, depois com nada menos que Marilyn Monroe, a diva tr\u00e1gica de Hollywood. E, por fim, com a fot\u00f3grafa Inge Morath. A primeira e \u00faltima mulher deram a Miller, cada uma, dois filhos. Dizem as m\u00e1s-l\u00ednguas que a pe\u00e7a Depois da Queda era uma alus\u00e3o \u00e0s car\u00eancias afetivas da bel\u00edssima Marilyn. Ele foi acusado de se aproveitar da trag\u00e9dia da ex-mulher e trabalhar sua autopromo\u00e7\u00e3o, faturando em cima de um cad\u00e1ver. Miller passou a vida negando, mas a cr\u00edtica foi impiedosa e cravou a narrativa como verdadeira. N\u00e3o sem deixar de mencionar, justi\u00e7a seja feita, que os cinco anos passados ao lado de Marilyn foram improf\u00edcuos e atormentados. Verdade ou n\u00e3o, resumindo, a pe\u00e7a conta a hist\u00f3ria de um advogado famoso chamado Quentin que se relaciona com uma jovem cantora de nome Maggie, carente \u00e0 medula e propensa \u00e0 destrui\u00e7\u00e3o. Todo o trabalho de Miller foi uma feroz cr\u00edtica \u00e0 sociedade, falta de liberdade e den\u00fancia de persegui\u00e7\u00e3o aos comunistas. Em 1956 foi dedurado por Kazan de ser simp\u00e1tico aos comunistas e participar de suas reuni\u00f5es. Por isso, teve que se apresentar no tenebroso e irasc\u00edvel Comit\u00ea de Atividades Antiamericanas da C\u00e2mara (HUAC) presidido por Joseph McCarthy (1908-1957), senador pelo Estado de Wisconsin. Miller teve que engolir um duro processo por se recusar a responder \u00e0s perguntas sobre quem em Hollywood era ou n\u00e3o de esquerda e participava de reuni\u00f5es clandestinas com os comunistas. Para se ter ideia do quanto Miller flertava com tend\u00eancias esquerdistas, suas pe\u00e7as eram proibidas na finada Uni\u00e3o Sovi\u00e9tica. Por essa teimosia, vista pelos pol\u00edticos como um desrespeito e uma afronta ao comit\u00ea, o dramaturgo foi sentenciado a 30 dias de xilindr\u00f3. Cumpriu a condena\u00e7\u00e3o em meio aos holofotes e barulho da imprensa, certamente cheio de orgulho pela pr\u00f3pria conduta. Depois, entrou com um processo e lutou at\u00e9 o fim para que sua inoc\u00eancia fosse provada. A papelada, claro, foi arquivada e ele saiu absolvido do imbr\u00f3glio. Tr\u00eas anos antes tinha escrito As bruxas de Sal\u00e9m, sobre a ca\u00e7a \u00e0s bruxas nos EUA. O establishment havia captado a mensagem subliminar deste e de seus textos anteriores, onde dissecava as ilus\u00f5es e o autoritarismo, os pilares da sociedade americana, e ficou de olho no dramaturgo. Para quem n\u00e3o sabe, ou nunca ouviu falar, os julgamentos contra as bruxas de Sal\u00e9m ocorreram em Massachusetts (EUA). Todo o espet\u00e1culo dantesco durou um ano (1693-1694) e envolveu 200 acusados. Destes, 30 foram culpados e 19 conheceram a forca. Para bom entendedor, a escolha de um tema por um escritor j\u00e1 serve como meia palavra. Quem na minha opini\u00e3o melhor definiu a genialidade do dramaturgo norte-americano foi o cr\u00edtico S\u00e1bato Magaldi (1927-2016) que, na valios\u00edssima cole\u00e7\u00e3o Teatro Vivo, da Abril Cultural, foi lapidar ao falar d\u2019A morte do caixeiro-viajante: \u201cDesde o destemor com que explora o notici\u00e1rio jornal\u00edstico at\u00e9 o aproveitamento da cr\u00f4nica hist\u00f3rica, Arthur Miller revela suas ra\u00edzes fincadas no realismo. Um realismo moderno e saud\u00e1vel, que n\u00e3o esquece ser o homem o instrumento do teatro, e um homem tanto mais completo quanto melhor testemunha a epopeia terrena.\u201d O dramaturgo morreu em 10 de fevereiro de 2005 de c\u00e2ncer e problemas card\u00edacos, com belos e bem vividos 89 anos, em sua fazenda em Roxbury (Connecticut\/EUA). Dentre as muitas frases lapidares que criou, a que mais me fascina \u00e9 a que diz que o teatro n\u00e3o pode desaparecer porque \u00e9 a \u00fanica arte que permite \u00e0 Humanidade enfrentar-se a si mesma. Willy Loman que o diga. Miller o colocou no palco para que, \u00e0 nossa maneira, despert\u00e1ssemos das nossas ilus\u00f5es pueris. Avelino Alves \u00e9 dramaturgo.