72 Dias — Uma Experiência de Autogestão.- 150 anos da Comuna de Paris – O projeto faz parte da programação de comemoração dos 150 anos do movimento social que marcou a luta por direitos pós Revolução Francesa e ainda ocupa o imaginário das pautas do campo progressista. Com a publicação de vídeos curtos sobre o tema, o evento é uma mostra artística que, diariamente, posta vídeos contando a história da Comuna de Paris, de 1871. O projeto também conta com um ciclo de palestras online com especialistas no assunto, que já aconteceu e contou com inscritos de 106 cidades brasileiras em 21 estados e de seis países diferentes: Alemanha, Argentina, Brasil, França, Irlanda e Portugal. As palestras estão disponíveis em vídeos no canal do projeto no Youtube.
Em 1871, em decorrência da grave crise ocasionada pela Guerra Franco-Prussiana e pela decadência político-representativa do poder vigente, os trabalhadores da mais luxuosa capital europeia ficaram mergulhados na miséria. Neste cenário, o governo parisiense mudou sua sede para Versalhes e deixou Paris para ser ocupada pelos prussianos. Os trabalhadores, que haviam comprado armas e canhões para a defesa da cidade luz, tomaram posse da capital e fundaram a Comuna de Paris.
Os 72 dias entre 18 de março e 28 de maio de 1871 ficaram conhecidos como a primeira experiência de uma sociedade organizada para além das premissas burguesas. Durante a Comuna foram tomadas medidas verdadeiramente revolucionárias, como a descentralização do poder, a separação entre o Estado e a Igreja, o estabelecimento de salários mais dignos e justos, a ampliação dos direitos das mulheres (igualdade de remuneração, livre escolha no casamento e autoridade para determinar a paternidade do filho), a ocupação de residências vazias, a transformação de oficinas abandonadas em cooperativas de trabalho, dentre outras medidas. As resoluções progressistas da Comuna de Paris saltam aos olhos ainda no século XXI, num momento em que as desigualdades são ainda mais evidentes do que nos tempos da Comuna.
O projeto lança mão de diversos elementos que podem nutrir a revisita à história da Comuna de Paris, a partir do seu aniversário de 150 anos. O assunto, um tanto ignorado nos dias de hoje, foi elo para agregar artistas de diversos lugares e tempos com diferentes níveis de conhecimento sobre o tema.
Com o ensejo da retomada cultural proposta pela Lei Aldir Blanc, o coletivo se engajou em transformar o seu objeto de estudos em um projeto artístico. Assim nasceu 72 Dias — Uma Experiência de Autogestão, uma mostra artística autogestionável onde são ressaltadas as diferentes visões e interesses de cada artista sobre o tema. O resultado é um trabalho polifônico e heterogêneo que, para além de contar a História, busca dialogar com os dias de hoje. Todas as atividades do projeto aconteceram de maneira online e gratuitas, uma vez que os vídeos produzidos durante a mostra estarão disponíveis para visualização no Instagram, no Facebook e no Youtube.
Idealização e Coordenação geral: Daniela Lemes e João Raphael Alves. Aconselhamento teórico: Alexandre Samis. Coordenação artística, pesquisa e roteiro: João Raphael Alves. Assistência artística: Anna Fernanda e Nady Oliveira. Edição e legendagem: Beto Waite, Márcio Vasconcelos e Pedro Sarmento. Pesquisa dramatúrgica: Anna Fernanda, Cibele Troyano e Pedro Sarmento. Produção: Daniela Lemes, João Raphael Alves e Marcelo Chaffim. Elenco: Ana Karenina Riehl, Anna Fernanda, Cibele Troyano, Daniela Lemes, Henrique Juliano, João Raphael Alves, Márcio Vasconcelos, Nady Oliveira, Pedro Sarmento e Peter Boos. Identidade visual: Bacuri. Curadoria: Alexandre Samis. Palestrantes: Alexandre Samis, Samantha Lodi, Samanta Colhado Mendes, Miguel Ángel Suárez Escobio, Wanderson Melo, Daniel Aarão e Fhoutine Marie. Mediadores das palestras: Ana Karenina Riehl, Cibele Troyano, Henrique Juliano e João Raphael Alves. Intérpretes de libras: Anderson Cantarino e Andressa Samanta da Silva
72 Dias – Uma Experiência de Autogestão – 150 anos da Comuna de Paris – Mostra artística com publicações diárias de 18 de março a 28 de maio de 2021.
Gratuito.
72.dias no Instagram, link: https://instagram/72.dias
projeto72dias no Facebook, link: https://facebook.com/projeto72dias
72Dias150anosdaComunadeParis no Youtube: https://www.youtube.com/c/72Dias150anosdaComunadeParis