Seu carrinho está vazio no momento!
Ópera Através dos Tempos – Os trechos mais apreciados das óperas, com comentários sobre os principais estilos de cada época, seus compositores, o contexto e enredo das principais óperas ao longo dos anos.
As transmissões reúnem nove cantores experientes, que vão se revezar ao longo dos seis encontros, com acompanhamento de redução de orquestra para piano. Fazendo um percurso histórico, o projeto vai passar pelos estilos barroco, clássico e romântico – do belcanto ao verismo – até o contemporâneo. O primeiro evento é dedicado ao período Barroco, situado entre os séculos XVII e XVIII, com destaque para Händel (1685 – 1759), compositor nascido na Alemanha, que passou pela Itália antes de se naturalizar cidadão britânico.
Acompanhando os músicos convidados, Chiquinho Costa é pianista correpetidor com doutorado na área pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e anos de prática em acompanhar cantores líricos em apresentações, ensaios e concursos de canto. Ele fará os comentários entre as apresentações junto com Pepes do Valle, que divide com ele a coordenação artística do projeto “Ópera Através dos Tempos” e é um destacado baixo-barítono do cenário lírico nacional, e Antoine Kolokathis, idealizador e produtor da iniciativa. Fundador da Direção Cultura Produções e especializado em ações de formação de público, através de projetos como Teatro nas Escolas, Oficinas de Animação, Clássicos em Cena e Oficinas Culturais, Antoine também é tenor, e será um dos cantores do programa dedicado a Verdi e Puccini, no dia 5 de abril.
15 de março a 20 de abril – Segundas-feiras, às 20 horas
Transmissão online.
No YouTube: Canal Direção Cultura.
PROGRAMAÇÃO
15 de março – Programa Barroco.
22 de março – Programa Mozart.
29 de março – Programa Bel Canto.
5 de abril – Programa Verdi / Puccini.
12 de abril – Programa Ópera Francesa e Alemã.
19 de abril – Programa Ópera nos séculos XX e XXI.