<\/p>\n","protected":false},"author":28,"featured_media":100442,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[635,102,1603],"tags":[],"acf":[],"yoast_head":"\nWilly Loman reside no nosso medo mais profundo - Teatro Hoje<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/teatrohoje.com.br\/2021\/12\/29\/willy-loman-reside-no-nosso-medo-mais-profundo\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Willy Loman reside no nosso medo mais profundo - Teatro Hoje\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Especial\/Dramaturgias Willy Loman reside no nosso medo mais profundo Avelino Alves   Num dia qualquer, um simples e an\u00f4nimo caixeiro-viajante chega em casa, em Nova York (EUA). Cansado, os ombros curvados, carrega duas malas, dessas de vendedores que passam de cidade em cidade como representantes comerciais. A mulher o recebe com euforia e carinho. Ele est\u00e1 esgotado e inseguro. Diz a ela que n\u00e3o consegue mais viajar pelas cidades da Nova Inglaterra, exercendo uma atividade que j\u00e1 dura mais de tr\u00eas d\u00e9cadas e o sugou at\u00e9 o talo. Motivo: n\u00e3o conhece mais ningu\u00e9m na estrada, seu carro \u00e0s vezes sai da pista tamanha \u00e9 a sua desaten\u00e7\u00e3o. E as pra\u00e7as, que antes o recebiam com respeito e considera\u00e7\u00e3o, deixaram os rapap\u00e9s de lado. Isso quando se dignam a atend\u00ea-lo. Consequentemente, sua comiss\u00e3o est\u00e1 \u00e0 beira de minguar. Ele teme perder emprego e ver os boletos da fam\u00edlia se acumularem. A mulher contemporiza. Talvez o marido precise de f\u00e9rias, uns dias de descanso pelo menos, a fim de repor as energias. Ele sabe que n\u00e3o. E sintetiza sua dor na frase inicial da pe\u00e7a: \u201c(…) Voc\u00ea imagina, eu olhando a paisagem, na estrada toda a semana a minha vida inteira. E de repente estava saindo da estrada! Imagina voc\u00ea, eu esqueci completamente que estava dirigindo. Ent\u00e3o dei partida outra vez… e cinco minutos depois estava sonhando de novo e quase… Eu penso cada coisa, cada coisa estranha.\u201d \u00c9 desta forma po\u00e9tica e amarga que come\u00e7a a saga de Willy Loman, personagem principal da pe\u00e7a A morte do caixeiro-viajante. Casado com a compreensiva Linda e pai de dois filhos sonhadores e fracassados como ele \u2013 Biff e Happy \u2013 durante dois atos e um r\u00e9quiem, o dramaturgo norte-americano Arthur Asher Miller (1915-2005) dissecar\u00e1 o medo embutido na classe m\u00e9dia norte-americana, qual seja o de n\u00e3o conseguir honrar a hipoteca da casa pr\u00f3pria, acreditar como uma crian\u00e7a no sonho americano e ver seus devaneios de uma sociedade justa irem por terra por conta da indiferen\u00e7a das grandes corpora\u00e7\u00f5es que costumam dar uma grande banana quando a pessoa come\u00e7a a envelhecer. Willy sabe que seus dias de gl\u00f3ria v\u00e3 est\u00e3o contados. Ancorado no pr\u00f3prio sonho de encaminhar os filhos para o futuro, dar conforto dom\u00e9stico \u00e0 mulher e ser amado por outros caixeiros-viajantes, granjeando respeito e dinheiro, o personagem percorre a pe\u00e7a expondo as v\u00edsceras da desilus\u00e3o de um homem comum, um simples vendedor tragado pelo fracasso, que queria ser parecido com os caixeiros-viajantes que fizeram hist\u00f3ria antes dele. Contudo, tem que dar m\u00e3o \u00e0 palmat\u00f3ria. Ele morrer\u00e1 na praia afogado em suas pr\u00f3prias fantasias. Motivos para a derrocada se acumulam. N\u00e3o tem respeito dos dois rebentos, que o acusam de ter mania de grandeza, \u00e9 tratado com piedade pela esposa, as pra\u00e7as de venda por onde passa n\u00e3o o reconhecem mais e vive seu cotidiano silencioso e amargo de um sucesso que foi esperado, mas simplesmente insistiu em n\u00e3o acontecer. Willy foi mo\u00eddo pela maquinaria perversa das empresas que investem em jovens-laranja, chupam seu sumo at\u00e9 o limite e depois os abandonam ressecados \u00e0 margem da vida quando come\u00e7am a ficar improdutivos. A pe\u00e7a \u00e9 quase um longo poema sobre a frustra\u00e7\u00e3o da vida e o balan\u00e7o nem sempre generoso que fazemos de nossa trajet\u00f3ria quando estamos em vias de nos aposentar. O caixeiro-viajante sempre temeu perder a casa, n\u00e3o honrar seus compromissos estava entre seus piores pesadelos e sua exist\u00eancia foi marcada pelo medo de se olhar no espelho e perceber, enfim, que foi enganado e n\u00e3o era t\u00e3o autoconfiante como sempre apregoava. Quem n\u00e3o conhece uma hist\u00f3ria assim? Willy Loman reside em todos n\u00f3s. Identificou-se? Provavelmente. Essa pe\u00e7a poderia ter sido escrita por um brasileiro j\u00e1 que dentre os nossos sonhos \u2013 e que em geral se tornam pesadelos \u2013 ter a casa pr\u00f3pria nos envelhece e muitas vezes nos leva antes do tempo \u00e0 cidade dos p\u00e9s juntos. \u00c9, amigos, muitas vezes passamos uma vida inteira pagando as paredes de uma casa que, no sentido figurado, acaba sendo o t\u00famulo dos nossos desejos e o p\u00f3dio para nossas derrotas. N\u00e3o