Seu carrinho está vazio no momento!
Gonzaguinha: o eterno aprendiz – 30 anos de saudade – Causos e canções do poeta que “desceu o São Carlos, pegou o sonho e partiu”, contados e cantadas pelo ator e cantor Rogério Silvestre, no dia 29 de abril, quando completam 30 anos do acidente que matou o poeta do Estácio. A apresentação é no Teatro Rival Refit (RJ) e transmitida online gratuitamente.
O show é inédito e Rogério se apresenta ao lado de integrantes da banda e cantores do musical Gonzaguinha, o eterno aprendiz, trazendo novas histórias e canções. O ator e cantor dá vida ao personagem central, mostrando um pouco da história de um dos mais conhecidos compositores e intérpretes brasileiros, passeando por momentos marcantes da vida dele, desde a infância no Morro de São Caarlos (RJ), os primeiros passoas na carreira artística, os embates com a ditadura militar e a relação conflituosa com o pai, Luiz Gonzaga, o Gonzagão.
Clássicos como “Explode Coração”, “Recado”, “Começaria Tudo Outra Vez”, “Moleque”, “Sangrando”, “O Que é o Que é?”, “Ponto de Interrogação”, “Eu Apenas Queria Que Você Soubesse”, “Com a Perna no Mundo”, “Grito de Alerta”, “De Volta ao Começo”, “Palavras”, “É”, “Diga Lá, Coração”, “Espere por Mim, Morena”, “Vamos a Luta” entre muitas outras estarão no roteiro desse tributo a esse grande compositor.
Roteiro e apresentação; Rogério Silvestre. Músicos: Rafael Toledo (violão e voz), Cacá Franklin (percussão), Dudu Dias (baixo), Paulo Bonfim (baterista) e a cantora Imyra Chalar. Diretor Musical: Rafael Toledo. Produção: João Luiz Azevedo. Realização: Boca Fechada Produções Artísticas e Rogério Silvestre Produções.
29 de abril – Quinta-feira, às 19 horas
Transmissão ao Vivo pelo Youtube do Teatro Rival Refit, link: https://www.youtube.com/channel/UCJhwBwkonCUAsd4MYNrbwQ
O show é gratuito e aceita-se colaborações solidárias. A cada R$ 50,00 doados, ganha-se um CD autografado pelo ROGÉRIO SILVESTRE (envie o comprovante da doação do valor no sympla, link:
https://www.sympla.com.br/gonzaguinha-30-anos-de-saudades—teatro-rival-refit-abrindo-portas-apresenta__1175206 para o zap do produtor 21-99731-0933 + o endereço para a entrega do CD
Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior nasceu no Rio de Janeiro em 1945 e morreu aos 45 anos, em um acidente de carro. Filho do Rei do Baião e da cantora e dançarina Odaléia Guedes dos Santos, ficou órfão de mãe aos dois anos e foi criado pelos padrinhos Henrique Xavier e Dina. Aprendeu música na infância com vizinhos. Recebia uma pequena pensão e visitas esporádicas do pai. Com 16 anos, resolveu morar com o pai, mas não foi aceito pela sua esposa atual. Completou os estudos num colégio interno e ingressou em Economia na Universidade Cândido Mendes. Começou a compor ao lado de Ivan Lins, César Costa Filho, Aldir Blanc e Dominguinhos. Fundaram o Movimento Artístico Universitário (MAU). Em 1968, foi finalista no Festival Universitário com “Pobreza por Pobreza”. Em 1969, venceu o Festival com “Trem”. Em 1973, apresentou-se no Programa Flávio Cavalcanti cantando “Comportamento Geral” e foi acusado de terrorista pelos jurados e recebeu uma advertência da censura. A música foi para as paradas e seu compacto logo se esgotou. A música foi proibida em todo o país. Gonzaguinha foi levado ao DOPS para depor. Gravou os álbuns Gonzaguinha (1974), Plano de Vôo (1975) e Começaria tudo outra vez (1976). Em 1979, “Explode coração” estourou no mercado na voz de Maria Bethânia. Em 1981, iniciou turnê pelo país ao lado de Gonzagão, com o show Vida de Viajante. Gravou, ao todo, 19 álbuns e foi responsável por grandes sucessos, inclusive alguns decisivos para as carreiras de canoras como Maria Bethânia, Simone (Sangrando, Começaria tudo outra vez) e Joana (Quarto de Hotel). Foi gravado pelos grandes nomes da MPB, como Fagner, Ângela Maria, Cauby Peixoto, Elza Soares, Ney Matogrosso, As Frenéticas, Alcione, Emílio Santiago, Nana Caymmi, Gal Costa e Elis Regina. Faleceu em Renascença, Paraná, em 1991.
GONZAGUINHA: O ETERNO APRENDIZ 30 ANOS DE SAUDADES