Seu carrinho está vazio no momento!
Mãe de ninguém – Utilizando como ponto de partida o livro de Orna Donath, “Mães arrependidas” juntamente com a pesquisa teórica das Yonis Magníficas, a peça apresenta uma outra ótica sobre a maternidade, questionando e evidenciando a manipulação do sistema patriarcal, que tenta impor regras ao corpo da mulher.
“Não estou interessada apenas em reconhecer a existência do arrependimento de ser mãe em si. Esse tipo de enfoque poupa a sociedade de sua parcela de responsabilidade: quando personalizamos o arrependimento como a incapacidade de se adaptar à maternidade, como se essa determinada mãe tivesse que se esforçar mais, estamos esquecendo como diversas sociedades ocidentais tratam as mulheres, ou, talvez mais precisamente, como ignoram as mulheres…” – trecho do livro Mães Arrependidas, Orna Donath
Em uma cultura que impõe desde sempre uma narrativa única sobre a maternidade, o espetáculo online busca abrir um espaço de comunicação para mulheres que não se enquadram nos padrões impostos pela sociedade, questionando a afirmação de que a maternidade seja um desejo ‘natural’ de todas. A visão de que toda mulher deseja ser mãe é um interesse patriarcal e capitalista de controlar seus corpos, impondo-lhes regras. Ao quebrar esse paradigma com depoimentos reais, Mãe de ninguém amplia o olhar acerca do tema, de maneira a legitimar um sentimento que precisa de espaço para poder existir.
Texto: Pâmela Côto (livremente inspirado no livro “Mães arrependidas”, de Orna Donath). Direção Artística: Joana Lerner, Pâmela Côto e Rafaela AmoDeo. Orientação de Direção: Diana Herzog. Atriz: Joana Lerner. Produção e Direção de Audiovisual e Trilha Sonora: Isadora Medella. Figurino: Juli Videla. Direção de Produção: Ana Velloso, Vera Novello e Joana Lerner. Idealização: Joana Lerner. Realização: Yonis Magníficas.
20 a 29 de março (exceto 24 e 25)
Ingressos R$ 5,00 e R$ 10,00 no sympla, link: https://sympla.com.br/yonismagnificas
Horários:
20, 21, 27 e 28 de março – sábados e domingos, às 11 horas
22, 23, 26 e 29 de março – segunda, terça e sexta, às 20 horas
Todas as apresentações serão seguidas de bate-papo com a plateia.