falamos isso, tampouco defendemos essa tese. A raz\u00e3o \u00e9 simples, quase prosaica. O show n\u00e3o pode parar e, de certa forma, mesmo an\u00f4nimos, fazemos parte dele. O medo que ronda os norte-americanos e \u00e9 sussurrado entre os len\u00e7\u00f3is dos casais atende por \u2018hipoteca\u2019. Aqui, o pesadelo muda de nome, entope as art\u00e9rias e treslouca o cotidiano. Contudo, a navalhada na carne, e que tamb\u00e9m atinge o osso, \u00e9 a mesma. Chama-se \u2018financiamento da casa pr\u00f3pria\u2019. Em 1956, o dramaturgo e novelista brasileiro Jorge Andrade (1922-1984) desembarcou nos EUA e se encontrou com seu colega de of\u00edcio. Recebeu do dramaturgo norte-americano um conselho curto e grosso: \u201cVolte para seu pa\u00eds e procure descobrir por que os homens s\u00e3o o que s\u00e3o e n\u00e3o o que gostariam de ser, e escreva sobre a diferen\u00e7a\u201d. Miller sabia muito bem o que estava dizendo. Tinha escrito A morte do caixeiro-viajante em 1949, em um m\u00eas e meio, com apenas 33 anos, e papado os principais pr\u00eamios oferecidos ao g\u00eanero: o Pulitzer, o dos Cr\u00edticos de Teatro de Nova York e o Tony, uma esp\u00e9cie de Oscar do meio teatral. A estreia na Broadway, sob a batuta do lend\u00e1rio cineasta Elia Kazan, eletrizou cr\u00edtica e p\u00fablico. Confesso que conselho desse quilate acerca da complexidade do ser humano e o que deve ser explorado no fazer teatral s\u00f3 vi recentemente \u2013 e, claro, em outro contexto \u2013 em uma s\u00e9rie mexicana na Netflix, Narcos, onde um velho traficante ensina a um jovem aspirante ao mundo do crime a receita infal\u00edvel para subjugar: quando quiser dominar um homem, n\u00e3o considere o que ele quer, mas sim o que necessita. Digo, sem medo, que esses dois conselhos a\u00ed em cima s\u00e3o certamente a chave para entender a alma do personagem principal de Miller, o atormentado Willy, que entregou 34 anos de sua vida a uma empresa, acreditou no american way of life e v\u00ea sua vida desmoronar quando perde o emprego, assiste pasmado o fracasso sentimental e profissional dos filhos e agarra-se \u00e0 esposa sonhadora para n\u00e3o desmoronar de vez. O medo humano rende uma mat\u00e9ria-prima e tanto quando os dramaturgos suspendem suas pseudo-experi\u00eancias est\u00e9ticas e optam por colocar o homem comum no palco. \u00c9 por essa raz\u00e3o que o teatro norte-americano e, de quebra, o brasileiro, dos anos 1950 continua insuper\u00e1vel. De l\u00e1 para c\u00e1, na minha modesta opini\u00e3o, tivemos coisas muito boas como experimenta\u00e7\u00e3o teatral. Todavia, lidar com o of\u00edcio desta forma serviu mal e mal para azeitar o ego de diretores e atores. O que fica na arte, sempre, \u00e9 uma hist\u00f3ria contada com come\u00e7o, meio e fim. Isso porque essa \u00e9 a hist\u00f3ria de todo homem sobre a face da Terra. Pense a\u00ed com seus bot\u00f5es por que se foge do teatro feito no Brasil como o diabo da cruz e por que forma\u00e7\u00e3o de p\u00fablico, nessa \u00e1rea, \u00e9 um sonho quase imposs\u00edvel. A saga de Miller Isadore, o pai do dramaturgo, confeccionava casacos e era um empres\u00e1rio de sucesso. A m\u00e3e, Augusta, lecionava. A vida da fam\u00edlia, em Nova York, era confort\u00e1vel. Enfrentaram, por\u00e9m, o estouro da Bolsa, em 1929, o que fez a fortuna da fam\u00edlia virar p\u00f3. Miller ficou sem dinheiro para pagar a universidade e, por isso, trabalhou em diversos empregos \u2013 motorista de caminh\u00e3o, gar\u00e7om, marinheiro e empacotador em uma empresa de autope\u00e7as \u2013 at\u00e9 conseguir entrar na Universidade de Michigan. Nela, venceu alguns concursos de dramaturgia. E foi um desses que, ao premiar uma pe\u00e7a sua, levou o jovem dramaturgo \u00e0 Broadway, em 1944. A pe\u00e7a se chamava O homem que teve toda a sorte. A cr\u00edtica ignorou, o p\u00fablico fugiu e a pe\u00e7a naufragou. Arthur Miller, no entanto, n\u00e3o desistiu. Tr\u00eas anos depois embolsaria seu primeiro Tony de melhor autor com Todos os meus filhos. A consagra\u00e7\u00e3o mesmo viria em 1949. Cr\u00edtica e p\u00fablico se renderiam em un\u00edssono \u00e0 hist\u00f3ria tr\u00e1gica do caixeiro-viajante Willy Loman, seus devaneios (a pe\u00e7a \u00e9 um emaranhado genial de flashbacks muito bem amarrados), sua solid\u00e3o e, claro, a decis\u00e3o pela morte planejada com o \u00fanico objetivo de permitir \u00e0 fam\u00edlia embolsar a grana do seguro e, com parte do dinheiro, quitar a hipoteca. A vida pessoal do dramaturgo