Cordão de histórias – Encontro internacional de contadores de histórias e narrativas do mundo que busca promover a narração oral através de investigações, formações e práticas da performance na arte narrativa. Surgiu no Brasil em 2005 e chega a Portugal em 2021, no formato online, com digressão em bibliotecas portuguesas durante todo o ano. As Bibliotecas Municipais de Oeiras iniciam a realização desta quarta edição em celebração ao Dia Mundial da África, através do Passa a Palavra, em parceria com a Escola de Narradores e a Ações & Conexões Associação Cultural.
PROGRAMAÇÃO
24 de maio – Segunda-feira, às 21 horas
“Não existe pequena briga” – espetáculo sobre a tradição oral da África Ocidental, em homenagem ao griot Sotigui Kouyaté, mestre homenageado nesta sessão pela pesquisadora e narradora brasileira Daniele Ramalho.
25 de maio – Terça-feira, às 19 horas
O programa Mnemosine sobre poesia, trovadorismo, heroínas negras em literatura de cordel e música popular com a entrevista mediada pela gestora cultural Dane de Jade, entre o escritor e músico Lirinha e as multi-artistas Josy Correia e Luciana Costa, do projecto Trovadoras Itinerantes;
25 de maio – Terça-feira, às 21 horas
Para a celebração do Dia Mundial da África, a escritora Josy Correia conversa sobre “Quantas estórias tem a História” com o autor angolano Ondjaki no programa Leituras de Mundo da Escola de Narradores.
No Facebook das Bibliotecas de Oeiras (Portugal), link: https://www.facebook.com/bibliotecasmunicipaisdeoeiras