Seu carrinho está vazio no momento!
Atlântida – Uma radionovela – Audionovela em dez capítulos que revisita as chanchadas produzidas pela Atlântida Cinematográfica. O conteúdo marca duas importantes efemérides: os oitenta anos do lançamento da primeira radionovela do Brasil (“Em busca da Felicidade”) e também da fundação da icônica companhia cinematográfica que celebrizou nomes como Grande Otelo, Oscarito, Zezé Macedo, Sônia Mamede, Zé Trindade, Eliana Macedo, Adelaide Chiozzo e Emilinha Borba.
Atlântida – Uma radionovela tem como personagens produtores, empresários, atores, roteiristas, diretores, coristas e técnicos que lembram figuras importantes que construíram a base do cinema nacional com seu esforço pioneiro e criatividade. A ideia da produção foi mesclar a antiga tradição do folhetim aos novos formatos de dramaturgia, através de uma comédia de costumes de caráter popular. O roteiro segue a mesma estrutura das comédias musicais da Atlântida Cinematográfica com seus personagens-tipo característicos, que se envolvem em histórias românticas, e também em grandes confusões e mal-entendidos até chegarem à solução do “feliz final”.
A trama começa com a jovem e sonhadora Marly, que chega à cidade do Rio de Janeiro no ano de 1951 vinda do interior para tentar a vida artística na cidade grande, como corista da companhia cinematográfica. A partir daí a ficção ganha outros personagens e contornos de romance, comédia, suspense e crônica policial – tudo ambientado nos estúdios da Atlântida Cinematográfica, que em setembro de 2021 completaria oito décadas se não tivesse encerrado suas atividades em 1962, após 66 filmes produzidos.
A produção sonora é uma adaptação do musical “Atlântida – O Reino da Chanchada”, que estreou no Rio de Janeiro em 2000, no Teatro Carlos Gomes.
Texto original e roteiro adaptado: Ana Velloso e Vera Novello. Direção: Ana Veloso e Marcelo Melo. Elenco: Alan Rocha, Ana Velloso, Carolina Lavigne, Édio Nunes, Flávia Santana, Hugo Kert, Marcelo Morato, Vera Novello.
Atlântida – Uma radionovela é a quarta audionovela que o Sesc RJ exibe pelo projeto Arte em Cena, no qual a instituição transmite conteúdos artísticos em suas plataformas digitais. As mais recentes – e ainda disponíveis para audição – são: “Um lugar chamado Lugar Nenhum”, de Agatha Duarte, e Fortuneto, de Vinicius Baião. Ano passado, já havia exibido “No lance”, de Wallace Lino. Trata-se de uma nova linguagem dramática que o Sesc RJ incorporou ao seu portifólio de serviços durante a pandemia da Covid-19. O modelo resgata características das radionovelas, que fizeram sucesso na Era de Ouro do rádio, a partir dos anos 1940, mas com algumas diferenças, que levam em consideração o público consumidor e a plataforma onde são disponibilizadas.
A partir de 20 de maio no Youtube do Sesc Rj, link: https://www.youtube.com/user/portalsescrio
“Atlântida – Uma radionovela”, de Ana Velloso e Vera Novello
“Fortuneto”, de Vinicius Baião
“Um lugar chamado Lugar Nenhum”, de Agatha Duarte