Ireti – Com a missão de dar voz às culturas afrodiaspóricas – que foram depreciadas ao longo da História -, a Cia. do Despejo faz novas apresentações da videoarte on-line “Ireti”, inspirada no espetáculo de mesmo nome. Para quem perdeu as transmissões de abril, o resultado ganha apresentações de 13 a 16 de maio, de 19 a 22 de junho e de 17 a 19 de julho, sempre às 20h, pelo Canal da Cia. Mungunzá de Teatro no YouTube.
A obra é uma crítica à necropolítica brasileira e às violências sofridas pelas mulheres negras em nosso país. O texto ficou em 4º lugar no edital de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos, realizado pelo CCSP – Centro Cultural São Paulo em 2019.
A montagem, que tem dramaturgia de Ingrid Alecrim e direção de Thaís Dias, é inspirada na mitologia Iorubá, sobretudo na figura de Nanã Buruku, orixá que cedeu a lama do seu domínio para a criação dos corpos humanos. Ela também é responsável pela desencarnação, uma vez que exige de volta a matéria criadora da vida.
Além de denunciar todos os tipos de atrocidades cometidas contra a população negra desde a colonização, a peça tem a proposta de valorizar as ancestralidades.
Dramaturgia: Ingrid Alecrim. Encenação: Thaís Dias. Elenco: Breno Furini, Isamara Castilho e Jennifer Souza. Foto: Duda Viana
13 a 16 de maio – Quinta a domingo, às 20 horas
19 a 21 de junho – Sábado a segunda, às 20 horas
17 a 19 de julho – Sábado a segunda, às 20 horas
No canal da companhia no Youtube, link: Canal Cia. Mungunzá de Teatro.
Ingressos: Grátis. Classificação: 16 anos.