fbpx

Zumbindo – O espetáculo infantojuvenil do Cooxia Coletivo Teatral,está disponível virtualmente de 28 de maio até 6 de junho, no canal do grupo no YouTube, com acessibilidade em libras voltada a surdos e mudos.

Um elo ancestral entre o fim do século XVI e o ano de 2021. É o que liga o fictício quilombo urbano do Ferreiro ao real Quilombo dos Palmares, em Alagoas, um dos berços da resistência negra e da cultura afrodiaspórica de Angola. A descoberta desta relação é uma das questões que o público vai ver se desenvolver através do enredo do espetáculo infanto-juvenil.

A peça traz o encantamento e a contemplação da cultura Iorubá e aspectos da tradição Bantu – nação predominante no quilombo alagoano – a partir da trajetória de Flor, uma menina negra, tal qual Dandara, que conhece Palmares através das histórias contadas por sua mãe. Através da ludicidade e do saber compartilhado, a protagonista da história transforma o guerreiro Zumbi no seu amigo imaginário.

É com esta companhia que a garota compartilha momentos especiais em que dança, canta e inventa. Em Zumbindo, os personagens embarcam em uma mistura fantástica do contemporâneo com revisitações à cultura africana, conhecendo um pouco mais do legado de manifestações culturais e artísticas afrodiaspóricas no Brasil. Ao tempo que as crianças conhecerão este legado cultural, será também apresentada a história de Zumbi dos Palmares, herói brasileiro, cuja trajetória, bem como a do seu povo, é tão pouco apresentada nos livros didáticos.

Na noite de estreia, os atores estarão disponíveis para um bate-papo com interação online para discutir cobre o processo criativo do espetáculo, pautando a construção de trabalhos para as infâncias e juventudes na perspectiva afrocentrada.

 

28 de maio (a partir das 19 horas) a 6 de junho – disponível com acessibilidade em Libras

As exibições serão gratuitas, no Youtube do Cooxia Coletivo, mas poderão ser feitas contribuições através de QRCode e chave pix: zumbindo.

Foto: Diney Araújo.

Ingressos: Grátis.

No YouTube do coletivo, link: Canal COOXIA Coletivo Teatral.