tamb\u00e9m foi um carrossel de emo\u00e7\u00f5es. Casou-se tr\u00eas vezes. Primeiro com Mary Slattery, depois com nada menos que Marilyn Monroe, a diva tr\u00e1gica de Hollywood. E, por fim, com a fot\u00f3grafa Inge Morath. A primeira e \u00faltima mulher deram a Miller, cada uma, dois filhos. Dizem as m\u00e1s-l\u00ednguas que a pe\u00e7a Depois da Queda era uma alus\u00e3o \u00e0s car\u00eancias afetivas da bel\u00edssima Marilyn. Ele foi acusado de se aproveitar da trag\u00e9dia da ex-mulher e trabalhar sua autopromo\u00e7\u00e3o, faturando em cima de um cad\u00e1ver. Miller passou a vida negando, mas a cr\u00edtica foi impiedosa e cravou a narrativa como verdadeira. N\u00e3o sem deixar de mencionar, justi\u00e7a seja feita, que os cinco anos passados ao lado de Marilyn foram improf\u00edcuos e atormentados. Verdade ou n\u00e3o, resumindo, a pe\u00e7a conta a hist\u00f3ria de um advogado famoso chamado Quentin que se relaciona com uma jovem cantora de nome Maggie, carente \u00e0 medula e propensa \u00e0 destrui\u00e7\u00e3o. Todo o trabalho de Miller foi uma feroz cr\u00edtica \u00e0 sociedade, falta de liberdade e den\u00fancia de persegui\u00e7\u00e3o aos comunistas. Em 1956 foi dedurado por Kazan de ser simp\u00e1tico aos comunistas e participar de suas reuni\u00f5es. Por isso, teve que se apresentar no tenebroso e irasc\u00edvel Comit\u00ea de Atividades Antiamericanas da C\u00e2mara (HUAC) presidido por Joseph McCarthy (1908-1957), senador pelo Estado de Wisconsin. Miller teve que engolir um duro processo por se recusar a responder \u00e0s perguntas sobre quem em Hollywood era ou n\u00e3o de esquerda e participava de reuni\u00f5es clandestinas com os comunistas. Para se ter ideia do quanto Miller flertava com tend\u00eancias esquerdistas, suas pe\u00e7as eram proibidas na finada Uni\u00e3o Sovi\u00e9tica. Por essa teimosia, vista pelos pol\u00edticos como um desrespeito e uma afronta ao comit\u00ea, o dramaturgo foi sentenciado a 30 dias de xilindr\u00f3. Cumpriu a condena\u00e7\u00e3o em meio aos holofotes e barulho da imprensa, certamente cheio de orgulho pela pr\u00f3pria conduta. Depois, entrou com um processo e lutou at\u00e9 o fim para que sua inoc\u00eancia fosse provada. A papelada, claro, foi arquivada e ele saiu absolvido do imbr\u00f3glio. Tr\u00eas anos antes tinha escrito As bruxas de Sal\u00e9m, sobre a ca\u00e7a \u00e0s bruxas nos EUA. O establishment havia captado a mensagem subliminar deste e de seus textos anteriores, onde dissecava as ilus\u00f5es e o autoritarismo, os pilares da sociedade americana, e ficou de olho no dramaturgo. Para quem n\u00e3o sabe, ou nunca ouviu falar, os julgamentos contra as bruxas de Sal\u00e9m ocorreram em Massachusetts (EUA). Todo o espet\u00e1culo dantesco durou um ano (1693-1694) e envolveu 200 acusados. Destes, 30 foram culpados e 19 conheceram a forca. Para bom entendedor, a escolha de um tema por um escritor j\u00e1 serve como meia palavra. Quem na minha opini\u00e3o melhor definiu a genialidade do dramaturgo norte-americano foi o cr\u00edtico S\u00e1bato Magaldi (1927-2016) que, na valios\u00edssima cole\u00e7\u00e3o Teatro Vivo, da Abril Cultural, foi lapidar ao falar d\u2019A morte do caixeiro-viajante: \u201cDesde o destemor com que explora o notici\u00e1rio jornal\u00edstico at\u00e9 o aproveitamento da cr\u00f4nica hist\u00f3rica, Arthur Miller revela suas ra\u00edzes fincadas no realismo. Um realismo moderno e saud\u00e1vel, que n\u00e3o esquece ser o homem o instrumento do teatro, e um homem tanto mais completo quanto melhor testemunha a epopeia terrena.\u201d O dramaturgo morreu em 10 de fevereiro de 2005 de c\u00e2ncer e problemas card\u00edacos, com belos e bem vividos 89 anos, em sua fazenda em Roxbury (Connecticut\/EUA). Dentre as muitas frases lapidares que criou, a que mais me fascina \u00e9 a que diz que o teatro n\u00e3o pode desaparecer porque \u00e9 a \u00fanica arte que permite \u00e0 Humanidade enfrentar-se a si mesma. Willy Loman que o diga. Miller o colocou no palco para que, \u00e0 nossa maneira, despert\u00e1ssemos das nossas ilus\u00f5es pueris. Avelino Alves \u00e9 dramaturgo.\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/teatrohoje.com.br\/2021\/12\/29\/willy-loman-reside-no-nosso-medo-mais-profundo\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Teatro Hoje\" \/>\n<meta property=\"article:publisher\" content=\"https:\/\/www.facebook.com\/TeatroHoje\/\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2021-12-29T13:06:29+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2022-01-03T21:51:18+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/teatrohoje.