Solo negro – 4a. edição – Espetáculo formados por artistas negros de BH abordam diferentes temáticas da cultura afro no festival idealizado por Maurício Tizumba da Cia. Burlantis. Solo Negro – 4a. edição se propõe a criar um espaço de difusão do trabalho de artistas negros da cidade, com espetáculos que dialoguem com a cultura afro-brasileira contemporânea ou tradicional, e que tenham um formato solo.
Segundo Tizumba, embora não existam muitas pesquisas relativas ao tema, em Belo Horizonte seria leviano ignorar que as atrizes e os atores negros encontram um cenário marcado pela desigualdade de oportunidades. “Sejam nas rodas de conversas do FAN – Festival de Arte Negra, sejam nos debates de edições anteriores do Solo Negro, esse problema é frequentemente abordado. A marginalização desses corpos políticos, de suas narrativas e das estéticas afro-brasileiras acarreta em uma perpetuação da invisibilidade histórica que, por sua vez, reforça o racismo estrutural, em um perverso ciclo vicioso. Solo Negro, portanto, ao criar um espaço de valorização e de difusão do trabalho artistas negros, soma-se a projetos que vêm combater essa realidade”, explica.
PROGRAMAÇÃO
10 a 13 de junho . sempre às 20 HORAS
ao vivo do Teatro Espanca – online no canal da Cia. Burlantis,link: https://www.youtube.com/results?search_query=cia.+burlantis
𝟭𝟬 de junho – Quinta-feira
𝑂𝑑𝑢 𝑎𝑥𝑒́, com Ricardo Campos
11 de junho – Sexta-feira
𝐼𝑛 𝑆𝑎̃: 𝑜 𝑢𝑛𝑖𝑣𝑒𝑟𝑠𝑜 𝑑𝑜 𝑅𝑜𝑠𝑎́𝑟𝑖𝑜 𝑒𝑚 𝑛𝑜́𝑠, com Evandro Nunes
𝐴𝑝𝑎𝑟𝑒𝑐𝑖𝑑𝑎, com Renata Paz
12 de junho – Sábado
𝑂 𝑝𝑒𝑠𝑜 𝑛𝑎𝑠 𝑐𝑜𝑠𝑡𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝑚𝑖𝑛ℎ𝑎 𝑚𝑎̃𝑒, da Coletiva Preta de Teatro
𝐴 𝑠𝑖𝑙ℎ𝑢𝑒𝑡𝑎 𝑑𝑒 𝑀𝑎𝑟𝑖𝑎 𝐸𝑓𝑖𝑔𝑒̂𝑛𝑖𝑎, com Ana Elisa Gonçalves
𝐸𝑏𝑜́, com Anderson Ferreira
13 de junho – Domingos
𝐵𝑎𝑖𝑥𝑎 𝑉𝑖𝑠𝑎̃𝑜, com Raniele Barbosa
𝑂 𝑃𝑖𝑎𝑛𝑖𝑠𝑡𝑎, com Robert Gomez
𝐸𝑈, com Jeiza da Pele Preta