Seu carrinho está vazio no momento!
Picadeiro Móvel
PICADEIRO MÓVEL – Artistas de sete estados brasileiros e da Argentina se reúnem em “Picadiero Móvel”, na Praça do Pacificador em Duque de Caxias.
A quarta edição do Picadeiro Móvel – projeto do Sesc RJ, que tem como objetivo traçar um panorama da produção circense brasileira – será no município de Duque de Caxias, Baixada Fluminense. Com cocuradoria de Richard Riguetti, a programação reúne trabalhos de tradição e de investigações contemporâneas. .
Artistas do Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Rio Grande do Norte, Piauí, Brasília, Santa Catarina e Argentina apresentam números que representam toda a diversidade das artes circenses: acrobacia, malabarismo, equilibrismo, palhaçaria, ilusionismo e outras.
O picadeiro montado na Praça do Pacificador receberá “Clássicos de palhaços”, do Grupo Vagão (PI); “Ristorante Pastelão”, do coletivo Nozis (Teresópolis-RJ); “Cabaré Le Petit Potpourri”, do Parque no Circo (SP); “Trampos e Trapaças”, da Cia do Solo (RJ); “Brincadeiras de Circo”, do Circo Teatro Artitude (DF); “O homem Foca”, de Guga Morales (RJ); “Aqualoucos Gigantes e Cortejo Brincante”, do Gigantes da Lira (RJ); “Risos e Sabores”, do Circo Ver-a-lona (PA); “Quem Aposta Come Brocha”, da Cia Arte e Riso (RN); “O desembarco”, do Circo Pirata Show (SC); “Show de Mágica”, Richard Goulart (RJ); “Cabaré Mundo Circus”, do De Lucca Circus e Os Profiçççionais (SP); e Orquestra Circônica (RJ), a equilibrista argentina Espuma Bruma (María Celeste Zalloechevarria) no espetáculo “Rodando”, que mescla técnica de corda bamba e bola de sabão.
Entre os dias 5 e 8/11, a Inepta Cia. do Rio e Célia Amino, de São Paulo apresentam seus espetáculos em escolas dos municípios em sessões dirigidas aos alunos. A companhia carioca encena “Uma mala para dois palhaços”, espetáculo de variedades circenses protagonizado pelos Escafura e Tortobias e cujo enredo envolve uma divertida disputa por uma mala. Já o artista paulista, em “Wakatta”, encarna o personagem Amino-san, que não fala português e conduz um espetáculo de mágica onde a diferença de línguas é usada de maneira criativa para mostrar que a comunicação é algo muito mais amplo. Ele repete a apresentação dia 8/11, no Sesc Duque de Caxias, logo após a exibição de “Vesti la giubba”, curta-metragem livremente inspirado na ópera Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo, em que se fantasia sobre a vida do personagem Canio, anos após os trágicos eventos narrados naquela obra clássica.
Formada por artistas de Duque de Caxias, a Cia Artística Sol Sem Dó apresentará, dias 7 e 8/11, nas estações do ramal Saracuruna-Central, da SuperVia, o cortejo homônimo resultante do seu trabalho de pesquisa que mescla palhaçaria com as referências da periferia, num espetáculo cheio de cor, música e ação.
De 5 a 10 de novembro de 2019 – Duque de Caxias/RJ
Praça do Pacificador: s/n – Centro
Sesc Duque de Caxias: Rua General Argolo, 47 – Centro
Supervia – Ramal Saracuruna: Diversas estações
Escolas do município
Todas as atividades são gratuitas.