fbpx
parede de dentro

Parede de dentro

Parede de Dentro – Ação performática de vídeo, desenvolvida a partir da peça-instalação “Parede”, encenada em 2019 pelo coletivo teatral 28 Patas Furiosas.

No espetáculo criado a partir do universo de Qorpo-Santo, a Personagem “.Q” perde sua cabeça – no sentido literal e metafórico – em seu próprio apartamento. No entanto, as regras do Edifício Triunfo não permitem uma existência assim, e é na reunião de condomínio – realizada em um grupo no WhatsApp – que as moradoras e os moradores ali presentes decidem interditar “.Q”, iniciando assim, a construção de paredes para aprisioná-lo dentro de seu apartamento.

Em Parede de Dentro, feita já para o formato digital, o grupo desenvolveu a obra a partir da perspectiva da personagem “.Q”, que até então, só se comunicava com os condôminos por meio de mensagens de WhatsApp. Ele era uma voz em off permeando a peça “Parede”. Agora, a dramaturgia expõe o ponto de vista do morador emparedado, com uma nova proposição artística ajustada para a virtualidade.

Figura singular da dramaturgia e da literatura brasileira, José Joaquim de Campos Leão, o Qorpo-Santo, viveu um processo de interdição jurídica por parte de sua família, sob um controverso diagnóstico de “monomania” – uma mania por escrever. Impedido de continuar a realizar as suas atividades públicas até o final da vida, santificou o próprio corpo e passou a escrever e organizar incansavelmente sua obra – Ensiqlopèdia ou Seis Mezes de Huma Enfermidade – um compilado de todos os seus escritos – e impresso em sua própria tipografia- , na qual ele apresenta, inclusive, uma nova proposta de ortografia da língua portuguesa.

Parede de Dentro segue como dramaturgia complementar ao espetáculo ”Parede”, ambos criados a partir da vida e obra do Qorpo-Santo. Ao resgatar o universo do excêntrico autor, neste novo espetáculo, o grupo construiu uma dramaturgia autoral a partir da presença das atrizes e dos atores no espaço virtual em articulação com a materialidade cênica do espaço presencial, bem como imagens já gravadas nos registros de apresentações da peça “Parede” de 2019.

Texto, direção e instalação: Wagner Antônio. Texto do prólogo: Sofia Botelho. Textos do “Q”: Tadeu Renato. Elenco: Dimitri Luppi, Fe Menino, Isabel Wolfenson, Júlia Ávila, Lucimélia Romão, Murilo Thaveira, Pedro Stempniewski, Sofia Botelho, Valéria Rocha e Wagner Antônio.

Transmissão online.

21 a 30 de abril – Quartas, quintas e sextas, às 20 horas.

Ingressos: Grátis. Classificação: 18 anos.

Link para reserva de ingressos: 28patasfuriosas@gmail.com