Corações remotos – Shakespeare em tempos de Zoom: essa é a proposta de Corações Remotos, com direção de Antônio Ventura. São quatro cenas shakesperianas em formato de vídeo chamada.
E uma homenagem ao grande dramaturgo e poeta inglês, no aniversário de sua morte, que traz quatro casais icônicos da obra de Shakespeare em formato de curtas: Julieta e Romeu, Ofélia e Hamlet, Desdêmona e Otelo, Cleópatra e Antônio. O tema que norteia os quatro episódios é a questão da comunicação. É um tema muito importante em Shakespeare – a escolha do autor não é aleatória -, especialmente importante nas tragédias, porque os resultados são catastróficos. A gente tem estes quatro casais trágicos, que acabam se distanciando, às vezes fisicamente, às vezes emocionalmente.
No caso de Corações Remotos, os casais também estavam distanciados. A produção do conteúdo foi realizada à distância e foi assumida a estética da video chamada no produto final. É uma ferramenta que está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Por um lado, é também uma provocação do quanto essa impossibilidade da presença física pode afetar a nossa comunicação e, por outro lado, uma celebração de quando a comunicação pode acontecer mesmo sem a presença.
Programação
23/4 – Julieta e Romeu
30/4 – Ofélia e Hamlet
7/5 – Desdêmona e Otelo
15/5 – Cleópatra e Antônio
O vídeo entra no ar nas datas assinaladas e segue disponível por tempo indeterminado na plataforma, link: https://www.youtube.com/playlist?list=PLKVkDmYHpUMyjH3tfokJRYyELLNyKMQ9X