fbpx
macaco

Macaco – relatório a uma academia

Macaco – relatório a uma academia – Adaptação de Beto Brown para o conto de Franz Kafka, “Relatório a uma academia” (1917),  que conta a história do macaco que vive há cinco anos em Hamburgo como um homem. Um caso transespécie. Os membros da Universidade local o convidam para dar uma palestra contando sua trajetória.

O macaco foi capturado na África, no começo do século passado, e levado para Hamburgo, a fim de ser exibido num zoológico. Durante sua viagem, dentro de uma pequena jaula num navio a vapor, percebe que, pela primeira vez em sua vida, não tem saída e morrerá se não encontrar uma. Observando os marujos do navio consegue desenhar e construir uma virada que o transformará totalmente. Com muito esforço, consegue uma façanha de que não se tem notícia de outro caso parecido: chega à formação média de um europeu intelectual.

Eduardo Andrade interpreta o macaco. Ele carrega uma vivência de mais de trinta anos como palhaço. Eduardo é ator, cenógrafo, artista plástico e palhaço profissional desde 1988. Membro da primeira formação da Intrépida Trupe e do grupo Irmãos Brothers, ficou conhecido como o palhaço Dudu. Além de formado em Desenho Industrial pela UERJ e mestre e doutor em design pela PUC do Rio de Janeiro, onde atualmente é pesquisador.

Texto: Franz Kafka. Adaptação e direção: Beto Brown. Atuação: Eduardo Andrade. Iluminação: Djalma Amaral. Cenário e Figurino: Teca Fichinski. Trilha Sonora: Marcos Kuzka. Direção e preparação corporal: Tatiana France. Visagismo/maquiagem: Rose Verçosa. Direção de produção e Produção executiva: Rosane Cartier – Lumen Produções. Direção de imagens e vídeo: Alonso Martinez. Câmeras: Ulysses Elmer da Costa Moraes e Maurício Cardoso. Fotografia: Alonso Martinez. Montagem: Sidney da Silva Corrêa e Jorge Raibott. Intérprete de Libras: Juliete Viana. Realização: Arte Cinco Produções

O espetáculo comemora os 25 anos de parceria entre o autor e diretor Beto Brown com o ator Eduardo Andrade.

12, 13, 14, 15 e 16 de maio – Quarta a sábado, às 20 horas; Domingo, às 19 horas

 

26 a 30 de maio – Quarta a domingo, às 17h e às 20 horas – Às 17h. sempre com tradução em libras

Sessões grátis no Youtube do ator, link: https://youtu.be/JNnKx-mzvlI

DEBATE GRATUITO Online – Dia 27 (quinta-feira às 20:50h) –  “A peça e o personagem”, com convidados após o espetáculo. Participantes: Beto Brown, o ator Eduardo Andrade, Evelin Dizitzer (psicóloga) e César Augusto (ator e diretor).

OFICINA GRATUITA Online – Dia 30 (domingo às 16h.) Monólogos a partir de textos literários, com o diretor Beto Brown. A inspiração para essa oficina foi a sua pratica na montagem do espetáculo.