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/12\/Paulo-Autran-em-A-morte-do-caixeiro-viajante-1.jpg\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"400\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"283\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/jpeg\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"Avelino Alves\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"Avelino Alves\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"11 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/teatrohoje.com.br\/2021\/12\/29\/willy-loman-reside-no-nosso-medo-mais-profundo\/\",\"url\":\"https:\/\/teatrohoje.com.br\/2021\/12\/29\/willy-loman-reside-no-nosso-medo-mais-profundo\/\",\"name\":\"Willy Loman reside no nosso medo mais profundo - 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Cansado, os ombros curvados, carrega duas malas, dessas de vendedores que passam de cidade em cidade como representantes comerciais. A mulher o recebe com euforia e carinho. Ele est\u00e1 esgotado e inseguro. Diz a ela que n\u00e3o consegue mais viajar pelas cidades da Nova Inglaterra, exercendo uma atividade que j\u00e1 dura mais de tr\u00eas d\u00e9cadas e o sugou at\u00e9 o talo. Motivo: n\u00e3o conhece mais ningu\u00e9m na estrada, seu carro \u00e0s vezes sai da pista tamanha \u00e9 a sua desaten\u00e7\u00e3o. E as pra\u00e7as, que antes o recebiam com respeito e considera\u00e7\u00e3o, deixaram os rapap\u00e9s de lado. Isso quando se dignam a atend\u00ea-lo. Consequentemente, sua comiss\u00e3o est\u00e1 \u00e0 beira de minguar. Ele teme perder emprego e ver os boletos da fam\u00edlia se acumularem. A mulher contemporiza. Talvez o marido precise de f\u00e9rias, uns dias de descanso pelo menos, a fim de repor as energias. Ele sabe que n\u00e3o. E sintetiza sua dor na frase inicial da pe\u00e7a: \u201c(…) Voc\u00ea imagina, eu olhando a paisagem, na estrada toda a semana a minha vida inteira. E de repente estava saindo da estrada! Imagina voc\u00ea, eu esqueci completamente que estava dirigindo. Ent\u00e3o dei partida outra vez… e cinco minutos depois estava sonhando de novo e quase… Eu penso cada coisa, cada coisa estranha.\u201d \u00c9 desta forma po\u00e9tica e amarga que come\u00e7a a saga de Willy Loman, personagem principal da pe\u00e7a A morte do caixeiro-viajante. Casado com a compreensiva Linda e pai de dois filhos sonhadores e fracassados como ele \u2013 Biff e Happy \u2013 durante dois atos e um r\u00e9quiem, o dramaturgo norte-americano Arthur Asher Miller (1915-2005) dissecar\u00e1 o medo embutido na classe m\u00e9dia norte-americana, qual seja o de n\u00e3o conseguir honrar a hipoteca da casa pr\u00f3pria, acreditar como uma crian\u00e7a no sonho americano e ver seus devaneios de uma sociedade justa irem por terra por conta da indiferen\u00e7a das grandes corpora\u00e7\u00f5es que costumam dar uma grande banana quando a pessoa come\u00e7a a envelhecer. Willy sabe que seus dias de gl\u00f3ria v\u00e3 est\u00e3o contados. Ancorado no pr\u00f3prio sonho de encaminhar os filhos para o futuro, dar conforto dom\u00e9stico \u00e0 mulher e ser amado por outros caixeiros-viajantes, granjeando respeito e dinheiro, o personagem percorre a pe\u00e7a expondo as v\u00edsceras da desilus\u00e3o de um homem comum, um simples vendedor tragado pelo fracasso, que queria ser parecido com os caixeiros-viajantes que fizeram hist\u00f3ria antes dele. Contudo, tem que dar m\u00e3o \u00e0 palmat\u00f3ria. Ele morrer\u00e1 na praia afogado em suas pr\u00f3prias fantasias. Motivos para a derrocada se acumulam. N\u00e3o tem respeito dos dois rebentos, que o acusam de ter mania de grandeza, \u00e9 tratado com piedade pela esposa, as pra\u00e7as de venda por onde passa n\u00e3o o reconhecem mais e vive seu cotidiano silencioso e amargo de um sucesso que foi esperado, mas simplesmente insistiu em n\u00e3o acontecer. Willy foi mo\u00eddo pela maquinaria perversa das empresas que investem em jovens-laranja, chupam seu sumo at\u00e9 o limite e depois os abandonam ressecados \u00e0 margem da vida quando come\u00e7am a ficar improdutivos. A pe\u00e7a \u00e9 quase um longo poema sobre a frustra\u00e7\u00e3o da vida e o balan\u00e7o nem sempre generoso que fazemos de nossa trajet\u00f3ria quando estamos em vias de nos aposentar. O caixeiro-viajante sempre temeu perder a casa, n\u00e3o honrar seus compromissos estava entre seus piores pesadelos e sua