Seu carrinho está vazio no momento!
Riobaldo – Adaptação para o teatro do clássico “Grande Sertão: Veredas” de Guimarães Rosa, que narra a travessia do personagem pelas veredas do sertão geográfico e existencial. Gilson de Barros, autor da adaptação e intérprete do espetáculo, aparou as arestas de um texto espinhoso que valoriza cada detalhe, traduzindo o essencial para que a plateia usufrua da prosa oral do autor sem qualquer dificuldade. Riobaldo é teatro na veia, um Guimarães pocket, algo de novo na dramaturgia nacional; sem adereços, sem cenografia e sem figurinos, mas com uma luz abrasiva pilotada pelo experiente Aurélio de Simoni. A direção é de Amir Haddad.
Em cena, Gilson de Barros administra o tempo e o espaço como se fosse um demiurgo regendo o sol do sertão, uma espécie de deus onisciente que acompanha com ternura passo a passo as andanças de suas criaturas lá embaixo, nas veredas de um mundo lancinante e despreparado para conceber uma lógica formal do cotidiano. Mergulhar no universo imenso de angústias e redenção de Guimarães Rosa é a melhor forma de estudarmos o nosso país e agregar símbolos e metáforas que nos ajudarão a compreender essa vastidão de mundos que existem a nosso redor.
Riobaldo fez uma curta temporada de sucesso no Teatro Sérgio Porto, suspensa por causa da pandemia, e passou por várias apresentações online ao longo de 2020.
Palavras do crítico Furio Lonza: ” Se vocês acham que seria humanamente impossível transformar toda essa cosmogonia num monólogo com um ator sentado num banco, uma boa notícia: o impossível aconteceu. Depois de seis anos de árduo trabalho entre o ator Gilson de Barros e o diretor Amir Haddad, nasceu Riobaldo, uma adaptação do clássico de Guimarães Rosa para o palco que narra a travessia do personagem pelas veredas do sertão geográfico e existencial.”
Mais uma temporada virtual
4, 11, 18 e 25 de maio – Terças-feiras, às 19 horas
Ingressos a partir de R$ 15,00 no sympla, link: https://www.sympla.com.br/eventos?s=riobaldo&tab=eventos