Pedro e o Choro – uma história musical – Misto de peça, filme, contação de historia e musical, o espetáculo é uma adaptação livre do livo homônimo, tecendo uma ponte entre linguagens – a música, o teatro e o cinema – em uma experimentação criativa para contar uma história, de forma inovadora. O musical brinca com recursos tecnológicos, como na inserção das participações especiais.
O projeto original era uma montagem de um show com contação de história mas, diante das circunstâncias da pandemia, foi necessária a mudança para o formato audiovisual. Para além do simples registro, a linguagem de cinema entrou em cena e o projeto acabou se tornando um filme musical. A jornada aconteceu na serra, em Macaé de Cima, distrito de Nova Friburgo, onde a pequena trupe se reuniu, com os devidos cuidados, em quarentena, para criar juntos e contar essa história da melhor forma possível nesse momento.
Para criar a fábula musical, Simone Cit (autora do livro) e Roberto Gnattali (diretor musical do CD) buscaram referências na obra “Pedro e o Lobo”, do compositor russo Sergei Prokofiev (1881-1953). Os autores do livro, inspiração do filme musical, também beberam numa fonte bem brasileira: a parceria entre Braguinha e Radamés Gnattali, que marcou época pela Coleção Disquinho.
Em Pedro e o Choro – uma história musical, cada personagem é representado por um tema musical e um instrumento: na época em que se passa a história, “os bichos falam e tocam instrumentos”. Cada tema foi pesquisado detalhadamente, numa escolha que perpassa os principais autores do gênero e traz choros com títulos bem curiosos, como Amigo Pedro, de Radamés Gnattali, Tico-tico no fubá, de Zequinha de Abreu, Aí Morcego, de Irineu de Almeida, O vôo da mosca, de Jacob do Bandolim, e Marreco quer Água, de Pixinguinha.
Idealização e coordenação geral: Maria Souto. Direção: Clara de Andrade e Gustavo Guenzburger. Roteiro adaptado: João Rodrigo Ostrower. Direção musical: Maria Souto e João Souto. Equipe de vídeo e coprodução: Banda Filmes. Som diretor e edição: Cláudio Tammela
Músicos em Cena: Aline Gonçalves – clarinete e clarone; Maaria Souto – flauta, flautim e saxofone, João Souto – violão, Thiago Kobe – pandeiro e percussão
Participações especiais: Inácio Souto de Carvalho Marin (menino)
Participações especiais virtuais: Luciana Rabello – cavaquinho, Marcos Silva – trompete, Re Neves – violino
8 de maio – Sábado, às 17 horas
No Youtube no canal da Casa do Choro, link: https://www.youtube.com/results?search_query=casa+do+choro