exist\u00eancia foi marcada pelo medo de se olhar no espelho e perceber, enfim, que foi enganado e n\u00e3o era t\u00e3o autoconfiante como sempre apregoava. Quem n\u00e3o conhece uma hist\u00f3ria assim? Willy Loman reside em todos n\u00f3s. Identificou-se? Provavelmente. Essa pe\u00e7a poderia ter sido escrita por um brasileiro j\u00e1 que dentre os nossos sonhos \u2013 e que em geral se tornam pesadelos \u2013 ter a casa pr\u00f3pria nos envelhece e muitas vezes nos leva antes do tempo \u00e0 cidade dos p\u00e9s juntos. \u00c9, amigos, muitas vezes passamos uma vida inteira pagando as paredes de uma casa que, no sentido figurado, acaba sendo o t\u00famulo dos nossos desejos e o p\u00f3dio para nossas derrotas. N\u00e3o falamos isso, tampouco defendemos essa tese. A raz\u00e3o \u00e9 simples, quase prosaica. O show n\u00e3o pode parar e, de certa forma, mesmo an\u00f4nimos, fazemos parte dele. O medo que ronda os norte-americanos e \u00e9 sussurrado entre os len\u00e7\u00f3is dos casais atende por \u2018hipoteca\u2019. Aqui, o pesadelo muda de nome, entope as art\u00e9rias e treslouca o cotidiano. Contudo, a navalhada na carne, e que tamb\u00e9m atinge o osso, \u00e9 a mesma. Chama-se \u2018financiamento da casa pr\u00f3pria\u2019. Em 1956, o dramaturgo e novelista brasileiro Jorge Andrade (1922-1984) desembarcou nos EUA e se encontrou com seu colega de of\u00edcio. Recebeu do dramaturgo norte-americano um conselho curto e grosso: \u201cVolte para seu pa\u00eds e procure descobrir por que os homens s\u00e3o o que s\u00e3o e n\u00e3o o que gostariam de ser, e escreva sobre a diferen\u00e7a\u201d. Miller sabia muito bem o que estava dizendo. Tinha escrito A morte do caixeiro-viajante em 1949, em um m\u00eas e meio, com apenas 33 anos, e papado os principais pr\u00eamios oferecidos ao g\u00eanero: o Pulitzer, o dos Cr\u00edticos de Teatro de Nova York e o Tony, uma esp\u00e9cie de Oscar do meio teatral. A estreia na Broadway, sob a batuta do lend\u00e1rio cineasta Elia Kazan, eletrizou cr\u00edtica e p\u00fablico. Confesso que conselho desse quilate acerca da complexidade do ser humano e o que deve ser explorado no fazer teatral s\u00f3 vi recentemente \u2013 e, claro, em outro contexto \u2013 em uma s\u00e9rie mexicana na Netflix, Narcos, onde um velho traficante ensina a um jovem aspirante ao mundo do crime a receita infal\u00edvel para subjugar: quando quiser dominar um homem, n\u00e3o considere o que ele quer, mas sim o que necessita. Digo, sem medo, que esses dois conselhos a\u00ed em cima s\u00e3o certamente a chave para entender a alma do personagem principal de Miller, o atormentado Willy, que entregou 34 anos de sua vida a uma empresa, acreditou no american way of life e v\u00ea sua vida desmoronar quando perde o emprego, assiste pasmado o fracasso sentimental e profissional dos filhos e agarra-se \u00e0 esposa sonhadora para n\u00e3o desmoronar de vez. O medo humano rende uma mat\u00e9ria-prima e tanto quando os dramaturgos suspendem suas pseudo-experi\u00eancias est\u00e9ticas e optam por colocar o homem comum no palco. \u00c9 por essa raz\u00e3o que o teatro norte-americano e, de quebra, o brasileiro, dos anos 1950 continua insuper\u00e1vel. De l\u00e1 para c\u00e1, na minha modesta opini\u00e3o, tivemos coisas muito boas como experimenta\u00e7\u00e3o teatral. Todavia, lidar com o of\u00edcio desta forma serviu mal e mal para azeitar o ego de diretores e atores. O que fica na arte, sempre, \u00e9 uma hist\u00f3ria contada com come\u00e7o, meio e fim. Isso porque essa \u00e9 a hist\u00f3ria de todo homem sobre a face da Terra. Pense a\u00ed com seus bot\u00f5es por que se foge do teatro feito no Brasil como o diabo da cruz e por que forma\u00e7\u00e3o de p\u00fablico, nessa \u00e1rea, \u00e9 um sonho quase imposs\u00edvel. A saga de Miller Isadore, o pai do dramaturgo, confeccionava casacos e era um empres\u00e1rio de sucesso. A m\u00e3e, Augusta, lecionava. A vida da fam\u00edlia, em Nova York, era confort\u00e1vel. Enfrentaram, por\u00e9m, o estouro da Bolsa, em 1929, o que fez a fortuna da fam\u00edlia virar p\u00f3. Miller ficou sem dinheiro para pagar a universidade e, por isso, trabalhou em diversos empregos \u2013 motorista de caminh\u00e3o, gar\u00e7om, marinheiro e empacotador em uma empresa de autope\u00e7as \u2013 at\u00e9 conseguir entrar na Universidade de Michigan. Nela, venceu alguns concursos de dramaturgia. E foi um desses que, ao premiar uma pe\u00e7a sua, levou o jovem dramaturgo \u00e0 Broadway, em 1944. A pe\u00e7a se chamava