Aqui Estamos Com Milhares de Cães Vindos do Mar – Espetáculo com texto de Matéi Visniec e direção de Rodrigo Spina. Devido à pandemia, a peça presencial que estreou em 2015 teve que ganhar uma versão audiovisual e a companhia Os Barulhentos transformou o espetáculo em filme.
A montagem original ganhou o Prêmio APCA de Melhor Espetáculo e o Prêmio Aplauso Brasil de Melhor Direção, com tons de cinza, branco e preto cobrindo o palco, o cenário, os atores e os figurinos, trazendo uma completa ausência de cores que invade a vida dos personagens e do espectador.
O filme retrata o deserto contemporâneo existente nas relações humanas: seja em aspectos da vida privada, como um casal revendo seu relacionamento após uma relação sexual, seja em aspectos políticos, como uma mãe que deseja atravessar certa fronteira com seu filho e é impedida por não ter um documento válido.
Composta de quinze peças curtas divididas em três eixos (fronteiras, agorafobia e deserto), a coletânea é uma obra de caráter aberto (o próprio autor, em nota introdutória, afirma que não há ordem estabelecida para montagem). Para este trabalho, o diretor optou por misturar as peças, elas começam e são interrompidas por outras que depois saem de cena para que as primeiras de finalizem, um ir e vir de personagens solitários, que vivem abismos nas mais variadas formas de relações (estado X cidadão, marido X mulher, indivíduo X sociedade etc.).
Texto original: Matéi Visniec. Tradução: Luiza Jatobá . Adaptação: Os Barulhentos. Direção artística e Fotografia: Rodrigo Spina. Elenco: Cadu Cardoso, Clara Rocha, Domitila Gonzalez, Elias Pintanel, Gustavo Pompiani, Lia Maria, Lucas Horita, Lucas Fernandes, Murilo Zibetti e Samantha Rossetti, Foto: Rodrigo Spina.
17 a 27 de junho
No YouTube do Sesi SP, link: Canal Sesi São Paulo.