Seu carrinho está vazio no momento!
Terra em Trânsito – Versão atualizada da aclamada peça de Gerald Thomas de 2006, agora para o audiovisual, com dramaturgia reformulada para o contexto mundial da atualidade. A situação chave de Terra em Trânsito se mantém a mesma de quinze anos atrás: uma atriz enclausurada no camarim com seus delírios, momentos antes de entrar em cena para cantar Liebestod, sua ária em Tristão a Isolda, conversando o tempo todo com um cisne judeu. Mas, para a experiência com a nova linguagem teatro-cinema, o autor e diretor Gerald Thomas reformulou a dramaturgia para o novo contexto político, econômico e cultural, realidades diferentes da montagem original.
A proposta de Gerald Thomas para esta versão é transpor o olhar da câmera para o olhar do espelho que encara a protagonista. Neste sentido, é uma filmagem estática, inanimada, porém de forma alguma desprovida de sentido.
Lúdico, verborrágico, alucinado, o texto remete a grandes estrelas atormentadas, como Judy Garland ou Bette Davis. Nervosa, a diva se ajeita no espelho, fala pelos cotovelos, arruma o cabelo, o figurino, aquece a voz, dança e divaga sobre o mundo e a vida. Primeiro sinal! Continua sua maratona desenfreada de preparação. Segundo sinal! Já pronta, tenta abrir a porta. Está trancada. Berra. Esmurra a porta. Chama pelos contra regras. Terceiro sinal! Ouve aplausos. Alguém entrou em cena e começa a cantar Liebestod, sua ária em Tristão a Isolda. Como um fantasma, esquecida dentro do camarim, a ópera continua no palco, sem ela. Algo terrível ainda está por ser descoberto.
O espetáculo foi concebido por Gerald Thomas, em 2006, especialmente para a atriz Fabiana Gugli. A peça estreou no Sesc Vila Mariana e cumpriu temporadas no Rio de Janeiro e em São Paulo, viajou por dois anos pelo Brasil, com ótima recepção do público e da crítica. Fabiana foi indicada ao Prêmio Shell Melhor de Atriz. Fez temporada, com versão em inglês, no La MaMa Theater, em Nova York, representou o Brasil no Festival de Teatro de Córdoba, na Argentina, com versão em espanhol. Em julho de 2020, foi adaptado para uma live, em única apresentação, dentro do projeto #EmCasaComSesc.
Direção e Dramaturgia: Gerald Thomas. Atriz: Fabiana Gugli. Ator Convidado – voz do cisne: Marcos Azevedo. Manipulação do cisne e Dublê de corpo: Isabela Carvalho. Sound Design, Operação de Som e Trilha Original: Edson Secco. Cenografia: Isabela Carvalho. Figurino: Fabiana Gugli. Direção de Filmagem e Edição: Leon Barbero. Direção de Fotografia: Luiz Maximiano. Foto: Victor Hugo Cecatto. Produção Executiva: Fabiana Gugli. Direção de Produção: Isabela Carvalho. Realização: Com Creta Produções.
10, 11, 17, 18, 24 e 25 de abril, sábados e domingos, às 20 horas
A partir de 1º de maio, a peça ficará disponível por 24h por dia, todos os dias, até 31 de maio.
Transmissão gratuita pelo canal do projeto no YouTube, link: bit.ly/terraemtransito
Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 40 minutos (aproximadamente)