O homem que teve toda a sorte. A cr\u00edtica ignorou, o p\u00fablico fugiu e a pe\u00e7a naufragou. Arthur Miller, no entanto, n\u00e3o desistiu. Tr\u00eas anos depois embolsaria seu primeiro Tony de melhor autor com Todos os meus filhos. A consagra\u00e7\u00e3o mesmo viria em 1949. Cr\u00edtica e p\u00fablico se renderiam em un\u00edssono \u00e0 hist\u00f3ria tr\u00e1gica do caixeiro-viajante Willy Loman, seus devaneios (a pe\u00e7a \u00e9 um emaranhado genial de flashbacks muito bem amarrados), sua solid\u00e3o e, claro, a decis\u00e3o pela morte planejada com o \u00fanico objetivo de permitir \u00e0 fam\u00edlia embolsar a grana do seguro e, com parte do dinheiro, quitar a hipoteca. A vida pessoal do dramaturgo tamb\u00e9m foi um carrossel de emo\u00e7\u00f5es. Casou-se tr\u00eas vezes. Primeiro com Mary Slattery, depois com nada menos que Marilyn Monroe, a diva tr\u00e1gica de Hollywood. E, por fim, com a fot\u00f3grafa Inge Morath. A primeira e \u00faltima mulher deram a Miller, cada uma, dois filhos. Dizem as m\u00e1s-l\u00ednguas que a pe\u00e7a Depois da Queda era uma alus\u00e3o \u00e0s car\u00eancias afetivas da bel\u00edssima Marilyn. Ele foi acusado de se aproveitar da trag\u00e9dia da ex-mulher e trabalhar sua autopromo\u00e7\u00e3o, faturando em cima de um cad\u00e1ver. Miller passou a vida negando, mas a cr\u00edtica foi impiedosa e cravou a narrativa como verdadeira. N\u00e3o sem deixar de mencionar, justi\u00e7a seja feita, que os cinco anos passados ao lado de Marilyn foram improf\u00edcuos e atormentados. Verdade ou n\u00e3o, resumindo, a pe\u00e7a conta a hist\u00f3ria de um advogado famoso chamado Quentin que se relaciona com uma jovem cantora de nome Maggie, carente \u00e0 medula e propensa \u00e0 destrui\u00e7\u00e3o. Todo o trabalho de Miller foi uma feroz cr\u00edtica \u00e0 sociedade, falta de liberdade e den\u00fancia de persegui\u00e7\u00e3o aos comunistas. Em 1956 foi dedurado por Kazan de ser simp\u00e1tico aos comunistas e participar de suas reuni\u00f5es. Por isso, teve que se apresentar no tenebroso e irasc\u00edvel Comit\u00ea de Atividades Antiamericanas da C\u00e2mara (HUAC) presidido por Joseph McCarthy (1908-1957), senador pelo Estado de Wisconsin. Miller teve que engolir um duro processo por se recusar a responder \u00e0s perguntas sobre quem em Hollywood era ou n\u00e3o de esquerda e participava de reuni\u00f5es clandestinas com os comunistas. Para se ter ideia do quanto Miller flertava com tend\u00eancias esquerdistas, suas pe\u00e7as eram proibidas na finada Uni\u00e3o Sovi\u00e9tica. Por essa teimosia, vista pelos pol\u00edticos como um desrespeito e uma afronta ao comit\u00ea, o dramaturgo foi sentenciado a 30 dias de xilindr\u00f3. Cumpriu a condena\u00e7\u00e3o em meio aos holofotes e barulho da imprensa, certamente cheio de orgulho pela pr\u00f3pria conduta. Depois, entrou com um processo e lutou at\u00e9 o fim para que sua inoc\u00eancia fosse provada. A papelada, claro, foi arquivada e ele saiu absolvido do imbr\u00f3glio. Tr\u00eas anos antes tinha escrito As bruxas de Sal\u00e9m, sobre a ca\u00e7a \u00e0s bruxas nos EUA. O establishment havia captado a mensagem subliminar deste e de seus textos anteriores, onde dissecava as ilus\u00f5es e o autoritarismo, os pilares da sociedade americana, e ficou de olho no dramaturgo. Para quem n\u00e3o sabe, ou nunca ouviu falar, os julgamentos contra as bruxas de Sal\u00e9m ocorreram em Massachusetts (EUA). Todo o espet\u00e1culo dantesco durou um ano (1693-1694) e envolveu 200 acusados. Destes, 30 foram culpados e 19 conheceram a forca. Para bom entendedor, a escolha de um tema por um escritor j\u00e1 serve como meia palavra. Quem na minha opini\u00e3o melhor definiu a genialidade do dramaturgo norte-americano foi o cr\u00edtico S\u00e1bato Magaldi (1927-2016) que, na valios\u00edssima cole\u00e7\u00e3o Teatro Vivo, da Abril Cultural, foi lapidar ao falar d\u2019A morte do caixeiro-viajante: \u201cDesde o destemor com que explora o notici\u00e1rio jornal\u00edstico at\u00e9 o aproveitamento da cr\u00f4nica hist\u00f3rica, Arthur Miller revela suas ra\u00edzes fincadas no realismo. Um realismo moderno e saud\u00e1vel, que n\u00e3o esquece ser o homem o instrumento do teatro, e um homem tanto mais completo quanto melhor testemunha a epopeia terrena.