Diplomacia – Baseada em uma impressionante história real que se passa na França ocupada pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial, o espetáculo do dramaturgo francês Cyril Gély é atração do projeto #EmCasacomSesc do Sesc SP.
Toda a ação acontece num quarto de hotel, convertido em quartel-general dos alemães em 1940, onde se encontram o alemão General Choltitz, designado por Hitler para explodir a cidade de Paris na Segunda Guerra, e o embaixador sueco Raoul Nordling, que tenta convencê-lo a desistir da explosão. O encontro entre estes dois homens foi real, e nas circunstâncias narradas na peça.
O dramaturgo constrói um empolgante diálogo entre dois homens que mudaram o curso da História. O texto de Diplomacia dramatiza essa decisão num diálogo extraordinário entre o general alemão e o cidadão sueco nascido em Paris, onde viveu grande parte de sua vida, Raoul Nordling foi personagem central nas negociações ao longo da ocupação para minimizar mortes e danos.
A montagem tem influência no expressionismo alemão, num jogo de luz e sombras. Toda a trama se passa em uma madrugada, às vésperas da destruição da Cidade-Luz, Nordling tenta demover Choltitz, colocando em xeque as ideias de ambos sobre o que é Civilização, quais os valores que sobrevivem independente de nacionalidades e ideologias, e qual o lugar dos bens culturais na discussão sobre a Paz.
Texto: Cyril Gély. Tradução: Aimar Labaki. Direção: Ricardo Grasson. Assistente de direção: Heitor Garcia. Elenco: Eduardo Semerjian e Otávio Martins. Desenho de Luz: Cesar Pivetti e Marina Stoll. Vídeo Mapping: André Grynwask. Figurinos: Rosângela Ribeiro. Visagismo: Louise Helène. Desenho de Som: Ricardo Severo. Mobiliário e acessórios: D’ouro Antigo. Fotos: Helô Bortz. Produção: Nosso Cultural.
19 de maio – quarta-feira, às 19 hors
Transmissão pelo Instagram e Youtube do Sesc SP, links: https://www.instagram.com/sescaovivo e https://www.youtube.com/sescsp
Duração: 60 minutos. Classificação etária: 12 anos. Ingressos: Grátis.