fbpx

Três Marias – Espetáculo musical infantojuvenil da Cia. Teatral Crias da Casa em apresentação online.

Numa praça em algum lugar indeterminado, Antonio Maria, Zé Maria e Maria Aparecida se conhecem. Descobrem afinidades e decidem, juntos, correr o mundo como uma trupe mambembe, contando e vivendo histórias. Agora eles são Três Marias – três destinos, três amigos, três vidas atreladas por um chamado: contar e viver histórias pelo mundo. Assim, desdobrando-se em vários personagens e tipos, os menestréis contam ao público a história de um grande amor entre um anjo da guarda, Gabriel, e sua tutelada, a jovem e doce Janaina. Um amor inicialmente impossível, mas que acaba por se realizar, já que “Deus escreve certo, por linhas que não deciframos com olhos tortuosos”. O anjo Gabriel trava uma verdadeira batalha contra o tempo e contra o mal para viver seu amor pela moça, assim contam os Três Marias com seus instrumentos musicais, sua dança, e seus objetos retirados de dentro de toda bagagem que carregam.

A concepção da cena e a proposta estética partiram da ideia de uma trupe mambembe que vive de contar histórias pelo mundo. No cenário de Gabriel Naegele não há coxias para as trocas de adereços e de personagens, tudo acontece diante do público – a preparação para a entrada e a saída dos personagens e dos objetos na cena, a troca, a comunicação entre os atores. Há em cena malas e caixas de diversos tamanhos, utilizadas pelos ‘menestréis’, e um baú gigante de madeira que se abre apresentando um pequeno palco, de onde saem os atores David Lucas e Aline Peixoto, seus instrumentos musicais e outros adereços. O figurino de Leo Thurler é multicolorido, é criado a partir de retalhos, pequenas peças de brinquedos, variadas sucatas customizadas, centenas de botões e elementos de diversas origens com seus usos modificados, numa profusão de texturas e cores.

A peça é resultado de uma pesquisa iniciada pela companhia em 2008. Utilizando-se das linguagens da farsa e do musical, arquétipos como o Bem, o Mal e a Grande Mãe são evocados para resgatar sentimentos de amor, respeito por si mesmo, pelo próximo e pela vida, além de abordar de uma forma lúdica e poética a questão da morte – assunto proibido, do qual ainda pouco se fala às crianças. Apresentada pela primeira vez em 2012, a peça teve grande receptividade do público e da crítica, tendo sido recordista de indicações no Prêmio Zilka Sallaberry no mesmo ano, concorrendo em nove categorias das dez existentes, recebendo os prêmios de Melhor Espetáculo e Melhor Figurino. Desde então Três Marias ganhou diversos prêmios e se apresentou em mais de 35 cidades do Brasil.

Texto: Gabriel Naegele. Direção musical e música-tema: Aline e Denise Peixoto. Cenário: Gabriel Naegele. Figurinos e caracterização: Leo Thurler. Adereços: Leo Thurler e Gabriel Naegele. Preparação corporal: Maria Vidal. Praparação vocal: Jorge Maya. Iluminação: Ricardo Lyra. Direção de palco: Roberta Thurler.

Três Marias fez uma pequena temporada online e presencial no Teatro Petragold em fevereiro de 2021.

 

28 de março – domingo, às 17 horas

Transmissão gratuita pelo canal do Youtube da cia., link: https://www.youtube.com/results?search_query=cia.+crias+da+casa

e peça página do Facebook da Prefeitura Municipal de Cantagalo, link: https://www.facebook.com/prefeituramunicipaldecantagalo

Duração: 50 minutos. Classificação indicativa: Livre (indicada para a partir de cinco anos)