\u201d O dramaturgo morreu em 10 de fevereiro de 2005 de c\u00e2ncer e problemas card\u00edacos, com belos e bem vividos 89 anos, em sua fazenda em Roxbury (Connecticut\/EUA). Dentre as muitas frases lapidares que criou, a que mais me fascina \u00e9 a que diz que o teatro n\u00e3o pode desaparecer porque \u00e9 a \u00fanica arte que permite \u00e0 Humanidade enfrentar-se a si mesma. Willy Loman que o diga. Miller o colocou no palco para que, \u00e0 nossa maneira, despert\u00e1ssemos das nossas ilus\u00f5es pueris. Avelino Alves \u00e9 dramaturgo.","og_url":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/2021\/12\/29\/willy-loman-reside-no-nosso-medo-mais-profundo\/","og_site_name":"Teatro Hoje","article_publisher":"https:\/\/www.facebook.com\/TeatroHoje\/","article_published_time":"2021-12-29T13:06:29+00:00","article_modified_time":"2022-01-03T21:51:18+00:00","og_image":[{"width":400,"height":283,"url":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/12\/Paulo-Autran-em-A-morte-do-caixeiro-viajante-1.jpg","type":"image\/jpeg"}],"author":"Avelino Alves","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"Avelino Alves","Est. tempo de leitura":"11 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/2021\/12\/29\/willy-loman-reside-no-nosso-medo-mais-profundo\/","url":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/2021\/12\/29\/willy-loman-reside-no-nosso-medo-mais-profundo\/","name":"Willy Loman reside no nosso medo mais profundo - Teatro Hoje","isPartOf":{"@id":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/#website"},"primaryImageOfPage":{"@id":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/2021\/12\/29\/willy-loman-reside-no-nosso-medo-mais-profundo\/#primaryimage"},"image":{"@id":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/2021\/12\/29\/willy-loman-reside-no-nosso-medo-mais-profundo\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/12\/Paulo-Autran-em-A-morte-do-caixeiro-viajante-1.jpg","datePublished":"2021-12-29T13:06:29+00:00","dateModified":"2022-01-03T21:51:18+00:00","author":{"@id":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/#\/schema\/person\/2e3c36acdb20c40de8e450c6ed11e3b1"},"breadcrumb":{"@id":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/2021\/12\/29\/willy-loman-reside-no-nosso-medo-mais-profundo\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/teatrohoje.com.br\/2021\/12\/29\/willy-loman-reside-no-nosso-medo-mais-profundo\/"]}]},{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/2021\/12\/29\/willy-loman-reside-no-nosso-medo-mais-profundo\/#primaryimage","url":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/12\/Paulo-Autran-em-A-morte-do-caixeiro-viajante-1.jpg","contentUrl":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/12\/Paulo-Autran-em-A-morte-do-caixeiro-viajante-1.jpg","width":400,"height":283,"caption":"Paulo Autran em A morte do caixeiro viajante"},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/2021\/12\/29\/willy-loman-reside-no-nosso-medo-mais-profundo\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"In\u00edcio","item":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Willy Loman reside no nosso medo mais profundo"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/#website","url":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/","name":"Teatro Hoje","description":"Revista digital de Artes C\u00eanicas","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/#\/schema\/person\/2e3c36acdb20c40de8e450c6ed11e3b1","name":"Avelino Alves","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/wp-content\/uploads\/2019\/11\/avelino-foto-96x96.jpg","contentUrl":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/wp-content\/uploads\/2019\/11\/avelino-foto-96x96.jpg","caption":"Avelino Alves"},"description":"Dramaturgo","sameAs":["http:\/\/teatrohoje.com.br"],"url":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/profile\/avelino\/"}]}},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/100440"}],"collection":[{"href":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/28"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=100440"}],"version-history":[{"count":5,"href":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/100440\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":100547,"href":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/100440\/revisions\/100547"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/100442"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=100440"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=100440"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/teatrohoje.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=100440"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}