Seu carrinho está vazio no momento!
Onde está a leveza? – Livremente inspirado no livro “A insustentável leveza do ser”, de Milan Kundera, o espetáculo online é o primeiro projeto que traz em sua linha de frente somente mulheres da companhia Teatro Geográfico – a diretora Tatiana Vinhais, as atrizes Carol Kern, Carol Andrade e Gabs Ambrozia, a figurinista Isadora Fantin e a produtora Luísa Barros.
Tendo como questão provocadora o fazer teatral nestes tempos pandêmicos, a questão do peso e da leveza que o livro propõe, a escolha de contar a história de uma só personagem, Onde está a leveza? questiona o ponto de vista do autor, sobretudo a relação do casal tema do livro e todas as complexidades colocadas desta vivência, interrogam os papéis de gênero que Kundera atribui às personagens – tanto ao homem, quanto à mulher, para recontar essa história.
Onde está a leveza? traça um arco poético de reflexões sobre o papel da mulher na sociedade de 2020 a partir do livro “A insustentável leveza do ser”, de Milan Kundera, escrito na década de 80 e ambientado em Praga no final da década de 60 após a invasão da União Soviética, em 1968. Teresa é uma mulher comum que ao conhecer Tomas – o possível amor da sua vida – experimenta as mais mórbidas sensações sendo atormentada por sonhos, que revelam não só as traições de seu marido, como a sua inconciliável dualidade entre o corpo e a alma. Em busca da leveza, a protagonista vive o tempo da Primavera de Praga, enfrentando momentos de beleza e terror. Seu passado com a mãe é revelado alimentando assim o caminho de seus traumas. Encenada unicamente por mulheres, a figura de Teresa traz à cena perspectivas contemporâneas dos fatos questionando suas escolhas da história original.
Dramaturgia: Tatiana Vinhais, Carol Andrade, Carol Kern e Gabs Ambròzia, inspiradas em “A Insustentável leveza do ser” de Milan Kundera. Direção: Tatiana Vinhais. Elenco: Carol Andrade, Carol Kern e Gabs Ambròzia. Figurinos: Isadora Fantin. Locuções: Carol Andrade e Emílio Farias. Direção de produção: Luísa Barros. Realização: Teatro Geográfico
8 a 24 de março – Segundas, terças e quartas-feiras, às 20 horas
Apresentações gratuitas em http://youtube.com/teatrogeografico
Duração: 50 minutos. Classificação indicativa: 16 anos